Gostosuras e travessuras pelo mundo: como é celebrado o Halloween em 5 países

Curiosidades
Dia das Bruxas: conheça o Halloween em 5 países
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 22/10/2021

Apesar de não ser uma unanimidade por aqui, o Brasil não passa ileso ao Halloween, uma das festas mais populares na gringa – e que os Estados Unidos, em particular, fazem questão de exportar. Que tal matar algumas curiosidades sobre esse assunto? A gente convida você para uma rápida e arrepiante viagem pelas comemorações de Halloween pelo mundo. Aperte o cinto!

Qual é a origem do Halloween?

Como a maioria dos feriados ocidentais, as origens do Halloween remontam às tradições pré-cristãs – conta-se que deriva do festival celta de Samhain, quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar os fantasmas.

E mesmo com as raízes irlandesas, é norte-americano o modelo mais popular: os Estados Unidos emprestam à data suas tradições mais marcantes, que conhecemos pelos filmes, séries e livros (com temas assustadores, roupas temáticas e a coleta de doces de porta em porta).

Bem, a verdade é que o calendário nessa época do ano é recheado de datas especiais para diferentes povos.  No século VIII, o Papa Gregório III instituiu o Dia de Todos os Santos (1º de novembro); o Dia de Finados (2 de novembro) também é celebrado há séculos, principalmente em países com grandes populações católicas e orientais ortodoxas. Se acontecer de você estar de férias na época do Halloween, aqui estão alguns destinos onde você pode encontrar festas, no mínimo, interessantes.

1. Halloween nos Estados Unidos

A noite de 31 de outubro é pra lá de especial nos Estados Unidos. Muitos norte-americanos celebram o Halloween vestindo fantasias, contando e recontando contos de bruxas e fantasmas. Abóboras viram lanternas, crianças batem de porta em porta na esperança de encher saquinhos de doces.

2. Irlanda, onde tudo começou

Como já dissemos, o Halloween se originou na Irlanda, então a maioria das referências dos Estados Unidos está aqui – a abóbora esculpida, doces e brincadeiras… Entretanto, alguns costumes populares nunca cruzaram o Atlântico. Isso inclui o consumo de barmbrack (um bolo de passas tradicional), acender fogueiras e lançar fogos de artifício. Também há muitos eventos especiais realizados em toda a ilha, incluindo o enorme “Carnaval de Halloween de Banks of the Foyle”, uma festa de rua com milhares de foliões fantasiados.

3. O “Día de Muertos”, no México

O Dia dos Mortos é indiscutivelmente o festival mais conhecido do México – tem até um lugar na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Atualmente, o feriado mexicano está associado ao Dia de Todos os Santos e Finados, mas alguns acreditam que na verdade se originou das práticas astecas dedicadas à deusa dos mortos.

As tradições desta festa de três dias variam regionalmente, mas há uma série de práticas encontradas em todo o país. Alguns exemplos: a construção de altares para familiares falecidos e visitas a túmulos com oferendas como caveiras feitas de açúcar, pães doces e garrafas de tequila e mezcal.

4. Halloween na Itália

Não, o Halloween não é particularmente popular na maior parte da Itália, mas, a pequena ilha da Sardenha há muito pratica tradições semelhantes às encontradas nos Estados Unidos. Em algumas partes, as crianças vão de porta em porta pedindo doces em nome das almas presas no purgatório.

5. Até Portugal

Embora as travessuras ou gostosuras não sejam uma tradição tipicamente portuguesa, as crianças aqui participam de uma tradição conhecida como Pão-por-Deus na manhã de 1 de novembro. As crianças vão de porta em porta e quando os vizinhos atendem, gritam “Pão-por-Deus” para receber pães e doces.

Vá até o nosso perfil no Instagram e conta pra gente como você costuma comemorar o Halloween!

Fontes: www.businessinsider.com, www.americaslibrary.gov e www.history.com

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil