Como pagar multas de trânsito no exterior?

Deixar de pagar uma multa no exterior pode causar o bloqueio do seu passaporte. Saiba como proceder

24 out 2018 1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Carregando...

 

Garantia de conveniência e independência, alugar um automóvel é uma das melhores opções de traslado durante uma viagem internacional. Por desconhecimento das regras locais ou por descuido na hora de dirigir, muitas pessoas acabam se complicando quando infringem as leis de trânsito fora do Brasil. Assim, ao chegar em casa, pode ser que encontrem uma multa na caixa postal.

Na maioria das vezes, o prazo para o pagamento de uma multa no exterior é de 60 dias a partir do dia de recebimento da correspondência. Deixar de pagá-la dentro desse prazo implica em sérias consequências, como o impedimento de voltar ao país em que a infração foi cometida e até o bloqueio do passaporte para futuras viagens.

 

multa de trânsito no exterior

 

 

Notificação automática vs. Multa por correspondência

 

Existem duas situações e cada uma delas pode ser paga de maneiras distintas.

Para infrações mais leves, que podem ser identificadas imediatamente (parar o carro em local proibido, por exemplo), o condutor do veículo recebe um tíquete de multa que pode ser pago no ato. Já para infrações mais graves, a multa é enviada por meio de correspondência.

Na maioria dos países, ao constatar uma multa no exterior, o órgão responsável entra em contato com a locadora de veículos e solicita os dados de quem dirigia o veículo na data em questão. Somente depois disso é que a correspondência é enviada ao endereço indicado pela locadora.

 

Como pagar uma multa de trânsito internacional?

 

O pagamento da multa no exterior vai depender do país e o órgão que regula as infrações dentro de cada região. Por exemplo, multas municipais na França podem ser pagas apenas via transferências internacionais.

Alguns outros países aceitam como forma de pagamento os cartões internacionais. Se você voltou de viagem e ainda tem saldo em seu cartão pré-pago internacional, você pode utilizá-lo para esse pagamento quando houver aceitação da bandeira Mastercard.

 

Veja como fazer um pagamento via transferência internacional:

  1. Acesse a Loja Online Confidence Câmbio ou baixe nosso Aplicativo
  2. Escolha o país e o valor da multa que consta na carta recebida
  3. Cadastre-se em nossos Canais Digitais com seu CPF, endereço, telefone e senha.
  4. Clique em “Novo Favorecido” e cadastre os dados de pagamento do beneficiário no exterior, neste caso o órgão regulador no país onde foi cometida a infração.

 

Para Itália, por exemplo, será pedido:

  • Nome do favorecido: que poderá ser uma instituição ou pessoa jurídica, é referente a quem irá receber esse dinheiro no exterior.
  • Código SWIFT ou ABA: são códigos padronizados internacionais que identificam a agência bancária no exterior. Saiba mais sobre os códigos bancários internacionais.
  • Número da conta IBAN: também um código internacional que identifica a conta bancária no exterior. Saiba mais sobre o IBAN.
  • Identificação do pagamento: apenas uma informação textual (preferencialmente em inglês) para que o órgão no exterior identifique seu pagamento. Por exemplo: “traffic ticket”, que quer dizer “multa de trânsito.

 

multa de trânsito no exterior

 

Logo depois, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Escolha um motivo de transferência, exigido pelo Banco Central para classificar a saída de dinheiro do Brasil ao exterior. Neste caso, você precisará selecionar “Outros Motivos”.
  2. Confira os dados de pagamento e os dados do órgão regulador que receberá o dinheiro, o favorecido.
  3. Faça o upload do seu RG ou CNH e também da “Invoice”, equivalente ao boleto de cobrança da multa no exterior. Saiba mais sobre a Invoice.
  4. Seu pedido passará por uma avaliação interna, e um especialista entrará em contato para que você possa dar andamento na sua transferência internacional.
  5. Escolha a forma de pagamento, transferência bancária ou boleto (válido para pedidos abaixo de R$ 10.000,00). Se tudo estiver certo, em 48h é liberado o comprovante SWIFT para sua consulta na Loja Online ou Aplicativo Confidence Câmbio!

 

Não se esqueça de entrar em contato com o beneficiário no exterior para confirmar o recebimento do pagamento. Caso surja algum problema, você pode acessar nosso chat e conversar com um de nossos especialistas.

Tem mais alguma dúvida sobre multa de trânsito no exterior? Deixe nos comentários que em breve a gente te responde 🙂

Leia também nosso post sobre os 5 melhores apps para suas viagens internacionais.

 

#multanoexterior #pagamentosinternacionais #remessas #remessasinternacionais
As mais lidas

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios

Categorias

Conecte-se a nós

Tags