Curiosidade sobre o dinheiro, parte II: cheque

Curiosidades
Curiosidade sobre o dinheiro, parte dois: cheque. Confira!
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 16/12/2021

Hoje em dia, ele é pouco usado, mas antigamente era um meio comum de efetuar pagamentos agendados. Sim! É ele: o cheque! A sua existência transformou a forma como a sociedade atuou financeiramente, o que a torna ainda mais importante para a história. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre o cheque!

Esta forma de pagamento começou a ser utilizada, ainda de maneira simples, no século XVI, na Holanda. Seu uso se tornou mais frequente para os ingleses, já que eles costumavam emitir recibos de depósitos que passaram a ser usados para pagamentos. Depois disso, entre 1759 e 1772, ele passou a ser oficialmente instituído, contendo até o número de série, como conhecemos hoje, para evitar fraudes e falsificações.

O uso do cheque no Brasil

Aqui no Brasil, ele passou a ser usado depois de 1845, quando surgiu o Banco Comercial da Bahia, mas seu estabelecimento legal só ocorreu 48 anos depois. Em todo o seu tempo circulando pelas mãos de brasileiros, muitas mudanças aconteceram. No final do século passado, por exemplo, tornou-se obrigatório colocar o nome do beneficiário no documento, sempre que o seu valor for maior que R$ 100.

Banco Comercial da Bahia S.A. : Alagoinhas, BA

Ah, e sabe qual a razão de ser importante cruzar o cheque depois de preenche-lo? Porque isso evita que pessoas mal-intencionadas usem o documento para outros fins, já que, dessa forma, é possível verificar o nome de quem o depositou. Além disso, dá para ficar mais tranquilo, já que o dinheiro demora mais tempo para sair da sua conta, a não ser que o beneficiário tenha conta corrente no mesmo banco que o assinante.

Mas a questão é: depois de tanto tempo e diversas inovações no mundo financeiro, as pessoas ainda usam cheque? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central em 2018, intitulada “Brasileiro e Sua Relação com o Dinheiro”, 7% dos consumidores têm o hábito de usar cheques, boletos ou crediários para pagar as contas. Ainda segundo outro estudo realizado pelo BC, em 2019 foram movimentados R$ 1,52 bilhão em cheque. Pois é! Ainda há muito dinheiro circulando por esse meio, por mais que sua popularidade tenha caído nos últimos anos.

Ah, e não se esqueça! Para ter uma vida financeira global, com a consultoria que você merece, conte com a Travelex Confidence!

Aqui, você encontra o maior portfólio de produtos e serviços de câmbio do País.

Fontes: Super Interessante; Jus; Centro Universitário IESB; InfoMoney; Folha de São Paulo.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil