Às vésperas das Olimpíadas, euro apresenta segundo aumento consecutivo no volume operado mensal

Tudo sobre câmbio
Tudo sobre câmbio

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 28/05/2024

A proximidade do maior evento esportivo do mundo segue refletindo diretamente no mercado de câmbio brasileiro. A menos de 80 dias para as Olimpíadas, o euro apresentou um aumento expressivo no volume operado mensal em abril — o segundo consecutivo desde fevereiro. No mês passado, a moeda oficial da União Europeia teve um incremento de 31% nas movimentações no Brasil no comparativo com o período de março, que já havia sido de alta.

De acordo com o levantamento mensal realizado pela Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, em abril, o euro, segundo colocado no ranking, também chegou próximo à média mensal de 2023, registrando apenas 3% a menos de movimentações nesse comparativo — período que pode ser equiparado aos anos pré-pandêmicos e que foi de grande volume de moedas estrangeiras transacionadas.

Para Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, o movimento contínuo de subida do euro segue atrelado, de fato, aos Jogos Olímpicos de Paris. “A compra de moedas estrangeiras é parte fundamental do planejamento para uma viagem internacional. Os brasileiros que querem estar na França para acompanhar in loco as Olímpiadas, em julho, aproveitam a proximidade do evento para realizar a compra dos euros.”, explica.

Na liderança do ranking por onze meses consecutivos, o dólar norte-americano segue absoluto entre as moedas mais transacionadas no Brasil. Em abril, a unidade monetária apresentou 14% a mais de movimentações na comparação com março. Apesar do aumento, no recorte entre a média de 2023 e 2022, a moeda apresentou queda: -25% e -41%, respectivamente.

Iene segue superando a média dos anos anteriores

A moeda oficial do Japão continua em destaque no mercado de câmbio do Brasil. Em abril, o iene figurou em quinto lugar no ranking e teve uma leve queda no volume transacionado quando comparado com o mês de março (-13%). Porém, a moeda apresentou um aumento nos outros três comparativos: em relação a março de 2023 (+39%), ao volume médio de 2023 (+35%) e ao volume médio de 2022, marco do primeiro ano pós-pandemia (193%).

De acordo com Jorge Arbex, essa leve desaceleração do crescimento das operações da moeda japonesa em relação ao mês passado refletiu as decisões econômicas do país. “As movimentações envolvendo o iene, que estavam em alta no Brasil desde a liberação do visto entre os governos brasileiro e japonês, reduziram no mês passado em meio aos rumores de uma potencial intervenção do Banco Central japonês para recuperar o valor da moeda”, explica Arbex.

O iene atingiu em abril a menor cotação nos últimos 34 anos frente ao dólar. No dia 29 do mês passado, o câmbio chegou a 160,17 ienes por dólar na manhã e, pela tarde, a moeda japonesa era cotada a 155,05 por dólar. 

Completando o ranking das cinco moedas mais transacionadas em abril de 2024, a libra esterlina ficou em terceiro lugar, com um aumento de 7% no volume de transações em relação a março, enquanto o dólar canadense subiu para a quarta colocação, com alta de 45% no volume operado em relação ao mês passado.

Confira o TOP 5 de venda de moedas de abril comparado ao mês de março de 2024, em relação a abril de 2023 e o comparativo em relação à média de 2022 (marco pós-pandemia):

Sobre o Grupo Travelex Confidence

A Travelex é uma empresa especialista em câmbio reconhecida mundialmente, marcando presença em mais de 20 países. No Brasil, o Grupo é formado pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País, e pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor. Entre as operações realizadas pelo Grupo, estão as operações cross-borders como transferências e pagamentos internacionais, importação, exportação, eFX: solução para Facilitadoras e Remessadoras de pagamentos, banknotes, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, venda de cartões pré-pagos, seguro viagem, chip internacional para celular, entre outros. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com atendimento omnichannel incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone ou WhatsApp e mais de 120 pontos de atendimento espalhados por todo território nacional.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil