10 curiosidades sobre a Áustria

Viagem
10 curiosidades sobre a Áustria
Viagem

6 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 16/04/2021

Como se não bastassem o passado imperial e as paisagens cinematográficas (alô, A Noviça Rebelde!), a Áustria ostenta um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo – o país figura na 11ª posição mundial nesse quesito, de acordo com o ranking de 2020 da empresa de mídia e pesquisa US News & World Report. A arquitetura imponente, a efervescência cultural e o nível de organização das cidades costumam se refletir em uma experiência aprovadíssima pelos viajantes.

Informações gerais da Áustria:

Capital: Viena
Atual presidente: Alexander van der Bellen (desde janeiro de 2017)
População: 8,8 milhões de habitantes (de acordo com informações da Eurostat de 2019)
Idioma oficial: alemão
Moeda oficial: euro

A seguir, separamos 10 curiosidades para que você conheça um pouco mais sobre a Áustria. Veja só!

1. País de dimensões estaduais

Assim como outros vizinhos europeus, a área da Áustria pode ser comparada a um estado brasileiro – e não é raro sair perdendo. Com quase 84 mil quilômetros quadrados, o país cabe dentro de Pernambuco, com folga, já que o estado tem pouco mais de 98 mil quilômetros quadrados.

2. Moedas personalizadas

A Áustria integra a Zona do Euro desde 1999 (antes, a moeda era o xelim austríaco). Como ocorre em outros países do bloco, as moedas têm uma face padronizada e outra nacional, com homenagens a elementos e personalidades locais – vale lembrar que elas são aceitas em qualquer Estado-membro; já as notas são iguais em todo o bloco. No caso da Áustria, a moeda de 1 euro estampa um retrato do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, enquanto a de 2 euros traz a pacifista radical Bertha von Suttner. Alguns dos edifícios mais famosos da capital, Viena, adornam as moedas de 10 cêntimos (Catedral de S. Estevão), de 20 cêntimos (Palácio de Belvedere) e de 50 cêntimos (Edifício da Secessão). As moedas de 1, 2 e 5 cêntimos retratam flores da vegetação local: respectivamente, uma genciana, um edelweiss e uma prímula alpina.

3. Um café para chamar de seu

Verdadeiras instituições vienenses, as cafeterias estão entre os programas clássicos para locais e turistas. O que nem todo mundo sabe é que existe até uma receita típica à base de café servida nesses endereços, o wiener melange. Trata-se de uma mistura de café expresso não muito forte, leite e espuma de leite e que se assemelha ao cappuccino – os primeiros registros sobre ela datam do século 19.

4. Docinho para acompanhar

Apfelstrudel.
Fonte: Pinterest

Com origem que remonta o Império Austro-Húngaro, o apfelstrudel é até hoje o exemplar mais famoso da confeitaria do país. A torta de massa folhada com maçã, passas, amêndoas e canela costuma acompanhar uma porção de chantilly ou, na roupagem mais moderna, uma bola de sorvete de creme ou de baunilha. Também criada na primeira metade do século 19, a Sachertorte, um tipo de bolo de chocolate com geleia de damasco, também figura entre as ilustres sobremesas locais.

5. Em Viena, como os vienenses

Conhecida como a capital mundial da ópera, Viena é o lugar para assistir a uma apresentação do gênero, nem que seja uma vez na vida. A Staatsoper (Ópera de Viena) costuma sediar espetáculos tradicionais, mas também há casas com programação mais alternativa, como o Theater an der Wien. Em qualquer caso, é recomendável comprar com antecedência (dá para fazer isso online) e lembre-se de optar por um dresscode formal (pretinho básico e sapato para as mulheres, paletó para os homens). Os ingressos costumam variar entre 15 e 200 euros – lembrando que o mais barato é para ficar em pé, em apresentações que podem durar até três horas. Essa pode ser uma experiência única e totalmente típica austríaca!

6. Além da capital

Muitos viajantes costumam incluir Viena nos roteiros pelo Leste Europeu, ao lado das também belíssimas Praga, na República Tcheca, e Budapeste, na Hungria. Mas vale considerar destinos fora da capital, como a encantadora Salzburgo, cidade natal de Mozart e cenário do clássico A Noviça Rebelde (1965), Graz, segunda maior cidade do país e cujo centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco, e o vilarejo idílico de Hallstatt. Isso sem falar nos picos de esqui dos Alpes, claro.

7. Terra do esqui

Os Alpes Austríacos estão entre os destinos mais famosos da Europa para a prática do esporte. No inverno, Innsbruck fica coberta de neve, mas o entorno ferve com as várias estações de esqui da região. A cidade já foi sede de duas Olimpíadas de Inverno, em 1964 e 1976. Também na região do Tirol, os resorts de Arlberg, Ötztal, Ischgl e Sölden estão no roteiro dos fãs do esporte.

8. Austríacos famosos

Berço da música clássica, a Áustria é a terra natal de compositores ilustres como Mozart (1756-1791), Strauss (1825-1899) e Schubert (1797-1828). O médico e pai da psicanálise Sigmund Freud (1856-1939) nasceu na Morávia (no antigo Império Austríaco, atual República Tcheca) e passou quase a vida toda em Viena. Entre os contemporâneos, vale citar os atores Arnold Schwarzenegger e Christoph Waltz, ganhador de dois Oscar.

9. A história de Sissi

Isabel da Baviera
Fonte: Wikipedia

Uma das personagens mais intrigantes da história austríaca, Isabel da Baviera, ou Imperatriz Sissi (1837-1898), casou-se com o nobre Franz Joseph, seu primo, com apenas 15 anos. Ela era conhecida por não gostar das formalidades e repressões da corte e, depois de perder dois de seus três filhos, foi viver na Ilha da Madeira, em Portugal, e viajar pela Europa. Em 1860, fez um acordo com o marido (com quem já não vivia mais) e foi entronizada Rainha da Hungria, país que mantinha uma relação de dupla monarquia com a Áustria. Em 1898, quando planejava um tranquilo passeio de barco em Genebra, sofreu um atentado à faca de um militante anarquista e morreu minutos depois. Sissi também era conhecida pela obsessão com a beleza – seus rituais incluíam equipamentos de ginástica, três horas diárias de cuidados com os cabelos e dormir com um pedaço de carne crua e morangos no rosto.

O Beijo
Fonte: O Globo

10. O beijo mais famoso do mundo

O lindo palácio de Schloss Belvedere, em Viena, abriga uma importante coleção de arte e está entre as atrações icônicas da capital. Uma das obras-primas expostas lá é O beijo, de 1908, de Gustav Klimt (1862-1918), outro austríaco ilustre. Cá entre nós, os jardins impecáveis, cujo lago reflete a imagem do prédio, já valeria a visita a essa joia da arquitetura barroca.

No site oficial da Áustria, você ainda encontra informações atualizadas sobre a situação do coronavírus no país.

Fontes: Aventuras na História, Banco Central Europeu, IBGE, Qual Viagem, Viagem & Turismo

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil