Catar: 11 curiosidades sobre história e turismo (veja dicas de viagem!)

Curiosidades
Catar - desktop
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/05/2022

Além do fato de que o Catar será sede da Copa do Mundo de Futebol, o que você realmente sabe sobre esse país? Reunimos dados sobre a história, a cultura e o turismo para aguçar sua vontade de visitar o famigerado dono da bola de 2022. Acredite, no Oriente Médio, sobra entusiasmo para o viajante. Acompanhe conosco!

O Catar (ou Qatar) é um dos menores países do Golfo Pérsico. Mas, nesse caso, tamanho não é documento, já que ele também desponta como uma das nações mais ricas do mundo – um índice calculado com base no produto interno bruto e na paridade do poder de compra per capita de sua população. Não se deixe enganar pela distância física e cultural do Brasil: as curiosidades sobre o Catar listadas aqui são um convite e tanto para você fazer as malas e viajar.

Curiosidades sobre o Catar, parte 1: história e geografia

Pequeno em tamanho e número de habitantes, gigante em recursos naturais.  O que você precisa saber sobre a evolução do emirado. 

1. Onde fica o Catar?

Localizado na Ásia Ocidental, na Península Arábica, estende-se até o norte do Golfo Pérsico. É considerado um emirado porque seu território é administrado por um membro da classe dominante, no caso um emir.

2. O Catar é governado pela mesma família há 150 anos

Devido à divisão do Império Otomano, o Catar era um protetorado britânico. Foi se tornar independente do Reino Unido apenas em 1971. A dinastia à frente do governo é a família Al Thani, há quase 150 anos.

3. Um extenso litoral

O país fica em uma península, extensão de terra cercada por água em quase todos os lados. O resultado? Um longo litoral de 563 km.

4. É o segundo país mais plano do mundo

Caminhar nunca foi tão fácil: a maior parte da área do Catar é deserta, plana e baixa. O ponto mais alto fica a pouco mais de 100 metros, marca que lhe atribui o segundo lugar no quesito “países mais planos do mundo”. O título, a propósito, pertence às Maldivas.

5. O Catar desponta na lista dos mais ricos, graças ao petróleo e ao gás natural

A exploração do petróleo e do gás natural, a partir dos anos 1940, turbinou e consolidou sua economia. Atualmente, o Catar é um dos países mais ricos do mundo e com uma das menores cargas tributárias, segundo o Relatório Global de Competitividade.

6. Doha é a capital

A urbanizada Doha é a capital e a cidade mais populosa do emirado, concentrando mais da metade da população. O clima, aqui, é desértico: no verão, os termômetros registram marcas altíssimas, próximas de 45oC!

Curiosidades sobre o Catar, parte 2: viagem e turismo no Oriente Médio

Vibrante e misterioso, no coração do Oriente Médio, o Catar conquistou seu lugar no mapa global do turismo há relativamente pouco tempo e já provou não ser apenas um destino de escala para pessoas que transitam entre o leste e o oeste. Entenda por quê:

7. A sofisticada capital do Catar, Doha, tem arquitetura inigualável

Um destino que combina herança cultural e modernidade. Os viajantes que passam por Doha costumam ficar embasbacados com seu projeto arquitetônico. O Museu Nacional do Catar, por exemplo, é um edifício moldado por uma série de discos entrelaçados – uma realização do premiado arquiteto francês Jean Nouvel, que se inspirou em um fenômeno natural conhecido como “Rosa do Deserto”: quando milhares de grãos de areia cristalizada se unem criando uma formação mineral que se assemelha a uma rosa. O museu, aliás, abriu suas portas ao público para celebrar a rica herança do Catar e apresentar os futuros empreendimentos do país no cenário mundial.

Dica de viagem: antes de passear por dentro, reserve um tempo para contornar o exterior do edifício.

8. O Museu de Arte Islâmica, seu conteúdo e arredores são um espetáculo

Outra maravilha arquitetônica imperdível é o icônico Museu de Arte Islâmica. Ele ocupa uma ilha própria nas águas do Golfo e o design tem a assinatura do arquiteto Ieoh Ming Pei (também conhecido pela pirâmide de vidro do Louvre, em Paris). No interior, um tesouro em forma de acervo, com artefatos islâmicos históricos. Do lado de fora, você pode caminhar pelo parque e se acomodar em uma das poltronas confortáveis do Museum of Islamic Art Park Café. Aí, é só pedir o almoço e se deleitar em um cenário de tirar o fôlego.

9. O Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, é o melhor do mundo

De acordo com o World Airport Awards (premiação conduzida pela Skytrax, consultoria britânica especializada em mercado de aviação), não há aeroporto mais luxuoso no planeta do que o Internacional de Hamad, na capital Doha. Com uma arquitetura surpreendente, abriga obras de arte, jardins e incrementa a viagem de quem passa por ali. Não é para menos – o governo do Catar investe pesado na companhia aérea nacional, a Qatar Airways, o que acabou refletindo também na estrutura do local de pousos e decolagens. Turistas que fazem conexão em Hamad podem desfrutar de passeios gratuitos pela cidade, acomodação e alimentação grátis, a depender da duração da parada.

10. A experiência gastronômica faz parte de uma viagem ao Catar

A diversidade gastronômica é uma das maiores qualidades do Catar, principalmente em Doha. Não importa o que o seu paladar procure, você certamente vai encontrar – de cafés de beira de estrada a casas requintadas. A extravagância, por falar nisso, tem lugar cativo no Zengo Doha: instalado no 61º andar do edifício Kempinski Residences and Suites, o restaurante mais alto do país tem um menu pan-asiático, repleto de referências às viagens do chef Richard Sandoval.

11. Regras específicas sobre mulheres em espaços públicos

O Catar é um país com particularidades e diferenças relevantes em relação ao Brasil. Uma delas diz respeito à vestimenta de mulheres e o recato: a regra geral é manter ombros e joelhos cobertos. Fique atento(a) também para não tirar fotos das mulheres locais, pois elas podem se ofender.

Ahh, e se você está planejando a sua viagem para Doha, seja para acompanha a Copa ou para conhecer este país cheio de particularidades, lembre-se de contar com o suporte dos especialistas em câmbio da Travelex Confidence para comprar o Riyal, fazer o seu seguro viagem e muito mais!

Fontes: BBC, TimeOut, Brasil Escola, Uol e Lonely Planet.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil