O que é permitido levar nas bagagens em viagens internacionais?

Viagem
viagem internacional
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 11/06/2019

Dúvidas a respeito do que pode ou não ser levado na bagagem são bastante comuns na vida de quem vai fazer uma viagem internacional, independentemente de ser a primeira ou enésima vez. Fizemos um post para te ajudar  a identificar o que precisa para primeira viagem internacional.

Qual é o limite de peso e o tamanho da bagagem permitidos para viagens internacionais? O que pode ser levado na bagagem de mão e na despachada? Qual é a diferença entre essas duas modalidades de bagagem?

Pensando em esclarecer essas questões e dar algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor o assunto, nós da Casa de Câmbio Travelex Confidence listamos as principais dúvidas sobre as regras de bagagens para viagens internacionais.

Bagagem de mão ou bagagem despachada?

Compre aqui sua moeda para viajar!

Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem está planejando uma viagem internacional. Ambas as modalidades são oferecidas aos passageiros pela grande maioria das companhias aéreas. Mas afinal, você sabe qual é a diferença entre esses dois termos?

As bagagens despachadas são as maiores, que viajam dentro do bagageiro da aeronave. Ao fazer o check-in no aeroporto, você entrega as malas e recebe um comprovante que deve ser guardado para caso de extravio de bagagem. As malas são retiradas na chegada do destino na esteira referente ao voo.

Já a bagagem de mão é aquela que as companhias aéreas permitem levar junto na cabine, com objetos pessoais ou de valor. Ela é pesada e dimensionada na hora do check-in e, na chegada a outro país, é inspecionada pelo raio-X e pode ser averiguada pelas autoridades locais e de migração. Durante o voo, ela deve ser acomodada no compartimento de bagagem.

Qual é o limite de peso para as bagagens despachadas?

Não existe uma regra universal, tudo depende das normas da companhia aérea que você contratou. Essa informação deverá constar na sua reserva ou no site da empresa.

De acordo com as regras atuais, nenhuma companhia aérea tem obrigação de oferecer uma franquia mínima de bagagem despachada. Mas acontece que a maioria das empresas de voos internacionais permitem até duas malas por passageiro. É importante consultar a companhia em questão para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Informações sobre Bagagem de Mão e Despachada de algumas Cias Aéreas:

GOL: clique aqui

LATAM: clique aqui

Azul: clique aqui

American Airlines: clique aqui

TAP Portugal: clique aqui

KLM: clique aqui

Iberia: clique aqui

Qual é o limite de peso para as bagagens de mão?

O limite de peso e volume para bagagens de mão é definido de acordo com os critérios de segurança a bordo. Na maioria das vezes, a soma das dimensões  da bagagem de mão não pode ultrapassar 115 centímetros e o peso máximo é de 10kg. Mas as regras de fato são definidas pelas companhias aéreas e você deve entrar em contato para conseguir essas informações.

O que pode ser levado na bagagem de mão?

É recomendado que você leve na bagagem de mão documentos, dinheiro, aparelhos eletrônicos que sejam do tamanho adequado (como celular, notebook, tablet, etc) e objetos de valor. Medicamentos com prescrição médica também são permitidos.

Existem algumas restrições de alimentos quanto ao que pode ou não ser levado na bagagem de mão, principalmente in natura. Para não ter nenhum tipo de problema no desembarque, verifique as leis do país destino com antecedência.

É proibido portar armas de qualquer tipo (ou réplicas), assim como objetos cortantes ou que possam colocar a integridade física dos outros passageiros em risco.

Há restrições também para líquidos, gel, pastas, aerosol e similares que devem ser conduzidos de acordo com as regras abaixo:  

  • Em frascos com capacidade máxima de 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro com dimensões de 20 x 20 cm;
  • Os frascos devem ser colocados confortavelmente dentro da embalagem plástica transparente completamente vedada;

É permitido levar animais de estimação no avião?

Quem decide se é ou não permitido que animais de estimação sejam levados junto com os seus donos durante voos internacionais são as companhias aéreas.

O bem-estar do animal é o principal ponto a ser levado em consideração na hora de planejar uma viagem internacional com o seu pet.

Cada animal tem uma resistência diferente quando o assunto é viagem. Por isso, a autorização profissional de um veterinário de confiança é extremamente importante.

Não é indicado voos muito longos para pets que sofrem de problemas de ansiedade, por exemplo. E algumas companhias aéreas têm restrições quanto ao transporte de cães de raças braquiocefálicas, com focinho curto.

O número de animais por voo é limitado, por isso a necessidade de fazer reserva. Quando for contratar a cia aérea, pergunte sobre as regras de voos com pets, quais os valores adicionais, se é necessário alguma caixa de transporte e quais os documentos obrigatórios para o transporte de animais.

Abaixo, listamos os principais documentos solicitados para quem quer viajar com animais de estimação:

  • Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura.
  • Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, informando as condições de saúde e a aptidão do animal quanto à viagem.
  • Carteira de vacinação atualizada.
  • Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.
  • Alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar sobre as leis do seu destino antes de programar a sua viagem.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil