Viajar sozinho: dicas para aventureiros solos

Viagem
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 6/11/2023

Fazer viagens sozinho pelo mundo é uma experiência verdadeiramente transformadora. Uma das maravilhas dessa jornada é a liberdade absoluta de explorar o mundo do seu jeito, sem compromissos e respeitando suas vontades e tempo. Mesmo sem a companhia de terceiros, você tem a oportunidade de mergulhar profundamente em culturas, conhecer pessoas de todo o mundo e descobrir mais sobre si mesmo do que jamais imaginou. 

Outra vantagem de viajar desacompanhado é a chance de se tornar mais independente e confiante. Dessa forma, você poderá aprender a resolver problemas, adaptar-se a situações inesperadas e tomar decisões importantes por conta própria. Embarcar em uma viagem sozinho é uma jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e aventura inigualável.

Fique por dentro de algumas dicas selecionadas pela Travelex Confidence para realizar sua viagem solo com sucesso. 

Escolha destinos seguros e amigáveis

Uma das considerações mais importantes ao viajar sozinho é escolher destinos seguros e que garantam uma experiência amigável aos viajantes individuais. Faça pesquisas com antecedência para identificar lugares com baixas taxas de criminalidade e uma boa reputação de hospitalidade.

Destinos urbanos como Tóquio, Japão, e Copenhague, Dinamarca, são conhecidos por sua segurança e respeito aos visitantes. Além disso, opte por hospedagens bem avaliadas e que ofereçam recomendações para viajantes solo, como hostels com áreas comuns onde você pode conhecer outras pessoas que também viajam desacompanhadas.

Mantenha um itinerário flexível

Uma das maiores vantagens de viajar sozinho é a liberdade de moldar sua própria experiência. Mantenha um itinerário flexível que permita explorar lugares interessantes que você descubra no caminho; isso também pode tornar mais fácil se adaptar a mudanças inesperadas, como encontros surpresa com locais amigáveis ou a oportunidade de participar de eventos locais.

Apesar dessa espontaneidade ser um ponto extremamente positivo, preocupe-se com a sua seguraça. Lembre-se de compartilhar seu itinerário com amigos ou familiares e mantenha cópias digitais dos seus documentos de viagem em caso de emergência.

Aprenda o básico do idioma local

Aprender algumas frases-chave no idioma local pode fazer uma grande diferença na qualidade da sua viagem. Saber cumprimentos básicos, pedir comida e pedir direções pode tornar a interação com locais mais gratificante.

Além disso, muitos habitantes locais apreciam quando os viajantes fazem o esforço de aprender algumas palavras no idioma deles. Existem aplicativos de idiomas gratuitos e úteis que podem te ajudar nessa frente.

Esteja ciente de sua segurança

Como já vimos, viajar sozinho pode ser empolgante, mas também requer atenção extra à sua segurança. Mantenha seu passaporte, dinheiro e objetos de valor em locais seguros, como um cofre quando estiver em sua acomodação e pochetes ou doleiras durante os deslocamentos.

Evite ostentar bens de valor à mostra e esteja atento a possíveis golpes locais. Se possível, viaje com uma quantia de valores da moeda local em espécie. Na Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, você encontra mais de 20 tipos de moedas estrangeiras para a sua viagem.

Em áreas desconhecidas à noite, é sempre melhor tomar precauções adicionais: utilize aplicativos de segurança ou compartilhe sua localização com alguém de confiança para manter contato regularmente. 

Conecte-se com outros viajantes e locais

Uma das melhores maneiras de aproveitar uma viagem solo é conhecer pessoas novas. Participe de passeios em grupo, free walking tours, faça amizades em hostels ou use aplicativos de viagem para encontrar outros viajantes com interesses semelhantes.

Saia da sua zona de conforto e interaja com os moradores locais sempre que possível, isso pode enriquecer sua experiência e oferecer insights autênticos sobre a cultura e a vida local. Mantenha um espírito aberto e esteja disposto a aprender com as pessoas que encontrar no caminho.

Cancelamento de viagem: cobertura e reembolso de despesas

Infelizmente, às vezes é necessário cancelar uma viagem em razão de circunstâncias imprevistas, como problemas de saúde, acidentes ou eventos naturais. Nessas situações, alguns seguros-viagem também oferecem cobertura e reembolso de despesas.

O seguro-viagem internacional é um investimento que oferece segurança e tranquilidade – é essencial para qualquer planejamento de sucesso. Com ele você tem a garantia de assistência em casos de emergência médica, despesas médicas, entre outros.

Nesse sentido, a Travelex Confidence oferece uma opção de Seguro-Viagem confiável, que pode ser contratado online, parcelado em até 6 vezes, e você ainda recebe a apólice por e-mail.

Com assistência 24 horas, cobertura médica, odontológica e farmacêutica, além de proteção para acidentes ou perda de bagagem, você estará seguro em qualquer lugar do mundo.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você!

Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube

Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil