O que é o ABA Routing Number

Negócios
ABA Routing Number - desktop
Negócios

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 13/01/2021

Há algum tempo, falamos aqui sobre o IBAN e o SWIFT. Nomes complicados e, muitas vezes, pouco conhecidos, não é mesmo? Agora, vim te apresentar mais uma nomenclatura: o ABA Routing Number, também conhecido por Bank Routing Number.

Apesar de ter um nome grande e complexo, o ABA Routing Number nada mais é do que o código de identificação dos bancos dos Estados Unidos e é utilizado nas transferências internacionais.

Hoje, o PIX descomplicou nossa vida, mas sabe aquele número que nunca sabemos e que usamos para identificar os bancos na hora de fazer uma transferência para outra pessoa? Então, o ABA é a mesma coisa, porém se refere apenas a bancos norte-americanos.

Curiosidade: o ABA Routing Number foi criado em 1910, com o objetivo de criar um processo único e seguro de verificação da legitimidade dos bancos autorizados a operar no sistema financeiro norte-americano.

O que significa ABA?

Você já deve ter percebido que ABA é uma sigla, certo? Afinal, as três letras são maiúsculas.

Pois bem, ABA é a sigla para American Bankers Association, em tradução livre: Associação Americana dos Bancários.

Enquanto Routing Number, significa número de roteamento, em tradução livre. Ok, se você, assim como eu, se questionou o que é roteamento, vou te ajudar.

Um protocolo de roteamento é uma regra de como os roteadores vão se comunicar uns com os outros. Assim como um roteador de wi-fi, ele faz com que as informações encontrem a sua rota, ou seja, o Routing Number é a garantia de que a sua transferência chegará ao banco norte-americano certo.

Cuidado! Não confunda o ABA Routing Number com o IBAN!

O IBAN é um código de identificação de contas bancárias internacionais composto por 29 caracteres (números e letras), enquanto o ABA Routing Number é usado para indicar um banco nos Estados Unidos e é composto por apenas nove números.

Composição do ABA Routing Number

Veja abaixo, como é feita a composição do ABA.

ABA Routing Number é a mesma coisa que o ACH Routing Number?

O ACH Routing Number é só mais um código complicado do mercado financeiro. No entanto, você não precisa se preocupar com ele, ok? O ACH Routing Number é usado apenas para o envio de dinheiro entre bancos diferentes dentro dos Estados Unidos.

Para deixar um pouco mais confuso, em alguns bancos, os códigos ABA e ACH são os mesmos! Porém, lembre-se de sempre confirmar essa informação, pois não é regra.

Onde encontro o ABA Routing Number?

Ok, essa pode ser a informação mais importante deste post. Vou te falar logo!

Você pode acessar o site da ABA e procurar pelo código. Anota aí também, as informações de que você vai precisar para encontrar o ABA Routing Number.

– Nome do banco
– Cidade em que o banco está
– Estado em que o banco está
– Código postal (zip code, em inglês)

Espero que este post tenha te ajudado a entender o que significa o código ABA Routing Number!

E, claro, lembre-se de que você pode contar com a consultoria de um de nossos especialistas em câmbio no momento da sua transferência internacional ou envio de dinheiro expresso via MoneyGram! 😉

Também podemos te ajudar a saber o valor do dólar hoje!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil