Trilha histórica no Butão reabre após 60 anos. Descubra!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 23 Jun 22

Uma das melhores notícias do ano para quem curte viagens de aventura: a Trans Bhutan Trail, uma trilha de peregrinação histórica, está finalmente pronta para reabrir seus caminhos para visitantes, após uma longa interdição que durou 60 anos. Agora, é possível seguir a pé ou de bicicleta e aproveitar essa oportunidade única de explorar as partes mais remotas do Butão, nas profundezas do Himalaia Oriental. A seguir, damos o contexto da novidade e dicas para você aproveitar a viagem.

Pergunta rápida: o que você sabe sobre o  Butão? Antes de dar um Google, segue o fio: talvez, saiba que  fica na porção sul da Ásia, fazendo fronteira com a China e com a  Índia; ou que sua capital e maior cidade é chamada de Thimbu; ou ainda que segue um regime de monarquia constitucional. Boa! Entretanto, se o assunto é turismo, uma das informações mais interessantes e curiosas é que  o país é famoso por sua inovadora política de ‘Felicidade Interna Bruta’ (FIB). Pois é. Ser genuinamente feliz importa ali.

Um rei butanês nos anos de 1970 criou o conceito como uma forma de medir o crescimento do país levando em consideração não somente  aspectos econômicos, mas também culturais, psicológicos, espirituais e ambientais. Fez tanto sucesso que a Organização das Nações Unidas (ONU) incorporou a ideia ao seu rol de índices de desenvolvimento tradicionais.

Bem, se essa é uma terra onde a satisfação impera e a tristeza não ganha visto de entrada, que tal ser feliz em uma trilha histórica recém-aberta ao público, depois de 60 anos fechada?

A Trilha Trans Butão

A aventura definitiva. É assim que os organizadores estão divulgando a Trilha Trans Butão, que acaba de reabrir para viajantes pela primeira vez em seis décadas. São 400 quilômetros cortando toda a extensão do país, atravessando distritos, municípios e até um parque nacional. É possível fazer o trajeto caminhando ou de mountain bike e, a qualquer momento, se deparar com florestas intocadas e  vistas de tirar o fôlego até dos viajantes mais experientes.

O percurso também faz as honras da história do Butão – as origens da trilha remontam a pelo menos 500 anos, quando conectava fortalezas e servia como rota de peregrinação para budistas que ansiavam em chegar a locais sagrados a oeste e no Tibete. Algumas lendas trazem a figura dos garps, trabalhadores que viajavam com correspondências importantes a uma velocidade impressionante, sem parar para comer ou beber água.

A trilha desempenhou um papel importante na união de vários reinos do Himalaia, o que levou ao nascimento do Butão como nação em 1907. No entanto, uma vez que a construção de estradas passou a ser uma prioridade, na década de 1960, os percursos históricos gradualmente caíram em desuso. A reabertura se dá anos depois de uma complexa restauração.

Em 2018,  o Bhutan Canada Foundation, em conjunto com o King and Tourism Council of Bhutan, liderou uma iniciativa para restaurar a trilha para torná-la acessível novamente para moradores, peregrinos e viajantes. Mais de 900 trabalhadores locais restauraram a antiga rota, que inclui 18 pontes principais, 10.000 escadas e 400 quilômetros de trilha, indo de Haa, a oeste, a Trashigang, a leste.

Gostou? Então, prepare-se!

  • Caminhadas guiadas e ciclismo podem ser agendadas e todo o lucro retorna para as comunidades ao longo da rota;
  • É uma boa oportunidade para observadores de pássaros, botânicos e fotógrafos!
  • Quem busca uma uma experiência espiritual, religiosa ou de bem-estar também tira proveito;
  •  As acomodações são oferecidas em acampamentos, casas de família e hotéis exclusivos.
  • A partir de abril, um número limitado de autorizações será emitido para viajantes internacionais fazerem a trilha.

Visite o site da Trans Bhutan Trail para mais detalhes.

Fontes: Forbes, CNN, Trans Bhutan Trail, bhutancanada.org.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil