Moeda Euro: Saiba tudo sobre o dinheiro da União Européia

Curiosidades
euro
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 26/10/2017

Aqui na Travelex Confidence, você encontra mais de 20 tipos de moedas estrangeiras e a segunda mais vendida historicamente em nossas Lojas e e-commerce é o Euro, que fica atrás apenas do dólar americano. Para te ajudar a ter maior familiaridade, nesse post, da mesma forma que fizemos no post sobre dólar americano, falaremos de algumas curiosidades do Euro e de alguns detalhes sobre as notas, tudo para você viajar com mais segurança e tranquilidade.

 

Euro

 

De onde vem esse nome?

O nome “euro” foi oficialmente adotado em 16 de dezembro de 1995, mas a moeda foi introduzida aos mercados financeiros mundiais apenas em 1999, em substituição à antiga Unidade Monetária Europeia (ECU).

A ideia de estabelecer uma moeda única na Comunidade Econômica Europeia nasceu já na década de 70. Mas só com o Tratado de Maastricht, em 1992, ela passou da teoria para o Direito. Este tratado foi celebrado por doze países que à data faziam parte da Comunidade Econômica Europeia. O primeiro nome para o sistema conversor de moedas que se uniriam foi o ECU (European Currency Unit).

 

Moeda oficial

O euro é a moeda oficial de 19 dos 28 países europeus que formam a chamada “Zona do Euro”, parte da União Europeia. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Portugal. Fora da União Europeia, outras localidades também utilizam a moeda. São elas: Andorra, Mônaco e Vaticano. O euro é a segunda moeda mais transacionada no mundo, ficando atrás apenas do dólar americano.

Conheça um pouco mais sobre as notas de euro:

5 eurosA imagem da cédula faz alusão ao período arquitetônico Clássico.

10 eurosA cédula faz alusão ao período arquitetônico Românico.

20 euros

20 euros A cédula faz alusão ao período arquitetônico Gótico.

50 euros

50 eurosA cédula faz alusão ao período arquitetônico Renascentista

100 euros

100 eurosA cédula faz alusão ao período arquitetônico Barroco e Rococó.

200 euros

200 eurosA cédula faz alusão a arquitetura em Ferro e Vidro.

500 euros

500 euros – A cédula faz alusão a arquitetura moderna do Século XX.

Moedas:

Já as moedas são 8:

Moedas Euro

Conheça mais alguns detalhes:

    • Textura: todas notas de euro têm textura resistente, firme e áspera, além de terem uma cor dominante. Você facilmente perceberá que se trata de um papel diferente dos papéis convencionais.
    • Tamanho: nenhuma nota de euro tem tamanho igual à outra. Quanto maior for o valor, maior será o tamanho da cédula.
    • Marcas características: alguns detalhes são imprescindíveis para a identificação das notas verdadeiras: o nome da moeda é escrito em caracteres latinos (EURO) e gregos (EYPW); todas as notas trazem as iniciais do Banco Central Europeu em cinco línguas distintas: BCE, ECB, EZB, EKT e EKP; o símbolo de proteção legal copyright; a assinatura do presidente do Banco Central Europeu, Willem F. Duisenberg; a bandeira da União Europeia. Cada uma delas tem uma cor diferente, tanto na parte frontal quanto na parte de trás.
    • Marcas de segurança: há uma marca d’água com uma imagem e o valor da cédula que pode ser vista contra a luz; um fio de segurança; um holograma, nas notas a partir de 50 euros; e mudanças na cor da tinta quando inclinada à luz – elas passam de tons de roxo para tons de verde ou marrom.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre as notas de euro? Conhecer um pouco dos detalhes de moeda estrangeira é conhecer novas culturas. 🙂  Quando precisar de comprar Euro, faça a sua cotação na Travelex Confidence. Com o conversor de moedas online, você sabe no mesmo instante o valor que irá pagar. Somos especialistas em câmbio e oferecemos praticidade e segurança para que você aproveite a sua viagem com tranquilidade.

Você também pode conferir a cotação do euro hoje direto com a gente!

Logo mais falaremos sobre outras moedas. Não perca nossos posts.

Até mais!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil