Investir no exterior: saiba como começar!

Produtos
investir no exterior
Produtos

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/07/2018

Quando o tema é investimento financeiro, seja ele no Brasil ou no exterior, existem muitas dúvidas que aparecem ao longo do processo. A verdade é que investir no exterior não faz parte da realidade da grande maioria de brasileiros, mas o interesse por esse assunto tem crescido cada vez mais.

Confira aqui no Blog da Confidence Câmbio algumas dicas para você começar a aplicar seu dinheiro com inteligência no exterior.

Primeiro passo: Abra uma conta fora do Brasil

Para quem quer começar a investir no exterior, é indispensável abrir uma conta bancária em outro país.

Apesar de o processo ser um pouco burocrático, existem uma série de bancos internacionais que atuam no Brasil e disponibilizam a abertura de contas no exterior. É muito importante verificar com antecedência a solidez da instituição bancária escolhida, para ter mais tranquilidade e segurança.

Outra possibilidade é verificar se o banco onde você já tem conta aqui no Brasil atua no exterior. Assim, você pode entrar em contato com seu gerente de contas e explicar suas necessidades, pedindo mais orientações.

 Segundo passo: Realize uma transferência internacional

 Depois de abrir sua conta em outro país, você vai precisar transferir recursos do Brasil na moeda estrangeira local. A transferência, no entanto, não é feita do mesmo jeito que é feita entre as contas bancárias brasileira, por isso você vai precisar contar com uma corretora de câmbio de sua confiança.

Qual o papel da Confidence Câmbio nesse caso?  É fazer a ponte entre você e sua conta no exterior, de forma mais segura, com mais opções de canais e com taxas mais vantajosas do que as oferecidas pelos bancos. É só você transferir o montante desejado para a corretora.

A conversão do valor para a moeda do país escolhido, assim como todo o procedimento de transferência, é feita pela Confidence Câmbio. Por exemplo, para uma conta nos Estados Unidos, você pode fazer uma transferência internacional em reais de uma conta no Brasil a sua conta no exterior, em dólares americanos.

 Se precisar, e já tiver em mãos os códigos bancários da sua conta internacional, como por exemplo o SWIFT e IBAN, você pode realizar sua transferência internacional na Confidence Câmbio através da nossa Loja Online ou Aplicativo. Em média, em 48 horas seu dinheiro já estará disponível em outro país, para que você possa fazer os investimentos de acordo com seu perfil, sejam eles financeiros ou por exemplo, para a compra de um imóvel no exterior.

Terceiro passo: Declarações obrigatórias de rendimento

 Assim como os rendimentos e bens que estão no Brasil, todo o patrimônio alocado no exterior deve ser declarado. Não se esqueça de fazer tudo certinho e seguir as regras informadas pelo Banco Central.

Os investidores com valor equivalente ou superior a U$ 100.000,00 (cem mil dólares americanos) devem fazer uma Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior no último dia de cada ano. Entre os investimentos que precisam constar na declaração estão: participação no capital de empresas, títulos de renda fixa, ações, depósitos e imóveis, entre outros ativos.

Para investidores com valores superiores ou equivalentes a U$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares americanos), é preciso fazer no último dia de cada trimestre a Declaração Trimestral de Capitais Brasileiros no Exterior.

No Travelex Bank, você conta com a ajuda de especialistas para realizar as Declarações de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), tanto a Anual quanto a Trimestral.

Veja as diferentes maneiras de investir no exterior

São inúmeras as possibilidades de investimentos fora do país. Abaixo mostraremos algumas delas:

Corretoras de Investimento

Abrir uma conta em uma corretora é uma das formas mais comuns de se fazer investimentos no exterior. Entretanto, é uma das formas mais burocráticas já que o investidor brasileiro deve fazer declarar esses valores ao Banco Central para pagamento dos impostos devidos.

Alguns países, como os Estados Unidos, possuem um acordo tributário com o Brasil. O imposto de renda pago fora do Brasil, neste caso, pode ser ressarcido na Declaração de Ajuste Anual, evitando assim que você pague impostos duplicados.

A nossa recomendação é que você busque um especialista credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pois eles possuem muita experiência e tem conhecimento sobre o mercado financeiro internacional para te ajudar.

Imóveis

Outra opção de investimentos no exterior é a compra de imóveis. Para isso é preciso estar por dentro das exigências legais do país onde você pretende fazer o investimento.

Para isso, você pode contar com a ajuda de profissionais qualificados do ramo, como por exemplo, empresas brasileiras especializadas na compra de imóveis no exterior. Outra opção, é contar com a ajuda de advogados no exterior que possam auxiliar, após a escolha do imóvel, na verificação jurídica do vendedor.

Você pode tanto pagar o imóvel como os serviços prestados no exterior por meio das Remessas e Pagamentos Internacionais. A primeira operação é classificada como Disponibilidade no Exterior, por caracterizar envio para uma conta em seu nome, com IOF (Imposto sob Operações Financeira) de 1,1%. A segunda operação é classificada pelo Banco Central como um Pagamento de Serviços no Exterior, com IOF no valor de 0,38%. Ambas as transferências internacionais são isentas de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Um imóvel comprado no exterior deverá ser declarado em seu Imposto de Renda na Declaração de Ajuste Anual, na seção de Bens e Direitos. Além da declaração do tipo CBE, mencionada acima.

Precisando fazer outro tipo de transferência internacional, como pagar um curso no exterior ou enviar dinheiro para um familiar que está fora do Brasil? Confira outras 5 operações que você pode fazer via Remessas e Pagamentos no Exterior.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil