Você sabe o que é Green Card?

Viagem
Green Card
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 23/04/2020

Quando pensamos em morar em outro país, começamos a fazer uma lista com tudo o que vamos precisar. Morar nos Estados Unidos é um sonho para muitos e provavelmente você já ouviu falar sobre o Green Card. Este documento é o visto permanente de imigração concedido pelas autoridades norte-americanas. Com ele você pode viver normalmente no país, sem nenhuma preocupação ou restrição.

Inclusive, o Green Card está sendo bastante comentado nesses últimos dias, por conta das medidas adotadas pelos Estados Unidos com relação à pandemia. Não se preocupe, tudo mostra que será algo passageiro, apenas como controle de contaminação.

Antes de tudo, o que é o Green Card?

Resumidamente, o Green Card é uma espécie de visto de permanência nos Estados Unidos. O nome oficial do cartão é US Permanent Resident Card. Diferentemente dos vistos comuns, ele não tem restrição de tempo ou limita o que o portador pode ou não fazer no país. Por exemplo, quem possui visto de estudante, não pode trabalhar e, geralmente, tem o tempo de validade do visto atrelado à duração do curso. O mesmo ocorre com visto para trabalho ou de turista. Todos eles possuem diversas limitações e não servem para quem quer de fato viver nos EUA.

Já quem é dono de um Green Card tem o direito de trabalhar, estudar e morar de forma permanente nos Estados Unidos, além de poder usufruir de serviços públicos e de quase todos os direitos dos cidadãos americanos.

Contudo, existem algumas regras e restrições: não é possível votar ou ser candidato em eleições a cargos públicos e, ficar mais de 12 meses em outro país, pode resultar na perda do cartão, pois pressupõem-se que você o tem para fixar residência nos EUA. Além disso, apesar de permanente, o cartão tem validade de 10 anos, precisando ser renovado após este período.

Outro fator para ter atenção é que o portador do Green Card não tem apenas direitos, mas também deveres a cumprir. Quem possui o cartão verde deve pagar todos os impostos, respeitar as legislações locais, estaduais e federais e, para os homens de 15 a 18 anos de idade, é obrigatório se registrar ao Serviço Militar.

Como conquistar o Green Card?

Existem algumas formas de conseguir o Green Card.  O objetivo aqui é mostrar para você como conseguir a permissão e, com isso, saber todas as vantagens concedidas pelo Governo Norte-americano para quem possui o Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos.

Diferença entre Green Card e Cidadania

Existem algumas diferenças entre as duas coisas e, para você entender melhor, vamos explicar cada ítem. Veja!

  • Cidadão Norte-americano:  é aquele que nasceu nos Estados Unidos, um dos pais seja natural do país ou depois de o pedido de naturalização ser aceito. Para este último, é importante entender todo o processo de aprovação do Governo, que costuma ser demorado. Por exemplo, é preciso ter morado ao menos cinco anos no país de forma legal e permanecer no território norte-americano durante todo o processo.
  • Green Card: este documento te dá diversos direitos e deveres iguais aos do cidadão norte-americano, como: trabalhar, alugar propriedades e pagar impostos. Porém ele tem algumas restrições, por exemplo: não poder votar ou se eleger a um cargo público, caso precise sair do país por um ano será necessário notificar a imigração norte-americana, além de precisar renovar o documento a cada 10 anos.

Loteria de Green Cards

A Green Card Lotery é um sorteio organizado pelo Governo norte-americano desde 1951. Você sabe qual é o prêmio?

Todo ano, o Governo sorteia 50 mil vistos para diversos países nativos com baixa taxa de imigração no país – o que, não é o caso do Brasil.  Por isso, nosso país não participa deste sorteio.

Para participar da loteria de green cards é preciso ter o segundo grau completo ou ter trabalhado dois dos últimos cinco anos. Desta lista são selecionadas 100 mil pessoas e as primeiras 50 mil que enviarem os relatórios preenchidos corretamente são chamadas pelo consulado dos Estados Unidos para uma entrevista.

Se você for chamado, não se esqueça de levar toda a documentação e, se for aprovado, é hora de comemorar. O sorteado e a sua família, formada por cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos, recebem o protocolo do green card e têm seis meses para se mudar para os Estados Unidos.

Existem outras maneiras de conseguir o Green Card?

Sei que você está se perguntando isso agora: Como posso conseguir o meu green card se não for por meio de um sorteio? Agora você já que o Brasil não se enquadra nessa categoria. Sim, temos outras formas e vamos citar aqui algumas delas:

Green Card
  • Parentesco: Se você possui algum parente com cidadania norte-americana ou que seja residente legal, poderá conseguir seu green card após alguns anos. Lembrando que o pedido deve ser feito por seu parente residente.
  • Investimento: Se você investir na abertura de negócios de USD 500.000, em regiões com maior índice de desemprego, ou de USD 1.000.000, em regiões metropolitanas, criando no mínimo 10 empregos para norte-americanos ou residentes legais. Este visto se chama EB-5, inclusive já falamos sobre ele anteriormente. Porém, é importante ficar claro que é um risco, pois o visto não é garantido e pode demorar até 3 anos.
  • Trabalho: Se você for contratado para trabalhar em uma empresa norte-americana, após alguns anos você poderá dar entrada no pedido do seu green card. Lembrando que esta tentativa só terá sucesso se for em setores com falta de mão-de-obra local.
  • Casamento: Por último, mas não menos importante, caso se case com algum cidadão norte-americano, você terá direito a conseguir seu documento de cidadania.

E então, o que achou? Está disposto a tentar alguma dessas opções?

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil