PTAX: saiba como a taxa é calculada

Curiosidades
Como calcular a PTAX
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3/02/2020

Você sabia que o índice PTAX pode ser uma ótima alternativa para diversificar a sua carteira de investimentos?

A Travelex Confidence preparou um infográfico para que você entenda como a PTAX é calculada. Veja abaixo!

O que é Ptax?

o-que-e-ptax

A Ptax é a taxa referêncial de câmbio do real para todas as moedas

negociadas no mercado câmbial brasileiro, calculada diariamente pelo Banco Central do Brasil. Ela também é a principal referência para o público em geral.

E por que Ptax?

câmbio

A Ptax tem este nome por conta da PTAX800, uma transação do Sisbacen (Sistema que conecta o Banco Central às instituições financeiras) usada durante muitos anos para consultar taxas de câmbio. A transação foi desativada em 1º de setembro de 2014, mas o sistema que a substituiu manteve o nome Ptax já que o uso do termo era comum pelos agentes de mercado de câmbio

Como a Ptax é calculada?

O Banco Central avalia a média das taxas de compra e venda nas operações cambiais. Para isso, os dealers (bancos e corretoras que atuam no mercado cambial brasileiro) devem informar registrar esses dados no Sisbacen

Como a média é calculada?

O cálculo é feito de acordo com as operações de compra e venda lançadas no Sisbacen e avaliada em quatro períodos de 10 minutos em um mesmo dia, sendo:

Entre 10:00 e 10:10

Entre 11:00 e 11:10

Entre 12:00 e 12:10

Entre 13:00 e 13:10

A cada período o Bacen informa a Ptax media sendo que após a consulta o último período, o Banco Central do Brasil divulga ao mercado a Ptax válida para aquela data.

O Banco Central também pode ser uma boa fonte de informação, apesar dos muitos termos técnicos usados no setor de câmbio.

Quer estar sempre informado sobre o a cotação do dólar ou de outras moedas de seu interesse? Inscreva-se no Alerta de Câmbio da Travelex Confidence e receba diariamente o valor da moeda da sua escolha.

Ainda tem dúvidas?

Conte conosco para fazer suas transferências internacionais. Se tiver mais alguma dúvida entre em contato com nosso especialistas. Eles estão à disposição para ajudar e descomplicar as suas operações de câmbio!

Telefones: 4004-5700 | 0800 400 0800
WhatsApp: 4004-5700

Boas operações e até a próxima!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil