Exames de proficiência em inglês que você precisa conhecer: TOEFL, IELTS, Cambridge e TOEIC

Intercâmbio
Proficiência em Inglês
Intercâmbio

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 18/11/2021

Se você não tem o inglês como língua nativa e sonha em fazer faculdade fora do País, deve ficar atento(a) aos testes de proficiência (também chamados de exames de proficiência em inglês): além de serem um diferencial no mercado de trabalho, são pré-requisitos para entrar nas melhores universidades do mundo. Selecionamos e explicamos resumidamente os mais importantes agora.

Você já deve saber que a fluência adquirida em inglês (ou qualquer idioma estrangeiro) é comumente perdida caso não haja uso ou estudo regular para mantê-lo, né? É justamente por isso que existem jeitos bem objetivos de avaliar e comprovar o domínio da língua – seja com o intuito de crescer na carreira ou morar, estudar e trabalhar no exterior: são os testes de proficiência em inglês, que emitem certificados aceitos por diversas instituições mundo afora. Conheça exigências e particularidades das principais:

TOEFL

Talvez o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) seja o mais famoso dos testes de proficiência em inglês. Ele é solicitado por instituições de ensino norte-americanas e canadenses e foi desenvolvido especificamente para testar o conhecimento do idioma usado em faculdades.

  • Qual é o formato da prova? Pode ser feito online, em um centro autorizado. Dura aproximadamente 4 horas e meia, com 4 etapas (reading, listening, speaking e writing).
  • Onde fazer? Para fazer o TOEFL é preciso fazer a inscrição no site e verificar onde estão localizadas instituições habilitadas a aplicar o exame. O certificado vale por 2 anos.

IELTS

Já o IELTS (International English Language Testing System) é amplamente reconhecido por universidades e empregadores em todo o mundo, principalmente na Europa. Existem dois tipos: uma versão acadêmica e uma versão geral – ideal para quem busca oportunidades de estágio e emprego. Embora as universidades exijam a acadêmica, a versão de treinamento geral é usada para adquirir licenças de trabalho e de imigração.

  • Qual é o formato da prova? Dura aproximadamente 3 horas e exige conhecimentos nas 4 áreas: reading, listening, speaking e writing. A parte oral do IELTS é feita pessoalmente com um examinador. Especialistas dizem que é o mais difícil da lista.
  • Onde fazer? No Brasil, o IELTS é aplicado somente por instituições autorizadas. O certificado vale por 2 anos.

Cambridge

Os testes de proficiência em inglês de Cambridge não são tão comuns globalmente como TOEFL ou IELTS, no entanto, eles são frequentemente exigidos para admissão em universidades do Reino Unido.

  • Qual é o formato da prova? O exame é oferecido em diversas modalidades, a depender do seu objetivo, mas também são divididas nas fases de reading, writing, listening e speaking. Os testes de Cambridge pedem inscrição online.
  • Onde fazer? Também é aplicado somente por instituições certificadas. O resultado é vitalício – você não precisa refazer o teste em nenhum momento.

TOEIC

É uma certificação internacional com foco total em mercado de trabalho. O TOEIC (est of English for International Comunication) é amplamente aceito e mede a noção da língua inglesa para situações profissionais.

  • Qual é o formato da prova? É dividida em duas partes: a primeira é a listening e reading. A segunda envolve speaking e writing – mais dinâmica, exige boa argumentação e poder de observação.
  • Onde fazer? Vale mencionar que é possível fazer pelo site. O TOIEC é aplicado por centros autorizados nas principais capitais do país e em algumas cidades do interior.  Vale por 2 anos.

Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa para ter um certificado de proficiência em inglês, é só planejar a sua viagem! Conte sempre com a Travelex Confidence!


Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil