Saiba tudo sobre a comemoração St. Patrick’s Day !

Viagem
St Patrick's Day - desktop
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 17/03/2022

Você já deve ter visto por aí, nesta época do ano, bares com decorações verdes, bonecos de duendes e muita cerveja! O motivo vem do exterior, mas é tão popular, que chega às festividades brasileiras: é o St. Patrick’s Day! Comemorado no dia 17 de março, a celebração homenageia um padroeiro irlandês, que conta com uma história incrível, diversos elementos simbólicos, tradições e, claro, muita festa! Confira aqui e fique por dentro de mais uma fonte de riqueza cultural e histórica!

Foto: Creative Commons

História do St. Patrick’s Day

A história que deu início ao St. Patrick’s Day conta com um personagem principal: Maewyn Succat. Aos 16 anos, o garoto foi sequestrado por piratas que o levaram à Irlanda, país onde ele viveu por alguns anos, antes de fugir para a Inglaterra e dar a si mesmo o nome cristão “Patrício”. Mais tarde, voltou à Irlanda e iniciou sua vida como missionário, levando o cristianismo à uma região predominantemente celta.

Por suas ações, parte da sociedade passou a admirar cada vez mais o seu trabalho religioso, o reconhecendo como uma figura relevante para a tradição católica irlandesa. Assim, a data que o homenageia recebeu o título de “Dia de São Patrício”!

Símbolos

Uma boa história sempre conta com boas referências, né?! Uma das principais é o trevo. Algumas lendas contam que a planta era utilizada pelo Patrício para representar a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Além de estar no trevo, a cor verde predomina as decorações das festas! Isso acontece por dois motivos. O primeiro é que a Irlanda também é popularmente conhecida como “Ilha de Esmeralda”, pedra preciosa verde! Já o segundo, refere-se a um símbolo nacional por conta da cor usada por soldados para atrair a atenção das autoridades durante a Rebelião da Irlanda, que ocorreu em 1798. E as referências coloridas não param por aí: outro simbolismo é o uso de laranja, cor que faz parte da bandeira do país!

Já para um lado mais fantasioso, está o uso da imagem de duendes nas decorações do St. Patrick’s Day. O personagem faz parte do folclore celta e geralmente utiliza roupas verdes, com barba ruiva e sapatos de bico fino.

Tradições

Com relação aos costumes que se estendem ao longo de muitos anos, passando de geração para geração, está o consumo da cerveja. No Dia de São Patrício, estima-se que o consumo mundial da bebida passe de 2,3 milhões de litros! E, para complementar, é tradição jogar um trevo no fundo do último copo de cerveja, o que, segundo crenças, traz um ano de prosperidade.

Outra tradição que conta com muitos adeptos é o uso da chamada “ferradura da sorte”. De acordo com as lendas, quem ganha, deve pendurá-la na porta, atraindo coisas positivas para si!

Celebrações de St. Patrick’s Day

Viu só? São muitos motivos que tornam a data um ótimo motivo para aproveitar as festividades, né?! Elas atingem proporções tão grandes que chegam a ser aproveitadas em diversos lugares ao redor do mundo!

Nova York é onde acontece o maior desfile em homenagem ao São Patrício. Lá, eles realizam paradas com milhares de pessoas marchando! Tudo isso desde 1762.

Já em Chicago, as celebrações ganham ainda mais destaque, já que a caracterização da cidade é intensa. Lá, eles tingem o rio de verde há mais de meio século!

Em Boston, por exemplo, o Dia de São Patrício é feriado, pois também é comemorado o Evacuation Day, que celebra a saída das tropas britânicas da cidade, em 1776, na Guerra da Independência dos Estados Unidos.

Para quem curte a festa em Londres, as celebrações são repletas de músicas. Por lá, há parada de carros e bandas que cruzam os principais pontos turísticos da cidade, reunindo mais de 100 mil pessoas.

Aqui no Brasil, a data também não passa em branco. Apesar de não termos uma grande celebração nas ruas do País, diversos pub’s (bares tipicamente irlandeses) contam com as mais diversas referências citadas aqui. No 3 Brasseurs, bar e restaurante do Itaim Bibi, em São Paulo, há até a opção de cerveja verde. Já no The Victoria, pub irlandês também do Itaim Bibi, haverá neste ano uma programação especial, contando até com música folclórica.

Curtiu ficar por dentro das curiosidades sobre a celebração St. Patrick’s Day? Agora, para ficar ainda mais próximo das festividades, você pode aproveitar aqui no Brasil, ou até em um dos destinos internacionais que indicamos por aqui! Para isso, você pode contar com as soluções em câmbio da Travelex Confidence! 100% pessoal, 100% digital.

Fontes: Veja; O Globo; Época; Catraca Livre; Viagem e Turismo Abril.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil