Dicas valiosas para tirar um ano sabático no exterior

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...
Dicas valiosas para tirar um ano sabático no exterior

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 30 Mar 22

Convenhamos: tirar um ano sabático pode parecer um privilégio tão monumental quanto impossível. Deixar o trabalho por um longo período, ser capaz de sobreviver com recursos limitados, ter uma vida profissional para tocar no retorno… realmente, soa desafiador! Contudo, dar um tempo na rotina frenética é a chave para uma reconexão, para conhecer novos lugares, para aproveitar a jornada como ela merece – e isso pode ser exatamente o que você precisa. Reunimos dicas para você, que está pensando em tirar um ano sabático no exterior.

Mas antes, que é um ano sabático exatamente?

A origem do termo vem da cultura judaica: o sabático seria o sétimo ano do ciclo de sete anos da agricultura, um tempo para o descanso da terra. Podemos definir como uma pausa estendida para descansar e tocar outros projetos revigorantes e que contribuam para o trabalho. Mas, atenção, é descanso, não férias, já que o período é prolongado. O que pouca gente sabe é que empresas podem oferecer licenças (remuneradas ou não) e garantir que a posição de um funcionário permaneça aberta até que ele retorne. Você sabia disso?

Se você quer experimentar os benefícios de um ano sabático, temos dicas para encorajá-lo(a) e prepará-lo(a).

1. Questione-se sobre seus motivos

Uma fuga para outro país pode parecer a melhor solução para acabar com o esgotamento do trabalho. Infelizmente, não funciona assim. É importante saber distinguir os motivos que o(a) levam a querer tirar um ano sabático. Se descobrir que está insatisfeito(a) com a vida profissional, o melhor mesmo é rever os planos e arriscar encontrar algo que valha a pena antes de criar uma lacuna que possa afastar os recrutadores mais adiante.

2. Verifique a política da sua empresa

Não, você não precisa pedir demissão para encarar um período sabático. Verifique no departamento de RH da sua empresa e leia seu contrato para entender qual é a política em relação a intervalos prolongados. Algumas companhias até permitem que colaboradores com mais tempo de casa tenham licenças não remuneradas, mas nem sempre é o caso. Estude os termos e condições antes mesmo de abordar seu superior para pedir aprovação. Isso mostrará efetivamente que você está levando a sério e que entende completamente os procedimentos.

3. Defina uma data

Provavelmente, começar o seu ano sabático o mais rápido possível não é uma boa ideia. Escolha uma data condizente com um planejamento mais abrangente – para onde irá, quanto tempo você ficará fora e como irá economizar para se manter durante a viagem.

Já falamos por aqui sobre planejamento financeiro para uma viagem de sucesso.

4. Ponha sua vida financeira em ordem

Ter despesas em moeda estrangeira por um tempo razoável não precisa ser um pesadelo, pede apenas organização. Invariavelmente, tirar um ano sabático sem remuneração pode afetar as suas finanças. Leve em consideração suas economias, se tem dívidas, se é possível cortar despesas até a viagem ou se terá uma renda durante o período que estiver fora.

Pensar a longo prazo exige uma certa disciplina e paciência. Mas, lembre-se: montar um planejamento com o máximo de antecedência é a maneira mais eficiente de tirar a viagem do papel e, de quebra, gastar menos na compra da moeda estrangeira.

5. Coloque a questão do câmbio entre as suas prioridades

Para sentir os reflexos da variação cambial, nem é necessário atravessar a fronteira. E se você vai gastar em moeda estrangeira durante um longo período, deve lançar mão de boas ferramentas. O jeito mais prático de economizar é acompanhar o preço: assinando um alerta de câmbio gratuito, você recebe por e-mail a cotação da moeda em espécie que desejar e analisa a variação cambial em um gráfico.

O histórico da cotação ao longo de uma semana, um mês ou três meses, te dará insumos para identificar os melhores momentos para a compra. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) já está incluído no preço que aparece no alerta (para ter o valor final, você pode fazer uma simulação via app ou site da Travelex Confidence).

Lembre-se de que a melhor estratégia é comprar a moeda estrangeira aos poucos. Isso garante uma cotação média – nem tão alta, nem tão baixa. Só assim é possível suavizar os impactos do sobe e desce do câmbio, que pode impactar seu ano sabático.

Neste ponto, você pode contar com o nosso Câmbio Programado.

6. Registre a experiência

Documentar sua jornada não será apenas uma maneira de manter contato com seus amigos e familiares, mas também permitirá que você contextualize o que conquistou durante o tempo off do trabalho e do seu cotidiano. Escreva um diário pessoal, inicie um blog ou poste pequenos trechos da viagem nas suas redes sociais – quem sabe até monetizar seu ano sabático!

Fontes: Vida SimplesCareer Addict.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil