Turismo europeu aproxima-se dos níveis pré-pandêmicos em 2023. Portugal destaca-se com crescimento de 11%

Notícias
Notícias

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/03/2024

No final de 2023, o setor do turismo na Europa continuou em recuperação, aproximando-se dos patamares anteriores à pandemia, apesar das pressões inflacionárias. Essa informação foi divulgada na última edição do Relatório Trimestral sobre Tendências e Perspectivas do Turismo Europeu, publicado pela Comissão Europeia de Viagens (ETC), 

Em todos os destinos examinados, as chegadas de turistas estrangeiros se concentraram 1,6% abaixo dos números de 2019, enquanto o número de noites permaneceu 0,6% inferior – fator que indica uma demanda resiliente em toda a região. De acordo com o estudo, é esperado que esse aumento persista ao longo de 2024.

Motivos para o aumento

A recuperação desse índice é sustentado principalmente por viagens intra-europeias, com destaque para Alemanha, França e Países Baixos. O número de chegadas de longa distância também estão aumentando, embora em um ritmo mais moderado, com variações significativas entre regiões como Ásia-Pacífico e América do Norte.

Destinos que oferecem uma boa relação entre qualidade e preço estão em alta demanda. Nos últimos meses de 2023, essas foram as viagens para o continente europeu que permaneceram em destaque, com dois terços das localidades escolhidas e registraram chegadas e/ou pernoites dentro de 10% dos níveis pré-pandêmicos.

Principais destinos escolhidos pelos viajantes

Os destinos do sul da Europa continuam na liderança, tendência impulsionada pelo clima favorável que se estende até a baixa temporada. A Sérvia registrou o maior aumento nas chegadas (+15%), seguida por Portugal (+11%), Montenegro (+10%), Turquia (+9%) e Malta (+8%). A ETC destaca que esses países também são populares para férias all inclusive e oferecem custos de viagem mais acessíveis – principais características que atraem os viajantes preocupados com o orçamento.

Outros países também alcançaram uma recuperação significativa em comparação com 2019, com destaque para a Islândia, que viu um aumento de 12% em chegadas, mesmo com as recentes erupções vulcânicas. Os Países Baixos, por sua vez, registraram um aumento de 16% nas noites de estadia de turistas, apesar de um aumento mais modesto de 2% nas entradas, indicando estadias mais prolongadas.

Países da Europa Oriental, principalmente aqueles que fazem fronteira com a Rússia, tiveram uma recuperação mais lenta, como Lituânia (-32%), Letônia (-29%), Estônia (-27%) e Finlândia (-24%).

Cenário de inflação econômica na Europa

O turismo na Europa mostra resiliência em meio à inflação econômica. O relatório da ETC apresenta que a recuperação das entradas e estadias em toda a Europa ocorre em um momento em que a inflação afeta tanto a indústria quanto os turistas. 

No quarto trimestre de 2023, a inflação aumentou 23% em comparação com os níveis de 2019, com aumentos particularmente acentuados em despesas relacionadas ao turismo, como voos internacionais (+49%), pacotes de férias (+47%) e preços de hotéis (+35%).

Embora as pressões sobre os preços tenham diminuído nos últimos meses de 2023 em comparação com o trimestre anterior, os custos relacionados ao turismo ainda permanecem significativamente elevados em relação aos níveis pré-pandêmicos. A Comissão destaca que os valores mais elevados afetaram as finanças das famílias, mas tendem a não desencorajar a maioria das pessoas que desejam viajar.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você! Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube


Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil