Tem folia no mundo todo: como o carnaval é comemorado mundo a fora?!

Curiosidades
Tem folia no mundo todo: como o carnaval é comemorado mundo a fora?!
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/02/2022

As festas e eventos do carnaval são a cara do povo brasileiro. Muita folia, cores, músicas alegres e as mais diversas fantasias fazem parte da identidade do feriado que tem o coração de muitas pessoas no País. Mas já pensou em como o carnaval é comemorado mundo a fora? Como a história influencia as festividades, a forma como as pessoas se vestem e até a data em que a folia acontece: separamos todas essas informações para que você fique por dentro de uma das manifestações culturais mais intensas do mundo!

Inglaterra

Carnaval de Notting Hill: é ele que ocupa as ruas de Londres e faz a Inglaterra atrair mais de um milhão de visitantes. Historicamente, porém, o evento não começou com um caráter apenas de festas comemorativas, mas sim como uma forma de manifestação pela conquista dos direitos humanos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a chegada de imigrantes foi acompanhada de uma onda de racismo. Assim, no início dos anos 1960, os afro-caribenhos passaram a realizar protestos contra a discriminação racial. Músicas de denúncia davam ainda mais força ao movimento, fazendo nascer assim o carnaval símbolo da luta histórica contra o preconceito.

Diferentemente do Brasil, em Londres, as festividades acontecem em agosto, quando o clima está mais ameno.

Carnaval na Alemanha

Com diversas explicações para a escolha da data do carnaval alemão, as festividades acontecem no dia 11 do mês 11. Para alguns, pode significar um momento mágico e, de acordo com a numerologia, uma chance de recomeçar. Dando ainda mais intensidade para a presença do número na comemoração, as pessoas se reúnem em praças logo cedo, mas esperam às 11h11 para começar a aproveitar a folia.

Por lá, capricham na escolha das fantasias! Muitos cidadãos optam também pelo tradicional uso de máscaras, não essas que nos acostumamos a vestir em proteção contra a Covid-19, mas sim aquelas que cobrem toda a face, dando um ar de mistério. Outros ainda optam por pintar o rosto com tintas coloridas, alegrando ainda mais o carnaval alemão.

Foto: Getty Images

Itália

A festa de carnaval marca o calendário veneziano há muito tempo. Por lá, tudo começou como um ritual organizado pela elite, uma celebração cultural que dava força aos anseios humanos comemorando a vida.

Hoje, grande parte dos cidadãos de Veneza dedica a sua forma de comemorar o carnaval ao estilo dos nobres que viveram entre os séculos XVI e XVIII. Isso quer dizer que muitos vestem roupas extravagantes e máscaras tradicionais. Há ainda a organização de shows de música, peças de teatro e outras manifestações artísticas que levam um tom ainda mais alegre ao evento.

Em Veneza, as festanças acontecem quase no mesmo período que aqui no Brasil, mas durante dois finais de semana. O segundo, do dia 20 de fevereiro desse ano, reuniu cerca de 145 mil visitantes, de acordo com informações divulgadas pela agência veneziana Ansa. Além disso, estima-se que 30 mil estrangeiros tenham viajado para aproveitar as festividades da cidade.

Foto: Manuel Silvestri/REUTERS

Colômbia

Outro país que comemora o carnaval em fevereiro é a Colômbia. O Carnaval de Barranquilla tem forte importância, sendo reconhecido pela Unesco como Obra Mestra do patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. A festa mistura a influência da cultura indígena, europeia e africana. Isso porque, na história da Colômbia, o clero impôs festas religiosas a indígenas e africanos escravizados.

Há muitas tradições que caracterizam o Carnaval de Barranquilla de forma especial. Além das pessoas vestirem fantasias, há danças tradicionais, como a cúmbia, e desfile de carros alegóricos. Outro fator que traz ainda mais originalidade às festas é que muitos cidadãos usam máscaras coloridas com longos narizes e orelhas, as quais são chamadas de marimondas.

Um dos pontos de maior destaque é o personagem Joselito Carnaval: um símbolo da alegria, que tem seu ciclo encerrado após quatro dias de festa, quando sua morte é encenada. Há até um sepultamento conduzido pelas chamadas viúvas alegres

Foto: Divulgação

Curtiu ficar por dentro dos fatos históricos que levaram à comemoração do carnaval como é hoje ao redor do mundo? Já dá para imaginar curtir a folia de jeitos diferentes, né? Para isso, conte sempre com as soluções em câmbio da Travelex Confidence. 100% digital, 100% pessoal.

Fontes: Abril Viagem e Turismo; CNN Brasil; Catraca Livre; Exame; Folha de São Paulo; Brasil Escola; DW; g1; UOL;

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil