Conheça 4 países que comemoram o Valentine’s Day

Viagem
Viagem

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 13/02/2025

O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é uma data dedicada ao amor entre casais e amigos em diversas partes do mundo. Sua origem remete a São Valentim, um padre que viveu na Roma antiga e, contrariando as ordens do imperador romano Cláudio II, realizava casamentos secretos. Quando o sacerdote foi descoberto, acabou condenado à morte e se tornou um símbolo de devoção amorosa.

A tradição moderna tem a ver com o rumor que Valentim teria deixado antes de morrer uma carta assinada como “de seu Valentim”, expressão que se popularizou primeiramente como sinônimo de amizade. Com o tempo, a data foi associada ao amor romântico, sendo adotada por diversas culturas que celebram a troca de cartões, flores e presentes. 

Veja 4 países que celebram o Valentine ‘s Day ao redor do mundo e fique por dentro de algumas dicas de passeios para conhecê-los.

Estados Unidos

Moeda oficial: Dólar

Nos Estados Unidos, o Valentine’s Day é uma data marcada pela troca de cartões, flores e presentes não apenas entre casais, mas também entre amigos e familiares. Além dessas práticas, o feriado também impulsiona o turismo, com destinos populares registrando um grande aumento na visitação. 

Em 2023, segundo a U.S. Travel Association, cerca de 30 milhões de pessoas viajaram pelo país durante o período.

  • Em Nova York, o Central Park é conhecido como um dos pontos procurados para a data. Localizado em Manhattan, o parque possui trilhas para caminhadas, lagos e suas famosas áreas verdes (cenário de diversos filmes de Hollywood). No inverno, as pistas de patinação no gelo atraem visitantes que buscam atividades ao ar livre.
  • No Arizona, o Grand Canyon também recebe fluxo elevado de turistas nessa época, já que a formação geológica é conhecida por suas trilhas, como a Bright Angel Trail e a South Kaibab Trail, além de oferecer passeios de mula e pontos de observação espalhados ao longo da paisagem.
  • Já em Las Vegas, a movimentação na Strip se intensifica com eventos especiais e atrações voltadas ao entretenimento. A avenida tem cassinos, hotéis temáticos e espetáculos, incluindo a fonte do Bellagio, que faz shows de água sincronizados.

Leia mais: Visto americano: Como preencher o Formulário DS-160 

Reino Unido

Moeda oficial: Libra esterlina

No Reino Unido, o Valentine’s Day segue tradições muito semelhantes às dos Estados Unidos, mas algumas particularidades tornam a celebração única no país, como o envio de cartões anônimos, uma prática que remonta ao século XVIII. Também são bastante populares os biscoitos e bolos temáticos com corações (conhecidos como valentine’s buns and biscuits), especialmente na Escócia e no País de Gales. 

Outra diferença é a celebração do Dyddo Santes Dwynwen, em 25 de janeiro, quando os galeses trocam colheres entalhadas à mão, conhecidas como “love spoons” (ou colheres de amor, em português), em homenagem à padroeira dos amantes do país.

  • Em Cambridge, os visitantes podem explorar a arquitetura histórica da cidade, conhecida pelas universidades milenares e as mais antigas do mundo. Por lá, também é possível fazer uma das atividades mais comuns do país: o “punting”, um passeio de barco pelos canais que proporciona vistas das pontes e edifícios históricos por toda a cidade.
  • Na Escócia, o Castelo de Edimburgo é um dos locais de maior interesse durante as semanas que antecedem o feriado e também após o Valentine ‘s Day. Situado em uma colina no centro da cidade, a construção abriga exposições sobre a história militar escocesa e possui pontos de observação com vista panorâmica da capital.

Leia mais: Como será a autorização ETA para brasileiros que planejam visitar o Reino Unido a partir de 2025? 

França

Moeda oficial: Euro

A história de que a primeira carta do Valentine’s Day foi escrita na França pelo Duque d’Orléans, enquanto ele estava preso em 1415, também é bastante falada. Ele enviava cartas de amor à sua esposa durante sua prisão.

Além dessa narrativa, um costume tradicional na França envolve a vila de Valentine, que decora suas casas e espaços públicos entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Casais também costumam plantar uma muda de árvore nesse período, simbolizando o crescimento do amor compartilhado. 

