Dia do Imigrante Italiano: conheça a data que une Brasil e Itália

Intercâmbio
bandeira-italia
Intercâmbio

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 17/02/2020

O Brasil recebeu muitos imigrantes italianos no final do século 19 e início do século 20. Esse contingente deu origem à maior população italiana fora da Itália e tem sua data celebrada no dia 21 de fevereiro, criada pela lei federal nº 11.687 de 2008.

Boa parte dos imigrantes italianos vieram para trabalhar em lavouras de café em regiões do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar disso, a presença de ítalo-brasileiros aparece em todo o território nacional, fazendo do Brasil uma verdadeira nação irmã da Itália. Por essa irmandade, foi criado o dia do imigrante italiano.

O número de descendentes italianos é tão grande que, segundo o Consulado da Itália no Brasil, há 25 milhões de descendentes de italianos vivendo no País. Para se ter uma ideia, apenas no ano de 2018, mais de 260 mil brasileiros solicitaram formalmente um pedido de cidadania italiana ao país.

Em entrevista concedida à CBN, o historiador Fernando Achiamé contou que o idealizador da primeira expedição em massa de italianos no Brasil, Pietro Tabacch, foi quem ofereceu terras para os imigrantes em troca do direito de derrubar 3,5 mil jacarandás para exportação. Chegaram 386 pessoas, e muitas delas fugiram para colônias próximas que pagavam melhor. Além disso, a promessa feita por Tabacch não foi cumprida, o que levou os italianos a organizar revoltas que foram contidas apenas por ação policial.

A resistência dos italianos à ação de Tabacch, que inclusive foi tomada oficialmente através da assinatura de contrato em 1873 para importar trabalhadores, o levou a entrar na justiça. O processo, no entanto, não teve continuidade, pois o comerciante logo faleceu.

Ficar por dentro da história que levou o nosso País a ser como é hoje, é essencial para compreender a diversidade que o compõe. E se quiser conhecer mais sobre o país de onde vieram tantas pessoas que fazem parte da história do Brasil, conte com as soluções em câmbio da Travelex Confidence!

Fontes: Terra, CBN, Isto É

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil