O que é SWIFT?

SWIFT e BIC para identificação de bancos em operações de remessa internacional

27 mar 2018 1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...

Para realizar operações de transferências internacionais é preciso informar o código SWIFT – também conhecido como BIC. A princípio ele pode causar estranheza, mas o SWIFT é apenas um sistema internacional para identificar os bancos envolvidos nas operações.
 
O código SWIFT surgiu da necessidade de padronização e com isso proporciona também mais segurança e facilidade no processo de transferências de dinheiro entre países que não têm o mesmo idioma. Para te ajudar a entender melhor, preparamos um material sobre o significado o como funciona o SWIFT. Confira:
 

SWIFT: o que é?

 
O SWIFT, ou BIC, é um código universal com de 8 a 11 caracteres que identificam a instituição bancária no processo de transferências internacionais.

As iniciais do SWIFT significam Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, já o termo BIC é uma sigla referente a Bank International Code.
 

Como funciona o código SWIFT/BIC?

 
Com o número de caracteres variando entre 8 e 11, a estrutura do código se subdivide em quatro partes para indicar os seguintes pontos: referência ao banco, ao país, à região e à filial.
 
Confira o exemplo abaixo:
 
WWWW XX YY ZZZ
 
WWWW – Faz referência à instituição bancária e deve ser preenchido com letras. No caso do Banco Confidence, por exemplo ele deveria ser preenchido com o código BKCO (BK, do inglês Bank + CO, de COnfidence).

XX – Referente ao código do país, também deve ser preenchido só com letras. No caso de uma operações do Brasil para o exterior o código é BR.

YYIdentifica a região a qual o banco pertence, e ter pode letras e caracteres. No caso do Banco Confidence seria – SP – que indica a cidade São Paulo.

ZZZ – A última parte do código indica o número da agência bancária. Para o caso de bancos com uma única unidade bancária não é necessário inserir os números. Esse é o caso Banco Confidence, o código é encerrado sem a necessidade do número: BKCOBRSP
 
 
Você pode pesquisar os códigos SWIFT ou BIC de uma agência bancária diretamente no site da SWIFT, neste link (em inglês).

Vai fazer uma remessa internacional e precisa de ajuda? Faça sua operação aqui na Confidence, nossos especialistas podem te ajudar a entender melhor os procedimentos e prazos dessa operação de câmbio.
 
Também disponibilizamos o serviço de Remessas Internacionais via APP e Loja Online, rápido e seguro, em cinco passos você pode realiza a operação. Confira aqui o post que ensinamos o processo. 
 
Até a próxima. 🙂

#enviodedinheiro #remessaonline #remessasinternacionais #swfit
As mais lidas

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios

Categorias



Simulador de Câmbio

Carregando...

Escolher Moeda
  • Escolha uma das moedas abaixo:

Quero saber mais

Conecte-se a nós

Tags