  • Em Paris, o bairro de Montmartre, situado em uma colina ao norte da cidade, é famoso por suas ruas históricas de paralelepípedos e pela Basílica de Sacré-Cœur. Lá é possível explorar a Place du Tertre, local onde artistas locais expõem suas obras, ou conhecer o Moulin Rouge, balada tradicional da região.
  • Na região da Provence, no sudeste da França, existe uma plantação de lavanda que atrai turistas do mundo inteiro, especialmente durante o período de floração entre junho e agosto. Lá é possível percorrer a Route de la Lavande e conhecer destilarias que produzem óleo essencial da planta. Durante essa temporada, a Provença recebe aproximadamente 31 milhões de turistas anualmente e representa 15% do turismo francês anual.

Japão

Moeda oficial: Iene

No Japão, o Valentine’s Day é celebrado de maneira diferente, com as mulheres presenteando os homens com chocolates em 14 de fevereiro, e em 14 de março, no chamado “White Day” (ou Dia Branco, em português), os homens retribuem o gesto. Essa tradição tem raízes comerciais, assim como a data adotada no Brasil, e praticada em todo o país.

  • Em Kyoto, o Templo Kiyomizudera é um dos pontos turísticos mais conhecidos. Localizado nas montanhas, o templo é conhecido e muito visitado por sua estrutura de madeira e vistas panorâmicas da cidade. Turistas podem explorar os terrenos do templo, que incluem santuários e a famosa cachoeira Otowa, onde acredita-se que a água tenha propriedades curativas.
  • Em Tóquio, o distrito de Shibuya é um dos locais mais “vivos” da cidade, conhecido por seu cruzamento supermovimentado, muito retratado em peças do audiovisual, e pelas áreas comerciais. Além das inúmeras lojas e restaurantes, a região também abriga atrações como o monumento de Hachiko, o cão leal, e o centro comercial Shibuya 109, que se tornou um ícone da moda jovem japonesa.
  • Não podia faltar: o Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, localizada na ilha de Honshu, deve ser um destino no seu roteiro de viagem para o Japão. Além de ser um lugar muito buscado por alpinistas durante a temporada de escalada, que vai de julho a agosto, lá também é possível escolher por rotas como a Yoshida Trail para chegar ao cume, mais acessível para iniciantes.

Leia mais: Japão: visite restaurantes premiados com três estrelas Michelin 

Como economizar na compra de moeda estrangeiras

Para aqueles que já têm uma viagem marcada, uma boa estratégia é adquirir a moeda estrangeira de forma fracionada. Comprando aos poucos, é possível aproveitar eventuais quedas temporárias na cotação e reduzir o impacto de uma alta repentina. 

Outra opção é utilizar o serviço de câmbio programado, que permite a compra gradual e automática de dólares conforme a melhor cotação do dia.

Mas se a viagem estiver muito próxima, o ideal é comprar a moeda específica do local de destino, evitando a dupla conversão (real para dólar e dólar para moeda local), o que pode resultar em maior gasto. Além disso, não deixar para converter o valor no local de destino ajuda a evitar taxas e tarifas mais altas, comuns em aeroportos e estabelecimentos turísticos.

No blog da Travelex Confidence, você encontra mais sobre essa e outras dicas de como se planejar para sua próxima viagem internacional.

Envios internacionais com Travelex Confidence

Se você planeja enviar um presente especial para alguém querido em outro país neste Valentine’s Day, a Travelex Confidence, em parceria com a DHL, oferece serviços de envio internacional de documentos e encomendas. É uma maneira prática de garantir que seus gestos de carinho cheguem com segurança e pontualidade.

Para utilizar o serviço, basta apresentar CPF, RG ou CNH e fornecer os dados completos do remetente e destinatário em uma de nossas lojas com envio disponível. As tarifas variam conforme peso, dimensões, destino da encomenda e podem ser consultadas através de contato com a loja por telefone ou WhatsApp. Além disso, fique atento às possíveis restrições de itens proibidos, como materiais inflamáveis e substâncias controladas.

Para mais informações sobre prazos, locais de retirada e detalhes sobre envios, acesse a Central de Ajuda no site da Travelex Confidence.

Leia também:

Dólar foi a moeda estrangeira mais transacionada pela Travelex Confidence em 2024 com 49,04% do volume total 

Acompanhe os conteúdos do Grupo Travelex Confidence!

Instagram | LinkedIn | YouTube

Quer receber informações sobre cotações de moedas estrangeiras, mercado de câmbio, mercado de turismo e roteiros de viagens? Clique e cadastre-se em nossas Newsletters

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil