Como comprar um imóvel nos Estados Unidos?

Produtos
imóvel nos estados unidos
Produtos

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 19/07/2018

Segundo relatório divulgado pelo Banco Central, os ativos brasileiros no exterior atingiram o total de U$ 457 bilhões em 2016, uma variação de 3,1% quando comparado ao ano anterior, e maior valor registrado até o momento. A compra de imóveis no exterior saltou 201% analisando o comportamento de compra dos brasileiros de 2007 a 2015.

Dados do National Assossiation of Realtor indicaram que o Brasil foi em 2016 o sétimo da lista de países que mais investem em imóveis nos Estados Unidos, número bastante expressivo principalmente nos últimos anos. Olhando apenas para os investimentos em imóveis feitos no estado da Flórida, o Brasil fica em segundo lugar, atrás somente dos compradores canadenses.

A compra de imóveis nos Estados Unidos é uma forma de diversificar o portfólio de investimentos e requer alguns cuidados que devem ser seguidos. Para isso, preparamos algumas dicas para te ajudar na decisão.

Comprando um imóvel nos Estados Unidos

Escolhendo o parceiro e o imóvel

Existem uma série de corretoras imobiliárias no exterior que possuem parcerias com os escritórios regionais do CRECI no Brasil, facilitando assim o processo. Neste passo é importante escolher um consultor imobiliário experiente que possa te auxiliar durante todo o processo de escolha do imóvel. No Brasil também existem uma série de assistências jurídicas que facilitam essa intermediação.

Você também pode buscar, diretamente no exterior, corretores imobiliários especializados em atender clientes brasileiros. Os chamados Realtors têm acesso a todas as propriedades que estão disponíveis no país – diferente do que acontece no mercado brasileiro, onde cada corretora de imóveis atua com carteiras diferenciadas. Outro ponto importante, nos Estados Unidos é impossível fazer a compra de um imóvel sem a participação de um corretor.

Reunindo a documentação

A documentação que você irá precisar é bem simples, principalmente se o pagamento for à vista:

– Passaporte, cópia das páginas 1 e 2.

– Comprovante de renda compatível com o imóvel escolhido, que pode ser feita através de Imposto de Renda, Extrato Bancário ou comprovante de Aplicação financeira.

Para o caso de compra de um imóvel nos Estados Unidos à prazo, ou seja, através de financiamento, serão necessários outros documentos além dos mencionados acima. Principalmente porque uma instituição financeira dos EUA precisará aprovar o financiamento. Os documentos são:

– Visto válido.

– Comprovante de endereço.

– Conta bancária nos Estados Unidos.

– Carta do contador.

– Cópia dos 2 últimos anos do Imposto de Renda.

– Cópia dos 3 últimos extratos bancários.

– Prova dos valores, isto é, do valor da entrada do imóvel e de mais 6 meses correspondentes às prestações do financiamento, em conta ou aplicação bancária nos EUA. Esse valor de entrada pode variar de 30% à 50% do valor total do imóvel. O restante pode ser parcelado em até 30 anos, com juros de 3,5 a 6% ao ano.

Importante: Todos os documentos devem estar traduzidos para o inglês, por um tradutor juramentado.

Transferindo dinheiro para uma conta no exterior

Após a escolha do imóvel, seja para o pagamento à vista ou a prazo, será necessário enviar os recursos para uma conta em seu nome aberta no exterior, por meio de uma Remessa Internacional.

Esse tipo de investimento, de acordo com o Banco Central, caracteriza uma Disponibilidade no Exterior, com IOF (Imposto sob Operações Financeiras) de 1,1% e isento de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

Vale a pena ressaltar que, no último dia do ano, os brasileiros com imóveis no exterior no valor igual ou superior a U$ 100.000,00 (cem mil dólares americanos) devem realizar a Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior. Se o valor do imóvel for equivalente ou superior a U$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares americanos), no último dia de cada trimestre é necessário realizar a Declaração Trimestral de Capitais Brasileiros no Exterior.

No Banco Confidence você conta com a ajuda de especialistas para realizar as Declarações de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), tanto a Anual quanto a Trimestral.

Veja como fazer uma Remessa ou Pagamento Internacional através do nosso Aplicativo.

Escolhendo uma forma de pagamento

Você tem duas opções para fazer o pagamento da compra de um imóvel nos Estados Unidos: à vista ou à prazo, por meio de um financiamento.

Pagamento à Vista:

O pagamento à vista é muito mais simples, e você precisará apenas da cópia do seu passaporte e comprovante de renda. Com isso em mãos, basta fazer outra transferência internacional da sua conta nos Estados Unidos para uma conta escrow (fiduciária) do cartório escolhido.

A transação é toda feita por advogados, desde a validação legal do vendedor e do imóvel até a documentação necessária para realizar a transferência de titularidade. Além disso, fica com ele também a responsabilidade do pagamento para o vendedor do imóvel, após a assinatura do contrato.

Pagamento à Prazo e Financiamento:

A compra à prazo requer a documentação adicional. Apesar do financiamento geralmente ser bastante facilitado, nem todo imóvel se qualifica para tal, por isso é importante deixar claro para a corretora de imóveis qual a sua forma de pagamento logo no início da procura.

Além disso, nem todos os credores dos EUA fornecem empréstimos imobiliários para estrangeiros e as condições podem variar de acordo com a instituição financeira e o imóvel escolhido.

Na Confidence Câmbio você pode realizar sua transferência internacional com segurança e ainda contar com a facilidade de fazer tudo sem sair de casa, por meio da Loja Online ou Aplicativo.

Se tiver dúvidas sobre o processo de envio de dinheiro ao exterior, você pode acessar nosso chat e contar com um atendimento especializado para te ajudar.

Aproveite e veja um passo-a-passo de como enviar dinheiro ao exterior pelo Aplicativo Confidence Câmbio.

Até a próxima!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil