Nômade digital: como trabalhar – e receber – de qualquer lugar

Viagem
Nômade digital - desktop
Viagem

6 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 14/05/2021

“Um nômade digital é alguém que deseja a liberdade de viver e trabalhar de qualquer lugar do mundo e usa a tecnologia para tornar esse desejo uma realidade”, diz Keith, empresário e autor do blog Nomad Flag. A tal bandeira que Keith carrega há mais de 20 anos tem nome: nomadismo digital. Esse, provavelmente, é um dos estilos de vida que mais ganhou notoriedade nos últimos anos e se intensificou ainda mais com a pandemia e a nova realidade do trabalho híbrido, o que para muitos ainda não era possível.

De acordo com a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas no Brasil adotaram a estratégia de trabalho remoto durante a pandemia. No setor de comércio e serviços, 57,5% dos trabalhadores adotaram o teletrabalho; em pequenas empresas, esse percentual sobe para 52%.

Abaixo, separamos as principais características desse estilo de vida para que você fique por dentro da tendência e até considere se tornar um nômade digital. Que tal?

O que significa ser um nômade digital?

Antes de respondermos à pergunta, vamos nos ater ao termo “nômade”. De acordo com o dicionário, é “aquele que não tem casa ou não se fixa muito tempo num lugar”. Pois bem, o nômade moderno é a pessoa que não tem, então, casa permanente, um lugar, uma raiz. Passa tanto tempo viajando, que a única maneira de arcar com os gastos é ganhando dinheiro por onde passa.

Seguindo o raciocínio, o nômade digital subsidia a vida em eterna viagem trabalhando online, remotamente. Ele se vale de seus notebooks, smartphones e tablets para fazer serviços, independentemente do local em que esteja naquele momento e, assim, patrocinar a sua jornada.

A verdade é que, com a tecnologia e o acesso cada vez mais difundido à internet, o nômade digital pode simplesmente levar seu emprego para onde quer que vá e trabalhar em quartos de hotel, bibliotecas, cafés, trailers ou espaços de coworking, seja aqui no Brasil ou do outro lado do mundo, na Austrália, por exemplo.

Ser nômade digital é uma tendência

Como já dissemos, o nomadismo digital é um estilo de vida que tem ganhado cada vez mais adeptos. Algumas pesquisas já indicaram que até 2025, haverá 1 bilhão de nômades digitais no planeta. É possível? Talvez, sim!

Alguns destinos são populares – centros como Chiang Mai, na Tailândia, ou Ubud, na Indonésia. Certas cidades europeias também estão se desenvolvendo fortemente nesse sentido – Berlim e Lisboa são bons exemplos disso. Nesses lugares, nômades digitais de todo o mundo se encontram, trabalham juntos em espaços de coworking e compartilham suas ideias e histórias.

Sobre isso, aliás, o site Nomad List elencou os melhores lugares do mundo para nômades digitais:

Lista um tanto quanto diversa, não é mesmo?

A Estônia, no norte da Europa, anunciou recentemente que facilitará a emissão da ‘cidadania digital’ para brasileiros. Agora, o país conta com um escritório em São Paulo, onde você pode retirar o seu e-Residency, programa criado em 2014 que permite a qualquer pessoa abrir uma empresa na Estônia de forma 100% online, por € 100. Já imaginou ter um negócio próprio na União Europeia?

O principal objetivo do projeto é a desburocratização de processos com foco, principalmente, em nômades digitais, empresários e freelancers. Na América do Sul, o Brasil é o país com maior número de aplicações ao e-Residency.

Tallinn, Estônia
Tallinn, Estônia

Sobre a Estônia

– Capital da Estônia: Tallinn, cidade tipicamente medieval
– População: 1.325 milhão, segundo dados de 2019 da Eurostat
– Território: 45.100 km²
– Moeda oficial: euro
– Governo: República com forma mista de governo
– Idioma oficial: língua estoniana, mas também é possível ouvir um pouco de russo por lá
– Por ser uma ex-república da União Soviética, você encontrará diversos castelos, igrejas e fortalezas nos topos das colinas
– O país é conhecido por ser a “Nação Blockchain”, pois é referência na adoção da tecnologia, visando garantir a segurança dos dados do governo. Não à toa, você tem conexão com wi-fi por todo o país, que foi a primeira nação a usar a internet para uma votação política.

A República Tcheca é outro país europeu que incentiva a entrada de nômades digitais por meio do “zivno”, uma espécie de visto comercial de longo prazo para freelancers e outros trabalhadores autônomos. Além disso, Portugal também oferece visto de residência temporária para empresários independentes trabalharem por lá.

O que considerar antes de se tornar um nômade digital?

Se você ainda não tinha se questionado sobre a possibilidade de se tornar um nômade digital, tenho certeza de que agora está pensando a respeito. No entanto, uma decisão como esta deve ser analisada com calma, afinal as mudanças serão grandes e contínuas.

Para te ajudar, separamos alguns tópicos que podem te ajudar a pensar melhor sobre o assunto:

  • Você se adapta fácil às mudanças ou prefere ter uma rotina bem definida? Lembre-se de que a principal característica de um nômade é não ter residência fixa por muito tempo!
  • Como você lida com a saudade e a distância de seus amigos e familiares?
  • Você tem autodisciplina? Imagine que você precisará ter disposição para realizar o seu trabalho online e ser flexível o suficiente para lidar com as mudanças constantes. Se você está um passo antes e o trabalho é uma preocupação, temos uma superdica: hoje já existem algumas plataformas (online, claro) para quem procura por um emprego à distância, em formato home office.  
  • Antes de tornar o nomadismo uma rotina na sua vida, é importante que você tenha um planejamento financeiro que te garanta certa tranquilidade no início da sua aventura, até que você esteja habituado à nova vida.
  • Para ser um nômade digital, você trabalhará de qualquer lugar do mundo, certo? Isso também significa que você precisará receber seus pagamentos de qualquer lugar do mundo e ter a segurança de que não terá problemas no recebimento. Já pensou nisso? Pois é. Conte com uma empresa confiável, que seja sua parceira e que esteja presente em todo o mundo!

Dica valiosa: conte com a Travelex Confidence, corretora integrante da maior empresa de câmbio do mundo, a Travelex. Na Travelex Confidence, você consegue receber seus pagamentos internacionais de qualquer lugar do mundo em que estiver, basta baixar o nosso aplicativo ou então acessar o nosso site. Deu saudade de algum item que você tinha na sua casa ou na casa dos seus pais? Não tem problema! Com a parceria da Travelex Confidence e da DHL, você pode receber encomendas enviadas daqui do Brasil em qualquer lugar que você estiver! Aqui, você encontra o maior portfólio de câmbio do mercado, ou seja, você não ficará desamparado ou sem dinheiro! 😉

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil