Uso de máscaras em aeroportos e aviões: veja novas regras

Viagem
Novas regras para uso de máscaras nos aeroportos - desktop
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 18/03/2021

Você, viajante, já deve saber que o uso da máscara é essencial para minimizar o risco de contaminação enquanto a pandemia não está controlada. O item deve cobrir nariz e boca, e não dar espaço para entrada de ar ou emissão de gotículas respiratórias. Certo?

Mais ou menos: muita gente andou afrouxando essa regra por conta própria ao circular em lugares públicos, como por aeroportos ou ao embarcar em aviões. Para complicar, as notícias sobre o surgimento de novas variantes do coronavírus e do agravamento das taxas de transmissão não param de chegar.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu tornar mais rígidas as medidas de proteção adotadas nos aeroportos e aeronaves, dando atenção especial ao uso de máscaras pelos viajantes. Os novos termos passam a valer a partir do dia 25 de março, próxima quinta-feira. Veja o que muda:

Os modelos que estão proibidos

Modelos que não garantam a proteção não são mais permitidos. Pode esquecer as bandanas, lenços, protetores do tipo face shield, máscaras de acrílico ou de plástico transparente e até mesmo as máscaras que possuem válvula de expiração.

De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério da Saúde, é importante destacar a eficiência do uso das máscaras: “Para proteger a saúde do viajante, a ela deve estar bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias”.

Máscara de tecido: ainda são permitidas?

Sim. O uso das máscaras de tecido confeccionadas artesanal ou industrialmente com material como algodão e tricoline continua permitido, mas elas devem possuir mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao seu rosto.

Máscara de tecido

O modelo mais recomendado pelos especialistas da saúde é o N95. Veja alguns modelos abaixo.

Posso tirar a máscara em algum momento dentro do aeroporto?

Parece óbvio, mas não custa reforçar: nos terminais aeroportuários só é permitido retirar a máscara para beber água ou para alimentar crianças com idade inferior a doze anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial.

Esses mesmos passageiros, se precisarem se hidratar ou alimentar devem respeitar o distanciamento mínimo de um metro em relação aos demais viajantes.

Os novos direcionamentos deixam claro que o único lugar em que a retirada é permitida é na praça de alimentação dos aeroportos durante as refeições.

E dentro do avião, dá pra tirar a máscara?

Em voos nacionais, você pode tirar a máscara apenas se for beber água. Só podem retirar a proteção para comer os passageiros idosos, crianças com menos de 12 anos ou que tenham alguma doença que demande dieta especial.

Segundo a Anvisa, a suspensão de serviço de bordo em vigor é específica para os voos domésticos. Em caso de deslocamentos internacionais, a retirada da máscara para alimentação do público em geral permanece permitida.

Continue fazendo a sua parte

Alô, viajante! Para mitigar a propagação da Covid-19, e consequentemente, o surgimento de novas variantes, é preciso ir além da máscara. Reforce o distanciamento social, a higienização das suas mãos, especialmente para quem transita em ambientes confinados e coletivos.

Cuide-se e cuide de quem você ama! 😉

Enquanto isso, lembre-se de que você pode contar com as soluções em câmbio da Travelex Confidence! Seja para alguma viagem inevitável ou mesmo para remessas internacionais. Aqui, você encontra o maior portfólio de produtos e serviços de câmbio do mercado!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil