Tem folia no mundo todo: como o carnaval é comemorado mundo a fora?!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...
Tem folia no mundo todo: como o carnaval é comemorado mundo a fora?!

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24 Feb 22

As festas e eventos do carnaval são a cara do povo brasileiro. Muita folia, cores, músicas alegres e as mais diversas fantasias fazem parte da identidade do feriado que tem o coração de muitas pessoas no País. Mas já pensou em como o carnaval é comemorado mundo a fora? Como a história influencia as festividades, a forma como as pessoas se vestem e até a data em que a folia acontece: separamos todas essas informações para que você fique por dentro de uma das manifestações culturais mais intensas do mundo!

Inglaterra

Carnaval de Notting Hill: é ele que ocupa as ruas de Londres e faz a Inglaterra atrair mais de um milhão de visitantes. Historicamente, porém, o evento não começou com um caráter apenas de festas comemorativas, mas sim como uma forma de manifestação pela conquista dos direitos humanos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a chegada de imigrantes foi acompanhada de uma onda de racismo. Assim, no início dos anos 1960, os afro-caribenhos passaram a realizar protestos contra a discriminação racial. Músicas de denúncia davam ainda mais força ao movimento, fazendo nascer assim o carnaval símbolo da luta histórica contra o preconceito.

Diferentemente do Brasil, em Londres, as festividades acontecem em agosto, quando o clima está mais ameno.

Carnaval na Alemanha

Com diversas explicações para a escolha da data do carnaval alemão, as festividades acontecem no dia 11 do mês 11. Para alguns, pode significar um momento mágico e, de acordo com a numerologia, uma chance de recomeçar. Dando ainda mais intensidade para a presença do número na comemoração, as pessoas se reúnem em praças logo cedo, mas esperam às 11h11 para começar a aproveitar a folia.

Por lá, capricham na escolha das fantasias! Muitos cidadãos optam também pelo tradicional uso de máscaras, não essas que nos acostumamos a vestir em proteção contra a Covid-19, mas sim aquelas que cobrem toda a face, dando um ar de mistério. Outros ainda optam por pintar o rosto com tintas coloridas, alegrando ainda mais o carnaval alemão.

Foto: Getty Images

Itália

A festa de carnaval marca o calendário veneziano há muito tempo. Por lá, tudo começou como um ritual organizado pela elite, uma celebração cultural que dava força aos anseios humanos comemorando a vida.

Hoje, grande parte dos cidadãos de Veneza dedica a sua forma de comemorar o carnaval ao estilo dos nobres que viveram entre os séculos XVI e XVIII. Isso quer dizer que muitos vestem roupas extravagantes e máscaras tradicionais. Há ainda a organização de shows de música, peças de teatro e outras manifestações artísticas que levam um tom ainda mais alegre ao evento.

Em Veneza, as festanças acontecem quase no mesmo período que aqui no Brasil, mas durante dois finais de semana. O segundo, do dia 20 de fevereiro desse ano, reuniu cerca de 145 mil visitantes, de acordo com informações divulgadas pela agência veneziana Ansa. Além disso, estima-se que 30 mil estrangeiros tenham viajado para aproveitar as festividades da cidade.

Foto: Manuel Silvestri/REUTERS

Colômbia

Outro país que comemora o carnaval em fevereiro é a Colômbia. O Carnaval de Barranquilla tem forte importância, sendo reconhecido pela Unesco como Obra Mestra do patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. A festa mistura a influência da cultura indígena, europeia e africana. Isso porque, na história da Colômbia, o clero impôs festas religiosas a indígenas e africanos escravizados.

Há muitas tradições que caracterizam o Carnaval de Barranquilla de forma especial. Além das pessoas vestirem fantasias, há danças tradicionais, como a cúmbia, e desfile de carros alegóricos. Outro fator que traz ainda mais originalidade às festas é que muitos cidadãos usam máscaras coloridas com longos narizes e orelhas, as quais são chamadas de marimondas.

Um dos pontos de maior destaque é o personagem Joselito Carnaval: um símbolo da alegria, que tem seu ciclo encerrado após quatro dias de festa, quando sua morte é encenada. Há até um sepultamento conduzido pelas chamadas viúvas alegres

Foto: Divulgação

Curtiu ficar por dentro dos fatos históricos que levaram à comemoração do carnaval como é hoje ao redor do mundo? Já dá para imaginar curtir a folia de jeitos diferentes, né? Para isso, conte sempre com as soluções em câmbio da Travelex Confidence. 100% digital, 100% pessoal.

Fontes: Abril Viagem e Turismo; CNN Brasil; Catraca Livre; Exame; Folha de São Paulo; Brasil Escola; DW; g1; UOL;

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil