Brasileiro precisa de visto para Rússia? Quais os documentos necessários para viajar a Rússia?

Viagem
visto para rússia
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 11/05/2018

2018 está repleto de feriados e eventos importantes – um deles é a Copa do Mundo, que será disputada entre 14 de junho e 15 de julho, lá na Rússia. E se você pretende estar lá, levantamos as principais informações e documentos para você curtir esse momento de perto. Muitas pessoas se perguntam se “é preciso visto para Rússia”, mas a resposta é: não!

Isso acontece porque o Brasil possui um acordo internacional com a Rússia de caráter turístico, o que garante a isenção de visto para brasileiros. Entretanto, vale destacar que o período de permanência não pode ultrapassar o prazo de 90 dias, que passam a ser contados a partir da primeira entrada em solo russo. Por meio desse acordo internacional, os russos também têm o direito de viajar a passeio no Brasil, pelo mesmo prazo e sem visto.

No Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores você pode consultar uma lista com informações sobre os países e a necessidade de visto ou não para cada um deles. É importante ressaltar que em alguns casos, em que sua viagem não tenha o caráter de turismo / passeio, será necessário obter os vistos apropriados de acordo com as situações específicas (veja mais informações abaixo).

Documentação que devo levar para a Rússia

Como não é preciso de visto para entrar no país, o único documento oficial exigido é o passaporte dentro da validade. Lembre-se também de levar o seu RG, já que o documento pode ser solicitado por alguma autoridade local.

Ao chegar no país, é bem provável que as autoridades venham a exigir comprovantes de estadia e a passagem de volta ao Brasil. Portanto, deixe os documentos em um local de fácil acesso para facilitar esse momento.

Existem outros dois documentos que são importantes, um deles é o Cartão Migratório, que deverá ser distribuído pela sua companhia aérea ou ferroviária momentos antes do seu desembarque no país. Você pode consultar um modelo desse documento neste link.

É muito importante manter esse documento com você durante todo o período de sua estadia. Para o caso de perda ou roubo, você poderá solicitar uma segunda via de seu Cartão Migratório comparecendo em até 3 dias após o ocorrido em um dos escritórios regionais do Serviço Federal de Imigração Russo.

Outro documento que você irá precisar é o Registro Migratório (também conhecido como Registro de Residência Temporária), que é uma comprovação oficial da sua estadia.

O Registro Migratório requer preenchimento a cada cidade que você visitar. Caso sua hospedagem seja em um hotel, hostel ou pousada, o estabelecimento deve se responsabilizar pelo seu registro nas cidades.

Se você for ficar hospedado na casa de um amigo, por exemplo, será preciso pedir para que ele vá até um escritório do Serviço Federal de Imigração Russo. Ele terá que levar cópias do seu passaporte, assim como a do seu Cartão Migratório para realizar o registro adequadamente.

A sua permanência em cidades russas por períodos menores a 7 dias não exige o Registro Migratório. Entretanto, é recomendado sempre carregar com você, comprovantes de passagem e hospedagem que confirmem essa informação. Assim, você fica prevenido para o caso de algum questionamento por autoridades russas durante a sua viagem.

Não vou a Rússia a passeio

Se você pretende viajar para a Rússia pensando em desempenhar funções de estudos, pesquisas, estágios, trabalho voluntário, atividades missionárias ou qualquer atividade remunerada ou empregatícia, saiba que é preciso consultar o site da Embaixada da Federação da Rússia na República Federativa do Brasil.

Lá, você encontra informações importantes a respeito das documentações necessárias para viajar para a Rússia. Lembrando que mesmo não sendo obrigatório, a Embaixada Brasileira de Moscou recomenda que se tome as vacinas de doenças epidêmicas, como febre amarela, por exemplo.

Importante: A vacina precisa ser tomada dez dias antes da viagem e deve ser registrada no cartão internacional de vacinação.
Além das documentações, é imprescindível saber qual moeda levar para o país. Aproveite também para dar uma olhadinha no nosso post que dá dicas sobre qual moeda levar para a Rússia.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil