Alerta Covid-19: informações sobre o novo coronavírus

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 19/03/2020

Aqui, na Travelex Confidence, acreditamos que a informação é o melhor caminho para a prevenção. Dessa forma, compilamos e esclarecemos alguns termos importantes para que você possa entender melhor o coronavírus.

Qual a diferença entre surto, epidemia e pandemia?

O Covid-19 surgiu na mídia no fim de dezembro de 2019, quando deu início a um surto em Wuhan, na China. O caso se desenvolveu em uma epidemia, que na semana passada, foi classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde. Mas você realmente sabe o significado destes termos?
Para facilitar, veja a ordem crescente da abrangência:

O surto é quando surgem, repentinamente, novos casos de uma doença em uma determinada região. Por exemplo, quando o coronavírus surgiu e se concentrava apenas em Wuhan.
Epidemia é a evolução do surto, ou seja, quando temos uma cadeia de transmissão entre as pessoas e diferentes regiões são afetadas pela mesma doença. No caso da Covid-19, podemos considerar o momento em que a doença se espalhou para cidades como Ezhou, Huanggang, Chibi, Xiantao, Zhijiang, Qianjiang, Huangshi, Xianning e Yichang, todas localizadas na província de Hubei.
A pandemia, na escala de gravidade, é o pior cenário. Enquadra-se nessa perspectiva, as doenças que se espalham por inúmeras regiões do planeta. O coronavírus não é o primeiro vírus a ser considerado uma pandemia. Em 2009, a gripe suína também foi declarada uma pandemia pela OMS, quando foram identificados casos em seis continentes.
Fora a escala de contágio do vírus, também existe uma outra régua, a da transmissão.

Quais são os tipos de transmissão?

Consideramos uma transmissão local, quando temos um caso da doença aparecendo em apenas uma região especifica. Quando começamos a reconhecer pessoas infectadas que não haviam viajado para fora do país recentemente, consideramos que tínhamos casos de transmissão local no Brasil.
Na transmissão comunitária, a situação é considerada mais crítica, já que mais de uma pessoa está infectada e apta a transmitir a doença. Neste caso, a transmissão não está restrita às pessoas que estão com vírus, as pessoas próximas passam a ser transmissores também.
A transmissão sustentada é o estágio mais avançado, ou seja, quando a propagação já acontece há algum tempo e não conseguimos contê-la. Hoje, 19 de março, o Brasil se encontra nesta fase.

Qual a diferença entre quarentena e isolamento?

De acordo com especialistas, para quase toda doença viral, não existe um remédio. O que temos, porém não para todos os casos, é a vacina. Exemplo disso é a vacina da gripe. No entanto, principalmente para casos em que ainda não há um método preventivo, outras ações são necessárias.
Com o Coronavírus, nos acostumamos a ouvir termos como: isolamento e quarentena. Saiba qual a diferença entre eles.

Quarentena x Isolamento

A quarentena refere-se aos que já testaram positivo para a doença ou para os que suspeitam estar infectados com o vírus.
O isolamento é recomendado para aqueles que não estão infectados com o vírus, ou seja, é uma medida utilizada como forma de prevenção.

Fonte: CNN Saúde

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil