As diferentes tradições de Natal pelo mundo

Curiosidades
Você sabe como é comemorado o feriado no México? E na República Tcheca? Reunimos fatos interessantes sobre celebrações de todas as partes do planeta
Curiosidades

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 20/12/2021

Você sabe como é comemorado o feriado no México? E na República Tcheca? Reunimos fatos interessantes sobre celebrações de todas as partes do planeta

Quando falamos em Natal, o que vem à sua mente? Papai Noel, árvore enfeitada, pisca-piscas, mesa farta, família, troca de presentes… Os costumes do feriado cristão à moda brasileira parecem triviais, mas, cada canto do planeta tem seu jeito próprio de celebrar. Trazemos aqui algumas curiosidades sobre as tradições de Natal pelo mundo.

Estados Unidos

Mercado de Natal de Chicago por Fab Foods Chicago

Para os milhões de americanos que comemoram o Natal, o feriado é sinônimo de assar e decorar biscoitos em formatos fofos, podar e ornamentar uma árvore (de verdade) com luzes e laços. Durante o mês de dezembro, fazem uma verdadeira maratona de compras para encontrar o presente perfeito – em todas as lojas, canções temáticas que conhecemos. Quem gosta de festa, acompanha os desfiles tão comuns nessa época do ano. Em casa, costuma-se pendurar meias para o Papai Noel depositar os presentes e assistir filmes clássicos com um copo de gemada ou uma caneca de chocolate quente na mão.

Austrália

Foto: Divulgação

Como o Brasil, a Austrália vive seu Natal na temporada de verão. No dia 25, muitas famílias se reúnem para fazer um churrasco e, depois, ir à praia – e é por lá que o Papai Noel, conhecido como “Father Christmas”, faz suas aparições. Geralmente, ele dispensa o trenó característico e chega em… uma prancha de surfe. Outra tradição australiana é a “Carols by Candlelight”, que acontece em cidades e vilas por todo o país: grupos de pessoas se encontram para cantar canções de Natal segurando velas. As maiores celebrações, em Melbourne e Sydney, são até televisionadas.

Noruega

Para alguns noruegueses, as novas tradições cristãs são misturadas às antigas tradições pagãs. Uma delas é esconder todas as vassouras antes de ir para a cama na véspera de Natal – dizem que os espíritos malignos que aparecerem na noite de 24 de dezembro vão roubar qualquer vassoura que virem voar.  O cardápio da comemoração normalmente tem ribbe (costeletas de porco), pinnekjøtt (costeletas de cordeiro) e, em algumas regiões, bacalhau. Um outro costume norueguês é servir de sobremesa “riskrem”, um arroz doce resfriado com molho de frutas vermelhas. As famílias colocam uma única amêndoa branca dentro do arroz-doce. Encontrá-la é sinal de boa sorte.

China

©PLA0081/Shutterstock

As maçãs são o deleite festivo tradicional na China. Acredita-se que a tradição venha da semelhança das palavras chinesas maçã (píng guǒ) e véspera de Natal (ping’an ye). O presente ideal, adivinhe só, são justamente maçãs – embaladas em caixas especiais ou embrulhadas em papel colorido. Embora não seja um feriado oficial no país, vem ganhando força ano após ano.

República Tcheca

A grande festa é na véspera de Natal, onde é servido um banquete tradicional, que inclui carpa com salada de batatas. Por ali, também é comum comprar o peixe vivo nas semanas anteriores ao feriado e mantê-lo em casa até o dia da festa, para depois, devolvê-lo à natureza. Existem também várias superstições de adivinhação associadas ao feriado, especialmente para mulheres solteiras. As moças que esperam amor ficam de costas para a porta e jogam um sapato por cima do ombro. Se o sapato cair apontando para a porta, a jovem pode esperar um pedido de casamento no ano seguinte!

Japão

Foto: Divulgação

Veja só que curioso: no Japão, um homem de barba branca passou a ser associado ao Natal, mas não é o Papai Noel. É o coronel Sanders, da rede de fast food KFC, que tem seu rosto estampado nos baldes vermelhos de frango frito. Isso mesmo, o restaurante norte-americano tornou-se o preferido para o jantar de Natal no Japão. A história é que, no início dos anos 1970, o gerente do primeiro KFC no Japão começou a comercializar um combo especial para ser vendido na época. Ele disse que foi inspirado depois de ouvir estrangeiros comentarem sobre a falta que fazia comer um peru. Ele achou que um jantar de frango frito seria um bom substituto e começou a vendê-lo, associando à data. Em 1974, a rede KFC tornou o plano de marketing de Natal nacional em todo o Japão e virou tradição.

México

Nas cidades e vilas de todo o México, a festa de Natal de “Las Posadas” é celebrada entre 16 e 24 de dezembro. Las Posadas comemora a longa viagem que José e Maria fizeram de Nazaré a Belém em busca de um lugar seguro para receber Jesus. Durante Las Posadas, há procissões que, geralmente, param em casas pré-selecionadas. Cada residência representa uma pousada da jornada da família. Quando os participantes pedem hospedagem, recebem refrescos e cantam músicas tradicionais. A celebração dura nove noites em homenagem aos nove meses de gravidez de Maria. Na última noite, as crianças comemoram abrindo pinhatas, cheias de doces e brinquedos.

Senegal

Embora seja um país de maioria muçulmana, o Natal é celebrado por cristãos e muçulmanos no Senegal. A capital, Dakar, é decorada com árvores e luzes. O povo senegalês celebra em conjunto os feriados muçulmanos e cristãos, já que os feriados são vistos como uma oportunidade para compartilhar e viver em espírito comunitário. Pères Noel, o Papai Noel, costuma aparecer em supermercados em Dacar.

Rússia

O Feliz Natal, na Rússia, só acontece em… janeiro! Assim como outros países com forte presença de cristãos ortodoxos, os russos celebram a data no dia 7 do primeiro mês do ano. Isso acontece porque “esses países seguem o calendário juliano, criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório 13 em 1582”, diz a BBC, em reportagem.

Quer mandar um presente para quem vai comemorar o Natal fora do Brasil?

Que tal enviar encomendas ao exterior e fazer uma surpresa natalina para quem vai passar o feriado longe?  A Travelex Confidence pode te ajudar: temos parceria com uma das maiores companhias de logística do mundo, a DHL. Você consegue fazer envios para destinos como Estados Unidos, Europa e Ásia, com prazo de entrega que pode variar de 2 a 4 dias úteis. E a melhor parte é que remetente e  destinatário acompanham todo o trajeto em tempo real, por meio do código de rastreamento. Para tornar ainda mais cômodo, os custos são em reais e a operação pode ser feita em uma de nossas lojas físicas.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil