Dicas para criar um canal e receber do Google AdSense

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Dicas para criar um canal e receber do Google AdSense

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21 Mar 22

Ser produtor(a) de conteúdo para uma plataforma de vídeos pode parecer mais difícil do que realmente é. Imagine as oportunidades – para você e sua empresa – que podem surgir nesse caminho? É sobre isso que iremos falar hoje: como dar start em um projeto no YouTube e se utilizar de recursos como o Google AdSense, que permite lucrar com anúncios monetizados

Fato: o YouTube é uma plataforma onde as empresas podem ter alcance e escala em todos os segmentos da população em um curto espaço de tempo. Quer uma sugestão? Sua marca também deveria estar lá.

A rede social mais popular entre os adultos dos Estados Unidos (quase 75% dos norte-americanos visitam canais de vídeo) quebra recordes também no Brasil. Para dar uma ideia de grandeza, o Kantar Ibope Media, principal empresa de mensuração de audiência de emissoras de televisão no País, já está distribuindo dados relativos ao YouTube em seus serviços.

Com tanta gente de olho em um espaço altamente criativo e cheio de oportunidades, não seria incrível se uma parte desse público desse uma olhada no seu conteúdo? Felizmente, criar uma conta no YouTube é bastante simples. Ter um canal de sucesso e monetizá-lo é um pouco mais trabalhoso – mas a gente te ajuda nessa.

Começando: como criar um canal do YouTube em 4 passos

– É necessário criar uma conta do Google. Se você usa Gmail, Google Maps ou Google Play, provavelmente já tem uma. Então, pule para a próxima etapa. Está começando do zero? Não se acanhe: clique aqui para se inscrever no Google. Vale dizer que esse nome e endereço de e-mail não serão vinculados publicamente à sua marca. É apenas um canal de contato entre a ferramenta e você.

– Com acesso ao Google, você configura automaticamente uma conta pessoal no YouTube. Mas, para usar a ferramenta para sua empresa, precisa direcionar seu perfil. Basta acessar a página da sua conta na plataforma, clicar em “Criar um canal” e inserir o nome para a conta da sua marca.

Ao concluir este passo, você pode conceder acesso de administrador a várias pessoas, personalizar o nome e a aparência de acordo com a identidade da sua marca. Outra coisa legal é explorar o YouTube Analytics, que oferece informações úteis sobre quem está assistindo aos vídeos e qual conteúdo entre as suas publicações faz mais sucesso.

– Customize: no painel do canal, insira as informações que ajudarão a otimizar o conteúdo – o seu público precisa encontrá-lo. Lance mão de palavras-chave descritivas e capriche na categorização. Também é bacana estilizar ícones e imagens para conectar marca e conta visualmente, reafirmando sua presença na web. 

– Faça o upload do seu primeiro vídeo clicando no botão “Criar”. Aí é só seguir as instruções.

As melhores dicas para criar um canal de sucesso no YouTube e como receber via Google AdSense

1. Escolha o ícone perfeito

O ícone do canal pode ser o logo da marca ou não, mas deve corresponder à sua identidade e complementar o banner que ilustra sua página no YouTube.  Ao fazer essa escolha, certifique-se de seguir as dimensões de imagem recomendadas para evitar qualquer distorção (e não custa nada verificar em dispositivos diferentes, né?).

2. Trace uma estratégia de publicação

Vai soar óbvio, mas não custa reforçar: vídeos bons nascem de uma estratégia sólida – quais temas irá abordar? Qual será a periodicidade das publicações? Como será a divulgação fora do ambiente do YouTube? Um plano de ação pode aliar a agenda de lançamentos de novos produtos com a publicação de reviews, por exemplo.  

3. Thumbnails atraentes

Thumbnail é uma imagem pequena e comprimida usada na internet para prever e direcionar para a página com a imagem original. O YouTube usa esse recurso na hora de empilhar o seu conteúdo em listas, ou quando o usuário faz uma busca, por exemplo.

“Pouca gente reconhece, mas a verdade é que uma miniatura é uma grande arma de conversões e pode ser a diferença entre o clique e a desistência do usuário”, diz o especialista Neil Patel, em seu blog. Uma vez que as “thumbs” tenham uma importante função de navegabilidade, é importante preocupar-se com elas no seu canal. “Como elas preveem o que será tratado no material, geram uma ótima oportunidade para ‘fisgar’ a pessoa”, reforça Patel.

4. Faça listas de reprodução

É a melhor maneira de manter o espectador em sua página. As listas de reprodução do YouTube não apenas organizam seu conteúdo relacionado, como também são reproduzidas automaticamente. Quando um vídeo termina, o próximo já começa – o que minimiza as chances de um usuário passar para outro canal.

5. Experimente monetizar

O AdSense é uma plataforma do Google que relaciona anúncios ao seu canal com base nos visitantes e no conteúdo oferecido. Em outras palavras, ele monetiza as visitas de canais de YouTube (e outros sites) por meio da disponibilização de espaços para publicidade. Os anúncios são reproduzidos antes ou durante o vídeo e o formato pode variar – minivídeos, banners, links, blocos…

Mais uma vez, é preciso ativar a ferramenta para que a monetização comece a valer: acesse o painel do YouTube e clique na opção “Estúdio de Criação” > “Criar uma conta no AdSense para seu canal”. Depois, aceite a solicitação e poste seu conteúdo, como de costume.

Fique ligado(a): o cuidado com o seu canal também está relacionado ao acompanhamento da efetividade dos anúncios. Com essa análise, você entenderá o que funciona melhor para o seu site e seu público.

Os ganhos do Google AdSense são pagos em dólar pela empresa, que precisam ser convertidos para real para você receber em sua conta nacional. É aqui que você pode contar com a consultoria dos nossos especialistas em câmbio. Travelex Confidence, 100% digital 100% pessoal!

Fontes: Google e Hootsuite.

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