Dicas para Intercâmbio: Intercâmbio para os Estados Unidos

Intercâmbio
intercâmbio eua
Intercâmbio

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 2/01/2020

Preparamos algumas perguntas para quem já fez intercâmbio para os Estados Unidos que podem ser dicas valiosas para a sua viagem!

É muito comum ter dúvidas sobre viagens internacionais em geral e mais ainda quando se trata de um intercâmbio! Já que é uma experiência mais longa e com muitos detalhes envolvidos. Para te ajudar a planejar esse tipo de viagem, resolvemos fazer algumas perguntas para uma pessoa que já fez intercâmbio nos Estados Unidos, que, de acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (BELTA), é o segundo destino mais procurado pelos estudantes brasileiros, ficando atrás apenas do Canadá. Esperamos que o conteúdo te ajude a tirar suas dúvidas e te dê maior tranquilidade para realizar sua viagem internacional.

Veja abaixo as dicas da Thamires Pessegueiro sobre o seu intercâmbio nos Estados Unidos:

  1. Para qual cidade dos Estados Unidos você foi em seu intercâmbio?

Fiz meu intercâmbio para Pittsburgh nos EUA

2. Quanto tempo durou sua experiência?

Fiquei 2 anos lá

3. Quanto tempo você levou planejando seu intercâmbio?

Como fiz o programa de au pair, financeiramente não precisou de um grande planejamento, dado que é um programa de trabalho/estudo. Demorei cerca de 1 ano, já que precisei tirar minha CNH, que é um documento obrigatório, além da comprovação das horas de cuidado com crianças.

Au pair é um programa indicado para mulheres entre 18 e 26 anos, que buscam uma imersão completa em uma cultura diferente. Para estar apto a fazer este tipo de intercâmbio é preciso gostar de crianças, ter carteira de habilitação, ensino médio completo e nível intermediário no idioma local. Além de estudar, o intercambista ainda recebe um salário semanal (a ser definido com a família) pelos cuidados com a/as criança/s.

4. Como planejou sua hospedagem?

A hospedagem era gratuita. Fiquei hospedada na mesma casa em que trabalhava como au pair e todos os gastos domésticos eram de responsabilidade da família anfitriã, que foi escolhida por intermédio de uma agência de intercâmbio.

5. Qual a comida típica que você mais gostou no seu intercâmbio?

Quando falando de EUA, logo pensamos em hambúrguer, né? Haha. Mas, por ter muitas pessoas descendentes de estrangeiros no meu ciclo de amizades, eu gostei muito de comer perogies, que é uma comida típica de thanksgiving e outros feriados nacionais. Basicamente é uma massa recheada, um tipo de pastel cozido originário da Polônia e Ucrânia, lembra muito um capeletti.

6. Que lugares você visitou no seu intercâmbio?

Muitos!! Eu fiz cerca de 15 cidades nos dois anos em que morei nos EUA, desde NYC até Las Vegas. Mas o meu favorito foi a Disney, pois sempre foi meu sonho conhecer. Além de Chicago, uma cidade muito bonita e que me surpreendeu. Claro que poder ver a neve, um dia que nunca vou esquecer, foi muito especial, porém, por viver em um lugar muito frio, acabou virando uma rotina.

7. O que achou da receptividade das pessoas do país?

Maravilhosa! Me receberam muito bem, me tratavam como se fosse parte da família. Tinham curiosidade em saber mais sobre o Brasil, nossa comida e cultura principalmente.

8. Como foram os custos durante o seu intercâmbio?

Dado que eu recebia um valor por semana, eu me programava para não gastar além do meu salário. Apesar de ser simbólico, eu não tinha gastos, então era um valor “livre” para mim. Conseguia viajar e fazer muitas compras!!

Na época gastei cerca de USD 1.000 para fazer o intercâmbio (incluindo tudo: passagem, treinamento em NYC, gasto com passaporte, visto e toda documentação necessária). Lembro que cheguei com USD 200, mas logo na semana seguinte já recebi meu salário (cerca de USD 200 por semana).

Quando pesquisei sobre intercâmbio, esta era a melhor opção: a mais barata, que me daria maior possibilidade de conhecer a cultura, viajar e aprimorar o meu inglês. Na minha opinião é o melhor intercâmbio para aprender o idioma, com o melhor custo benefício.

9. Alguma dificuldade com a distância da sua viagem internacional?

Sim, a saudade da minha família e dos meus amigos foi o principal desafio para mim. No meu caso, eu precisei fazer uma cirurgia nos EUA e passar por um procedimento como esse sem ter sua família perto foi bem complicado. Conversar com eles por mensagens e por chamada de vídeo foi essencial para que eu me ficasse bem, por isso recomendo ter um bom pacote de dados! Era um dia de cada vez, uns só chorava de saudade, outros eu não queria voltar. Mas faz parte de qualquer intercâmbio e, no final do dia, a balança é positiva e vale muito a pena. Eu incentivo todos a fazerem!

10. Uma frase que descreve seu intercâmbio?

A melhor experiência da minha vida!!

Gostou da leitura? Aproveite para conhecer tudo o que a Travelex Confidence pode te oferecer.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil