5 dicas de planejamento financeiro em recessões

Curiosidades
Cinco dicas para planejamento financeiro
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 6/04/2020

Saber se preparar para imprevistos e eventualidades é importante em qualquer momento da vida, mas é ainda mais necessário em períodos de crise. Ter um planejamento financeiro, controlar gastos, saber o que fazer agora e o que deixar para depois, pode ser o segredo para você passar por estes dias de exceção sem prejuízos, permitindo que sua vida volte à normalidade sem maiores turbulências.

Foi pensando em te ajudar com sua saúde financeira, que reunimos estas 5 dicas para que você possa superar este momento com tranquilidade e sem dores de cabeça. Confira:

1 – Ter seus objetivos financeiros claros

Para organizar seu planejamento financeiro pessoal de forma adequada, é necessário que você saiba muito claramente quais são seus objetivos. Não é porque estamos em época de crise que você precisará desistir dos seus sonhos, mas é mais importante que nunca tomar cuidado para não desperdiçar dinheiro com gastos desnecessários para o momento.

Quer comprar uma casa própria? Um carro? Realizar um intercâmbio? Organize suas finanças de acordo com a quantidade de dinheiro que precisa reservar, investir ou ainda ganhar, para que imprevistos não impeçam que você possa realizar este desejo lá na frente.

2 – Anotar todos os seus gastos

Esta dica parece simples, mas é muito comum no dia a dia esquecermos de realizá-la. Muitas vezes subestimamos a importância de anotarmos tudo com o que gastamos nosso dinheiro, e isso pode ter um impacto relevante em nossa finança pessoal.

Desde uma pequena compra no mercado até um simples delivery de comida em casa, é importante ter registro próprio de cada vez que compramos algo, mesmo que pareça pouco dinheiro. Assim, no fim do mês, esses pequenos gastos podem somar uma quantia que atrapalhe seus planos de conquistar algo maior com o seu dinheiro, como destacamos na dica anterior.

3 – Guarde uma reserva de emergência

Pode não ser fácil, mas conseguir reservar dinheiro para emergências pode ser a chave para você tirar de letra um momento desafiador. Com você já anotando tudo com o que gasta o dinheiro, ao seguir nossa dica número 2, será possível visualizar de forma mais clara para onde está indo seu dinheiro, o que pode cortar e o que não é possível. A partir disso, ficará mais simples calcular o quanto tem disponível para guardar por mês, fazendo assim sua reserva emergencial.

Como diz o ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Portanto, ter um dinheiro guardado para momentos como o que passamos atualmente, pode fazer bem não só à sua saúde financeira, mas também à sua saúde mental, evitando um estresse daqueles.

4 – Evite criar dívidas

Se tem algo de que você precisa fugir em épocas como esta, é de criar dívidas. Durante períodos como estes, os juros costumam estar muito altos, fazendo com que ao contrair dívidas, você pague muito mais por produtos ou serviços que poderiam ser bem mais em conta.

Evite realizar empréstimos, fazer compras parceladas ou qualquer forma de gastos que possam comprometer suas finanças a longo prazo. Com o planejamento certo, é possível conseguir realizar seus pagamentos à vista, permitindo maior negociação do valor final, além de manter juros e endividamentos desnecessários longe do seu dinheiro. 😊

5 – Utilize o App da Travelex Confidence para ajudar a controlar suas finanças!

Neste processo de organizar melhor sua saúde financeira, existem diversos aplicativos que servem de apoio para registrar gastos, realizar operações e ter um controle maior sobre seu dinheiro, e um deles é o aplicativo da Travelex Confidence.

Com ele, você tem em mãos todas as ferramentas necessárias para gerenciar atividades e operações de cartão pré-pago internacional, acompanhar a cotação de moedas estrangeiras e realizar transferências internacionais, com toda a facilidade que a maior empresa de câmbio do mundo proporciona a você, a apenas um clique de distância.

Faça o download na sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) e tenha um controle ainda mais ágil sobre suas operações financeiras no exterior, contando com mais uma ferramenta para te auxiliar no planejamento financeiro pessoal durante este momento pelo qual passamos.

Para sua maior comodidade, cadastre-se em nosso Alerta de Câmbio e receba em seu e-mail quando a moeda estrangeira de sua escolha atingir a melhor cotação.

Em caso de dúvidas, conte com as melhores soluções em câmbio na Travelex Confidence. Se preferir, entre em contato com nossos especialistas. Eles estão à disposição para ajudar e descomplicar as suas operações de câmbio!

Telefones: 4004-5700 | 0800 400 0800
WhatsApp: 4004-5700

Bom planejameto e até a próxima!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil