Um mês para as Olimpíadas 2024: Conheça a única modalidade que não será disputada em Paris

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/06/2024

A Olimpíada de Paris 2024 já começou a fazer história antes mesmo do início das competições. Pela primeira vez, a sede de uma modalidade olímpica estará localizada a uma distância impressionante dos Jogos.

O evento de surfe será realizado em Teahupoo, no Taiti, uma ilha da Polinésia Francesa situada a mais de 15.600 quilômetros de Paris. Esta será a maior distância já registrada entre um local de competição e a cidade-sede na história das Olimpíadas. 

As ondas de Teahupoo são mundialmente renomadas por sua dificuldade e beleza, tornando-se um destino icônico para surfistas de elite. Apesar de controvérsias, a organização dos Jogos Olímpicos decidiu prestigiar a onda lendária do local, valorizando assim a cultura e o território ultramarino francês. A decisão de realizar o surfe no Taiti foi aprovada em 2020, reconhecendo sua importância e tradição no cenário do surfe mundial.

Com o local confirmado, serão 48 surfistas, 24 de cada gênero, na região que irão competir nos Jogos Olímpicos 2024, ou seja, um total de oito atletas a mais em relação à última edição do evento, em Tóquio, no Japão.

Atletas brasileiros

Teahupoo é palco de uma das etapas anuais da Liga Mundial de Surfe (WSL) e é conhecida por suas condições desafiadoras e perigosas, mas que atraem os melhores surfistas do mundo. Entre os atletas que mais se destacam nesse cenário está Gabriel Medina, que desde 2014 tem um histórico de vitórias e pódios nas competições realizadas em Teahupoo.

Além de Medina, a equipe brasileira masculina de surfe em Paris 2024 será composta por João Chianca, conhecido como Chumbinho, e Filipe Toledo. No feminino, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva representarão o Brasil.

As competições de surfe no Taiti acontecerão entre os dias 27 e 30 de julho de 2024. Na estreia do surfe como modalidade olímpica, em Tóquio 2020, o brasileiro Ítalo Ferreira conquistou a medalha de ouro, elevando ainda mais as expectativas para a próxima edição.

Ondas perigosas

Teahupoo possui ondas que começam a se formar em uma fossa abissal — área profunda do oceano — e passam rapidamente para as águas rasas, sem perder força, até quebrar sobre uma bancada de corais venenosos. A combinação forma ondas incríveis, porém muito perigosas. Exemplo disso é a morte do surfista Briece Taerea, apanhado por uma onda de 4,5 metros, em 2000.

O Brasil estará no surfe

O Brasil será o único país com seis representantes na disputa do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris. Filipe Toledo, João Chianca e Tatiana Weston-Webb já estavam garantidos no evento, mas Gabriel Medina, Tainá Hinckel e Luana Silva se juntaram ao grupo após o desempenho no ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe, em março de 2024.

Com isso, é difícil não visualizar o Brasil conquistando pelo menos uma medalha no Taiti. O país tem se destacado na Liga Mundial de Surfe (WSL) masculina nos últimos anos e chega aos Jogos Olímpicos com três atletas de grande renome. Filipe Toledo, atual bicampeão mundial, João Chianca, que terminou em 4º lugar na última temporada, e Gabriel Medina, tricampeão mundial e maior vencedor da história do Brasil, formam a equipe. Na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020, o Brasil já havia conquistado o ouro com Ítalo Ferreira.

Veja as baterias da primeira fase de competição 

Masculino

  1. Ethan Ewing (AUS), Tim Elter (ALE) e Jordy Smith (AFS)
  2. Joan Duru (FRA), Jack Robinson (AUS) e Matthew McGillivray (AFS)
  3. Alonso Correa (PER), Filipe Toledo (BRA) e Kanoa Igarashi (JAP)
  4. ⁠Gabriel Medina (BRA), Connor O’Leary (JAP) e Bryan Perez (ELS)
  5. Ramzi Boukhiam (MAR), Billy Stairmand (NZL) e João Chianca (BRA)
  6. Andy Criere (ESP), John John Florence (EUA) e Alan Cleland (MEX)
  7. ⁠Kauli Vaast (FRA), Lucca Messinas (PER) e Griffin Colapinto (EUA)
  8. Rio Waida (IND), Leonardo Fioravanti (ITA) e Reo Inaba (JAP)

Feminino

  1. Yolanda Hopkind (POR), Caroline Marks (EUA) e Sarah Baum (AFS)
  2. Sol Aguirre (PER), Janire Etxabarri (ESP) e Vahine Fierro (FRA)
  3. Anat Lelior (ISR), Sanoa Dempfle-Olin (CAN() e Tyler Wright (AUS)
  4. Tatiana Weston-Webb (BRA), Molly Picklun (AUS) e Caitlin Simmers (EUA)
  5. Johanne Defay (FRA), Brisa Hennessy (CRC) e Candelaria Resano (NIC)
  6. Tainá Hinckel (BRA), Camila Kemp (ALE) e Luana Silva (BRA)
  7. Nadia Erosarbe (ESP), Sigi Yang (CHN) e Saffi Vette (NZL)
  8. Carissa Moore (EUA), Teresa Bonvalot (POR) e Shino Matsuda (JAP)

Leia mais sobre os Jogos

Saiba tudo sobre os jogos olímpicos em Paris 2024

Vai assistir aos Jogos Olímpicos? Conheça os hotspots que não podem ficar de fora do roteiro de Paris

Paris 2024: Venda de euro tem crescimento de 31% em abril

Como se planejar para estar em Paris durante as Olimpíadas 2024 

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você! Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube


Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil