Melhores lugares para ver a aurora boreal

Viagem
Melhores lugares para ver a aurora boreal
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 8/04/2022

Luzes coloridas que dançam pelo céu em noites frias: essa cena pode ser o sonho de muita gente! A aurora boreal é um dos fenômenos ópticos mais celebrados ao redor do mundo, e leva pessoas a atravessar fronteiras para vê-lo. Se isso está na sua lista de desejos, continue por aqui! Nós te contamos qual o melhor período do ano para ver, quais os melhores destinos e ainda o que explica a existência desse fenômeno!

O que é a aurora boreal?

As ondas verdes, azuis, roxas e vermelhas só podem ser vistas à noite graças ao Sol. É isso mesmo! A aurora boreal existe por conta do calor, da luz e da energia que essa grande estrela emite. Algumas das partículas que chegam até a Terra escapam da proteção fornecida pelo campo magnético, o que gera tempestades solares nas extremidades do planeta. Assim, a beleza que se espalha pelo céu é resultado de milhões de colisões.

De acordo com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), quando o gás da colisão é o oxigênio, as luzes formadas são verdes e vermelhas. Já quando é o nitrogênio, o fenômeno é predominantemente azul e roxo.

Qual a melhor época para ver o fenômeno?

O fenômeno é mais favorável ao inverno. Além disso, é mais fácil vê-lo durante o período das 18h até 1h, principalmente quando o céu está limpo, sem muitas nuvens ou poluição.

Quais os melhores destinos para ver a aurora boreal?

É muito comum ouvir pessoas dizendo que o fenômeno deve ser visto do Alasca. Mas, apesar de ser um ótimo destino, existem outras opções que contam com resorts próximos e até programas específicos para quem viaja especialmente para ver a aurora boreal. Separamos alguns lugares, veja só:

  1. Groenlândia

Como um destino para quem curte o frio, já que cerca de 80% do país é coberto de gelo, também pode ser uma ótima opção para quem quer apreciar a aurora boreal.

A Groenlândia, território na América do Norte que tem mais de 56 mil habitantes, é reconhecido por outros lindos fenômenos da natureza, como o sol da meia-noite.

O fenômeno pode ser visto em diferentes regiões do país, mas a visibilidade é ainda maior em Kulusuk e Ammassalik.

A região também é muito buscada por quem é apaixonado por contos e lendas, já que a Groenlândia conta com as principais histórias relacionadas aos vikings.

  • Lapônia

Localizada no norte da Escandinávia, a cidade de Alta é um dos melhores destinos para quem deseja ver o fenômeno óptico. A opção é popularmente conhecida como “a cidade das auroras boreais”, principalmente porque no final do século 19 foi palco da construção do primeiro observatório de auroras boreais do mundo.

Banhada pelo Mar Báltico, a Lapônia é a terra natal do povo indígena sami, e também é amplamente buscada por pessoas apaixonadas pela neve.

Por lá, não é preciso se locomover até o norte do país para ter a experiência. A capital, Reykjavik, já proporciona a possibilidade de ver o fenômeno a olho nu.

  • Noruega

Com vistas incríveis e amplamente buscadas por viajantes e pessoas que querem morar no país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, a Noruega também pode ser uma ótima opção para quem sonha em ver a aurora boreal.

O país escandinavo é reconhecido internacionalmente como um dos melhores países para viver, ocupando sempre os primeiros lugares no ranking. Por lá, a qualidade de vida e beleza natural atraem milhares de pessoas todos os anos, mesmo contando com frios intensos.

Um dos melhores lugares para apreciar o fenômeno é a cidade Troms. Localizada no extremo norte da Noruega, a opção conta com voos vindos diretamente da capital, Oslo. Por lá, é possível contar com a ajuda de uma agência que organiza os passeios para explorar a área e ficar nos locais mais favoráveis à apreciação das luzes coloridas. A indicação é que os turistas passem pelo menos três noites no destino para garantir o programa!

  • Islândia

Uma das opções com lindas acomodações é a Islândia. Na cidade Hella, há um conjunto de chalés projetados especialmente para quem viaja justamente para apreciar a aurora boreal.

Como um dos destinos com hotéis mais preparados para pessoas que buscam a aurora boreal, a Islândia também é reconhecida pela capital Reykjavik, que é abastecida por energia geotérmica.

A arquitetura moderna com teto de vidro é acompanhada pelo nome de um deus nórdico a cada chalé, como o Thor. Apesar do preço ser alto para a hospedagem, a garantia é de uma experiência inesquecível em um ambiente aconchegante.

Curtiu ficar por dentro de tudo sobre esse fenômeno incrível? Se quiser apreciar de perto a aurora boreal e ainda curtir um dos destinos que indicamos aqui, conte com as soluções em câmbio do Grupo Travelex Confidence! 100% pessoal, 100% digital.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil