O que é IOF?

Curiosidades
o que é IOF
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/02/2019

Quando você estiver se preparando para comprar moeda estrangeira para a sua viagem internacional, será inevitável não se deparar com o IOF, também chamado de: Imposto sobre Operações Financeiras.

Ele é cobrado de todas as pessoas físicas ou jurídicas que realizam operações financeiras de câmbio, crédito, seguro e títulos imobiliários.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, este post que vai te ajudar a entender como o IOF funciona nas operações de câmbio.

Para que serve o IOF?

O imposto foi criado como uma ferramenta de regulação da economia nacional e até hoje é considerado uma das melhores alternativas governamentais para a arrecadação de dinheiro.

Por meio dele, o Governo Federal consegue acompanhar qual a situação da demanda e oferta de determinadas operações financeiras no país para intervir e regulá-la quando for necessário.

Isso significa que, se as arrecadações com o IOF foram altas, maior foi a movimentação e o volume das operações financeiras que ele regula.

Como o IOF é cobrado em operações de câmbio?

O valor máximo da alíquota para a cobrança do IOF é de 25%, de acordo com o artigo 15 do Decreto n. 6.306/07. Mas a taxa do IOF não é fixa, variando de acordo com tipo e o volume da operação.

Em operações de câmbio, o valor do IOF cobrado varia de acordo com o tipo de produto e natureza da operação conforme abaixo:

  • Para a compra de moeda estrangeira em espécie: 1,1%.
  • Para a compra de moeda estrangeira em cartão pré-pago internacional ou traveller’s cheques ou para uso de cartão de crédito internacional no exterior: 5,38%
  • Para a venda de moeda estrangeira em espécie ou cartão pré-pago internacional: 0,38%. Por exemplo, caso sobre dinheiro da sua viagem, você pode trocar as notas de Dólar e Euro por Real. Ou ainda sacar o saldo remanescente de seu cartão Confidence Cash Passport em qualquer uma de nossas Lojas ou pela Mesa de Operações.
  • Para o envio de dinheiro ao exterior, o IOF cobrado depende da natureza da operação. Algumas transferências internacionais são isentas de IOF. Para outras, a alíquota pode variar de, 0,38% a 1,10%.
    • Para manutenção de residentes e estudantes, ou seja, quando você tem algum familiar estudando ou morando permanentemente no exterior, a alíquota é de 0,38%
    • Para o envio de dinheiro para uma conta no exterior de sua titularidade (envio para Disponibilidade no Exterior), a alíquota de IOF é de 1,1%
    • Para a compra de mercadorias no exterior, sem a necessidade de desembaraço aduaneiro, a IOF é isenta. Entre em contato com nossos especialistas para maiores informações.
  • Para o recebimento de dinheiro do exterior, sendo de conta de mesma titularidade ou não, o valor do IOF é de 0,38%

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil