Veneza inicia venda de ingressos antecipados para lutar contra turismo de massa

Dicas/ Curiosidades
Dicas/ Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 8/04/2024

A partir de 2024, Veneza, na Itália, passou a vender bilhetes para quem quiser conhecer a região antiga da cidade, onde estão localizados a maioria de seus pontos turísticos. 

A cidade é mundialmente conhecida por seus canais, pontes e arquitetura histórica. Os turistas são atraídos pelos famosos pontos turísticos como a Praça de São Marcos, o Palácio Ducal e a Ponte de Rialto, além de seus eventos culturais, como o Carnaval de Veneza e a Bienal de Arte.

A determinação é válida para dias específicos de abril, maio, junho e julho, uma vez que, assim como outros destinos pela Europa, cada uma das estações tem características diferentes, o que torna o verão época de alta temporada na região. 

A medida, anunciada em setembro de 2023, visa combater o turismo em massa durante a primavera e verão no hemisfério Norte, além de evitar a saturação da cidade, que é reconhecida como patrimônio mundial da Unesco desde 1987.

Como comprar o bilhete?

Conforme o site criado para a compra, o bilhete é vendido em alternativa à taxa turística cobrada para quem vai pernoitar em Veneza. O ingresso deve ser adquirido para os turistas que entrem na cidade das 8h30 às 16h. Menores de 14 anos estão isentos do pagamento.

A taxa possui o valor de cinco euros (R$27 na cotação de 04 de abril de 2024). 

Além das pessoas menores de 14 anos e de turistas que vão se hospedar em alojamentos da cidade, há outras exceções para o pagamento do ingresso. Entre elas: 

  • Pessoas com deficiência certificada e acompanhante; aqueles que necessitam de consultas médicas; 
  • Acompanhantes ou visitantes de pacientes hospitalizados ou acolhidos em estabelecimento de assistência social; 
  • Pessoas convocadas por motivos de justiça para cargos públicos localizados na cidade antiga; 
  • Inquilinos, cônjuges, parentes até 3º grau e pessoas que visitam moradores da antiga cidade.

Quem se enquadra em uma das exceções, deve entrar no site e adquirir o título de isenção. 

Os demais devem pagar a taxa, através do portal on-line, antes de chegar à Veneza. Depois de realizar um cadastro, o turista pode baixar o bilhete ou recebê-lo no e-mail.

Saiba os dias em que o ingresso será cobrado: 

  • 25, 26, 27, 28, 29 e 30 de abril; 
  • 1, 2, 3, 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de maio; 
  • 8, 9, 15, 16, 22, 23 , 29 e 30 de junho; 
  • 6, 7, 13 e 14 de julho.

Entenda o motivo da cobrança

Veneza é a primeira cidade do mundo a implementar este sistema. Em setembro, ela escapou por pouco de ser incluída na lista de patrimônio mundial em perigo da Unesco, conforme solicitado por especialistas da ONU em julho. 

Isso se deve ao risco representado pelo turismo em massa e pelas mudanças climáticas para a localidade. Para se ter uma ideia, aproximadamente 3,2 milhões de turistas passaram a noite no centro histórico em 2022, de acordo com dados oficiais, uma cifra que não inclui os milhares de visitantes que vão lá apenas durante o dia.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você! Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube


Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil