“Canada Day” em 1º de julho. Tudo o que você precisa saber sobre a data!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 3 avaliações)
carregandoLoading...

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 29 Jun 22

Não se deixe enganar pela juventude (são apenas 155 anos!), o país tem muito a oferecer – a começar pelo histórico como nação: o Canada Day é exatamente o que parece, um feriado especial para patriota nenhum colocar defeito

Não, o 4 de julho (o Dia da Independência dos Estados Unidos) não é o único feriado de grande escala comemorado no verão da América do Norte! Uns dias antes e igualmente patriótico, o aniversário do vizinho também costuma chacoalhar o continente. É o Canada Day (ou Dia do Canadá, em português), em 1o de julho, oportunidade para cidadãos canadenses honrarem sua herança histórica e fazerem festa com os amigos – e isso inclui visitantes de outros países. Tem a chance de passar esse dia em Toronto ou Montreal, por exemplo? Ótima pedida! Você será recebido de braços abertos, principalmente se estiver vestido de vermelho e branco. Aqui, listamos curiosidades e o que os viajantes precisam saber sobre a data especial para aproveitá-la ao máximo.

O Dia do Canadá é comemorado em 1o de julho 

A data marca a assinatura do Ato Constitucional de 1867, que estabeleceu a formação do Canadá, a partir das colônias britânicas nessa região da América do Norte, que correspondem ao território atual das províncias de Ontário, Quebec, Nova Brunswick e Nova Escócia.

Um pouquinho mais da história

Os primeiros habitantes do Canadá foram os aborígenes que, provavelmente, eram originários da Ásia. Já os primeiros europeus a pisar em solo canadense eram vikings, que iniciaram uma série de enfrentamentos contra os nativos – e foram obrigados a se retirar em 1010 d.C. Séculos depois, a Coroa Britânica reivindicou o território, mas a ocupação foi iniciada de fato em 1554, pelos franceses. Durante o século 18, houve vários enfrentamentos armados pelo domínio das terras entre Inglaterra e França. Em 1763, os franceses assinaram o Tratado de Paris e cederam seus territórios aos ingleses.

A Confederação Canadense de 1867 e a assinatura do Ato Constitucional, que mencionamos anteriormente, uniu as províncias de Nova Escócia, Nova Brunswick, Quebec e Ontário (alô, Canada Day!). Foi só em 1931 que o parlamento britânico decidiu ceder ao Canadá sua autonomia legislativa. E a total independência da coroa veio apenas em 1982.

Como o Dia do Canadá é comemorado?

As famílias canadenses são democráticas na hora de demonstrar o amor à pátria. Grandes desfiles e pequenas paradas acontecem por todo lado, dá para escolher e assistir a várias delas. Tem gente que prefere não sair de casa e fazer uma festinha no quintal. Quem se aventura pelas ruas, encontra parques públicos lotados de toalhas de piquenique e comidas vermelhas e brancas, refletindo as cores da bandeira do Canadá. Se ligar o rádio, prepare-se para uma sequência de bandas nacionais. Também há festivais de música, eventos esportivos e show de fogos de artifício. 

Se quiser festejar como um local, não se esqueça de:

  • Prepare ou compre iguarias típicas. Os canadenses adoram comemorar com comidas canadenses tradicionais: o poutine, originário da província de Quebec, é um prato de batatas fritas e cheese curds (parte sólida do leite obtida dos primeiros estágios da fabricação do queijo), cobertos com molho de carne; o “beaver tail” (ou “rabo de castor”, por causa do formato comprido e achatado) é o carro-chefe da rede de confeitarias que leva o mesmo nome, mas alguns fazem em casa mesmo. É um doce cuja massa se assemelha à de uma rabanada. Bem esticada, é frita em óleo até ficar dourada para depois levar uma camada de cobertura.
  • Acompanhe um desfile. Muitas cidades  realizam paradas do Dia do Canadá bem divertidas, com direito a comida de rua, fogos de artifício e bandas marciais. De acordo com o site National Today, “não há nada mais canadense do que sair e comemorar com os vizinhos”.
  • Não esqueça a bandeira. Nenhuma celebração de Canada Day será completa sem a bandeira – seja pendurada na janela, nos ombros ou pintada no rosto.

Fontes: Estadão, CNN, InfoEscola.

E lembre-se, conte com as soluções em câmbio da Travelex Confidence para tornar a sua viagem ainda mais tranquila e inesquecível.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil