9 de maio: Dia da Europa celebra a paz no continente; saiba mais

Curiosidades
Dia da Europa - desktop
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 9/05/2022

O Dia da Europa é comemorado anualmente para festejar a unidade e a manutenção da paz no continente. A data celebra o aniversário da histórica Declaração Schuman, que expôs a visão de uma nova forma de cooperação política – e deu início ao que chamamos de União Europeia.

O Dia da Europa comemora a assinatura da ‘Declaração Schuman’, em 9 de maio de 1950. Um plano ambicioso para garantir a paz de longo prazo na Europa do pós-guerra, que é considerada o início do bloco econômico como o conhecemos hoje. “É uma oportunidade para evidenciar a solidariedade e a diversidade dos povos no continente”, ressalta o site oficial da data. Além de debater as questões que irão moldar o futuro, a importância de trabalhar pela paz na Europa fica ainda mais evidente tendo em vista a guerra em curso na Ucrânia.

O que foi exatamente a Declaração Schuman?

Em um discurso histórico em Paris em 1950, Robert Schuman, então ministro das Relações Exteriores da França, expôs sua ideia de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria a guerra entre as nações do continente impensável.

 Schuman propôs que os membros fundadores da comunidade – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – reunissem seus recursos de carvão e aço e criassem um mercado comum ao suspender as taxas de importação e exportação. A ideia era em parte econômica, já que a proposta veio apenas cinco anos após a Segunda Guerra Mundial, que deixou o continente devastado.

Porém, também tinha caráter político. A intenção era de que, ao fundir os interesses econômicos da França e da Alemanha, o risco de um conflito no futuro seria reduzido.

O que aconteceu depois?

O tratado que rege a comunidade foi assinado em Paris em 1951 e entrou em vigor no ano seguinte. Os seis membros originais aprofundaram sua integração econômica com o estabelecimento da Comunidade Econômica Europeia e a assinatura do Tratado de Roma, em 1958.

O Ato Único Europeu de 1985 estabeleceu o objetivo de criar um mercado comum, enquanto o Tratado de Maastricht em 1992 pautou o nascimento da União Europeia, à época com 12 países, e abriu caminho para a junção econômica e monetária. Desde então, a UE angariou novos participantes, chegando a 28 países em 2013 – mas encolheu para 27, com a saída do Reino Unido (o chamado Brexit).

O Dia da Europa em 2022

No evento deste ano, serão promovidas atividades online e presenciais voltadas para os cidadãos em todos os estados-membros da UE e nas sedes das instituições em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. O Parlamento Europeu, por exemplo, abre as portas a visitas excepcionais, debates, apresentações interativas e jogos.

Se você quer saber mais sobre a União Europeia, nós separamos algumas informações sobre o euro, a moeda oficial desses países. Leia aqui!

Dica de amigo: acompanhe o nosso blog para ficar sempre informado sobre as novidades, curiosidades e dicas para suas viagens internacionais ou relações com outros países!

Fontes: União Europeia e Euro News.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil