Conheça o Festival Holi: uma das maiores celebrações indianas

Curiosidades
Conheça o Festival Holi: uma das maiores celebrações indianas
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 11/03/2022

Festejar sempre foi a maneira humana de expressar sentimentos positivos e curtir momentos espontâneos ao lado de pessoas queridas. Assim, quando celebrações são acompanhadas de significados profundos que expressam a cultura de um grupo, elas se tornam ainda mais intensas e especiais. É isso o que acontece no festival indiano Holi: de origem hindu, a festa celebra com muitas cores o poder do bem sobre o mal! Ficou curioso para conhecer mais sobre essa festividade? Continue aqui e fique por dentro de tudo!

FOTO: ISTOCK
FOTO: ISTOCK

Surgimento

Há diversas lendas que explicam o surgimento da festa, bem como a razão simbólica para cada um dos rituais que a compõem. Uma das histórias mais populares entre os indianos é sobre um rei maligno, que obrigou todos os seus súditos a abandonarem suas crenças para adorá-lo. Prahlada, o filho deste rei, no entanto, não atendeu às exigências e continuou a se doar à devoção da divindade hindu Lorde Vishnu.

Logo que percebeu, o rei se uniu à sua irmã para tramar uma vingança: matar Prahlada. Holika, a irmã do poderoso malvado, deveria então matar o sobrinho crente. Para isso, ela o levou para sentar em uma pira, que é uma estrutura onde se queima o corpo humano como parte de um ritual. A construção estava apagada, mas logo seria acesa para matar Prahlada, enquanto Holika se salvaria, já que estava imune ao fogo.

Quando a chama então se acendeu, porém, Prahlada saiu ileso, salvo pela sua intensa crença ao Senhor Vishnu, um dos principais deuses do hinduísmo, responsável pela sustentação do Universo. Já a irmã do rei maligno, não conseguiu se safar. Ela foi morta, mesmo estando imune.

A mensagem principal dessa história é sobre o poder da fé e do amor. A forma como o bem supera o mal é a principal razão pela qual os indianos participam do festival Holi: eles desejam a renovação das boas conexões e sentimentos.

Rituais

Como um reflexo dessa lenda, na véspera do festival, diversas piras são acesas pela Índia. A chama do fogo tem o objetivo de queimar todo e qualquer espírito maligno, colaborando para o ritual em busca do predomínio do bem.

FOTO: ISTOCK
FOTO: ISTOCK

Além disso, a festa é marcada por um elemento que traz ainda mais alegria e positividade: tinta em pó colorida! São 4 cores: verde, vermelho, amarelo e azul. O vermelho, por exemplo, representa amor e fertilidade, enquanto o verde representa os recomeços.

Como um complemento à tinta em pó, há também balões cheios de água colorida, além de arminhas de água, que as pessoas usam para molhar umas às outras durante a festa. Tudo isso é acompanhado de muita música e dança! Já dá para imaginar a festança, né?!

Data

Seguindo a característica de ser uma festa repleta de significados intensos, também há uma razão para a escolha da data em que acontece! Entre o final de fevereiro e começo de março, marcando a estação que simboliza renovação: a primavera.

Com tanta festa, cor, música e busca por sensações positivas, não há como não imaginar o festival como um dos melhores eventos indianos, né? A história e os significados o tornam ainda mais intenso e interessante.

Ficar por dentro do que há de bom ao redor do mundo é uma forma de ganhar conhecimento e se aproximar de diferentes culturas. E o Grupo Travelex Confidence está sempre aqui para te ajudar a aproveitar viagens internacionais, com as melhores soluções em câmbio! 100% digital, 100% pessoal.

Fontes: Catraca Livre; Time; National Geographic; Jornal do Comércio; Folha de São Paulo

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil