De Split a Šolta: Visite os tesouros escondidos da costa da Croácia

Viagem
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 30/01/2024

À margem do Mar Adriático, a costa da Croácia se desdobra em diversos destinos que vêm ganhando cada vez mais popularidade e que costumam escapar das rotas turísticas mais convencionais. 

Considerado um do litorais mais bonitos da Europa, de Split a Šolta, a rica herança histórica, a cultura vibrante e as paisagens deslumbrantes se juntam para convidar os visitantes a desvendar os tesouros discretos que se escondem entre as enseadas isoladas e as charmosas vilas à beira-mar croatas.

Split

Split, a segunda maior cidade da Croácia, é uma fascinante fusão entre o antigo e o moderno. No coração da cidade está o Palácio de Diocleciano, um complexo monumental construído no século IV pelo imperador romano Diocleciano. O sítio arqueológico, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, não apenas serve como vestígio da grandiosidade romana, mas também é um centro vibrante da vida urbana, abrigando lojas, restaurantes e até mesmo espaços residenciais. 

Além de sua herança romana, Split também é conhecida pela vida litorânea e uma animada cena cultural. A Avenida Riva, à beira-mar, é o lugar perfeito para um passeio, com cafés, bares e uma vista deslumbrante para o Adriático. À noite, a cidade ganha agitação com festivais, concertos e uma atmosfera animada nos bares e clubes. 

Quando estiver na praia de Ježinac, não deixe de passar em Meštrović Gallery, a poucos minutos de caminhada, para admirar o trabalho do maior escultor da Croácia, Ivan Meštrović, que viveu de 1883 a 1962. Sua luxuosa casa de veraneio projetada por ele mesmo, construída na década de 1930 para aproveitar ao máximo a vista para o mar, é uma vitrine da mente do artista. De lá, você também pode ver sua arte religiosa na igreja do século XVI dentro do complexo Crikvenica, a cinco minutos de caminhada.

Šolta

Ao explorar Šolta, você terá a oportunidade de vivenciar uma variedade de passeios cativantes que revelam a diversidade única da ilha croata. Aqueles que gostam de passeios na natureza podem embarcar em trilhas que se estendem por colinas, proporcionando vistas incríveis do Mar Adriático e das aldeias costeiras.Uma trilha até o ponto mais alto da ilha, o Monte Vela Straza, é recompensada com cenários de tirar o fôlego e uma sensação de tranquilidade que define a experiência de estar em Šolta.

Além disso, os amantes do mar podem se aventurar em passeios de barco ao redor da ilha, explorando enseadas escondidas, grutas e praias isoladas. Mergulhadores encontrarão águas cristalinas repletas de vida marinha. Šolta também é conhecida pelas antigas oliveiras, e um passeio pelas plantações revela não apenas a importância econômica do azeite, mas também a rica tradição cultural associada ao cultivo dessas árvores centenárias na região. 

Brač

Brač, a terceira maior ilha da Croácia, convida os visitantes a explorar uma variedade de passeios que revelam a riqueza cultural e natural da região. Um dos destaques é a visita à famosa Praia de Zlatni Rat, conhecida pela língua de areia dourada que se estende para o mar. Além de desfrutar do sol e das águas transparentes, também é possível participar de caminhadas em grupo ao longo das trilhas costeiras que oferecem vistas espetaculares da costa e da paisagem interior da ilha.

Para os entusiastas da história, um passeio até Supetar, a maior cidade de Brač, proporciona uma experiência única. Lá, você pode explorar o Museu de Brač, que exibe uma fascinante coleção de artefatos que remontam à pré-história, ilustrando o longo e rico passado da ilha. Além disso, as ruas de paralelepípedos e as charmosas praças de Supetar convidam a passeios relaxantes, onde os turistas podem absorver a atmosfera da vida insular croata. 

Lastovo

Até Lastovo, é necessário uma viagem de três horas de balsa de Split ou Dubrovnik, mas todo o esforço vale a pena. A ilha inteira é um parque natural, com mais de 200 quilômetros de trilhas para caminhadas que passam pelas florestas e por pequenos vilarejos com casas de pedra com telhado de terracota. Lastovo é o lugar ideal para fugir de tudo e aproveitar as praias de cascalho.

Siga para o vilarejo à beira-mar de Zaklopatica, onde uma área de observação elevada, a cerca de oito minutos de carro do centro, oferece vistas fantásticas do horizonte. Fica a dica: estacione o automóvel e caminhe por 400 metros até chegar ao pico de Sožanj para ter acesso a uma paisagem ainda mais impactante. Algumas ilhas menores estão espalhadas ao redor da região, tornando Lastovo uma das favoritas entre mergulhadores e praticantes de snorkel.

Vale a pena conhecer

Conheça outras paradas obrigatórias pela Croácia:

  • Hvar
  • Vis (cenário de Mamma Mia!)
  • Neretva delta
  • Península de Pelješac 
  • Ilhas de Elaphiti 
  • Dubrovnik 

Curiosidades interessantes sobre o país

  • A Croácia fica na região dos Balcãs e faz fronteira com Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro;
  • A capital da Croácia é Zagreb, e entre suas cidades mais visitadas estão Split, Hvar e Dubrovnik;
  • O país possui 698 ilhas, 389 ilhéus e 78 recifes, o que torna o arquipélago croata o maior do mar Adriático e o segundo maior do Mediterrâneo, após o arquipélago grego;
  • Em 2023, a moeda oficial do país desde 1994, o kuna, foi desbancada pelo euro. A taxa de conversão do antigo kuna para o euro é fixa. 1 euro equivale a 7,53 kunas.

Seguro-viagem

A Travelex Confidence se destaca ao proporcionar uma opção de seguro de viagem confiável. Essa alternativa pode ser adquirida de forma online, com a possibilidade de pagamento parcelado em até 6 vezes, e a apólice é enviada diretamente para o seu e-mail. Com assistência disponível 24 horas por dia, a cobertura abrange aspectos médicos, odontológicos e farmacêuticos, oferecendo ainda proteção em casos de acidentes ou perda de bagagem, assegurando sua tranquilidade em qualquer lugar do mundo.

Além disso, leve consigo um kit básico de primeiros socorros e informe-se sobre os serviços médicos disponíveis em seu destino.

Por fim, tenha um plano de contingência em caso de perda, roubo ou qualquer situação inesperada. Mantenha à mão os números de contato de emergência locais e os da embaixada ou consulado do seu país. Estar preparado nessas circunstâncias críticas proporciona uma resposta rápida e eficiente diante de desafios imprevistos.

Ao seguir essas dicas essenciais, você estará bem preparado para garantir sua segurança em qualquer destino. Viaje com confiança, aproveite ao máximo sua jornada e crie memórias inesquecíveis. E lembre-se, a Travelex Confidence está aqui para oferecer soluções de câmbio seguras e práticas para tornar sua viagem ainda mais tranquila!

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você! Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube
Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil