Saiba planejar seu intercâmbio: gastos, custos e mais!

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
planejar intercâmbio

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 2 Mar

A oportunidade de realizar um intercâmbio faz brilhar os olhos de muitos brasileiros. E, se você também tem interesse em embarcar nessa experiência, saiba que é necessário se programar com bastante antecedência.

Além de definir o objetivo e destino da viagem, é preciso fazer a estimativa dos gastos e, principalmente, a elaboração de um plano financeiro. Neste artigo, você vai descobrir como planejar seu intercâmbio e entender o que precisa ser feito a fim de viabilizar essa vivência. Confira!

Defina o objetivo e o destino do intercâmbio

Apesar de trazer benefícios para a vida pessoal e profissional dos viajantes, a enorme gama de países a serem considerados para realização do intercâmbio torna a missão de escolher um destino um tanto quanto complexa.

Por isso, o primeiro passo na jornada de planejar o intercâmbio é decidir para que você usará o seu tempo fora do país. Atualmente, existem várias alternativas, entre elas:

  • aprendizado de um idioma;
  • realização de cursos preparatórios para exames;
  • especialização profissional; 
  • work and travel;
  • trainee;
  • graduação;
  • voluntariado.

Uma vez definido o propósito do seu intercâmbio, é hora de começar a pensar em seu destino. As duas decisões estão diretamente relacionadas e, sem dúvida, o orçamento disponível impacta na escolha. Nesse momento, é muito importante ter em mente fatores como o custo de vida, a moeda local e o valor do câmbio. 

Avalie também o valor que você pretende juntar até o dia da viagem. Se não conseguir poupar quantias maiores, pense em opções de intercâmbio que garantam a possibilidade de trabalhar. Diversos países como Irlanda, Canadá e Austrália, por exemplo, oferecem a possibilidade de os intercambistas conciliarem os estudos com um trabalho. 

Estime seu investimento 

Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de estimar os gastos envolvidos na sua viagem. Por exemplo, o custo de vida em grandes cidades é maior do que o custo de vida no interior — sem mencionar a diferença entre países. 

Separamos um checklist com algumas das principais despesas envolvidas neste processo. Veja! 

Documentação

Os documentos necessários para viajar pode variar de acordo com o seu destino e o tempo de permanência. O passaporte é imprescindível para países que não fazem parte do Mercosul e esse é um gasto que precisa ser considerado. Em alguns casos, também é necessário o visto de estudante ou de trabalho. 

No caso de intercâmbio nos Estados Unidos, por exemplo, para tirar os vistos de intercâmbio/estágio (J-1) ou de estudantes acadêmicos e vocacionais (F/M) é preciso pagar U$160, além da Taxa SEVIS — que custa U$220 para o visto J e U$350 para os tipos F e M. 

Curso

Caso você esteja planejando um intercâmbio para realização de cursos, lembre-se de que esse custo pode variar bastante dependendo do destino escolhido, da escola que você vai estudar e da modalidade de ensino. O pagamento é realizado na moeda do país de origem, portanto, esteja sempre atento ao valor do câmbio quando for efetuar os pagamentos.

Passagem aérea

A passagem aérea, valor indispensável no planejamento, também deve ser pesquisada com cuidado e antecedência. Então, fique de olho em promoções e acompanhe com frequência os sites de viagens.

Seguro viagem

É comum que as pessoas se espantem com a obrigatoriedade do seguro viagem para alguns países. Entretanto, a contratação desse serviço é fundamental, mesmo quando não é exigida na imigração ou emissão do visto, para garantir sua proteção frente a imprevistos.

Hospedagem

Algumas opções são as acomodações familiares, residência estudantil ou até mesmo alugar um apartamento. Cada uma delas terá um impacto diferente no seu orçamento. Uma prática comum é fechar um pacote com apenas algumas semanas de estadia definidas para, durante o intercâmbio, procurar outras opções que façam mais sentido diante da sua realidade. 

Dia a dia

Além desses gastos, é importante considerar também o preço do transporte na cidade que você vai morar, a média de despesas com alimentação e lazer, além de, é claro, alguma reserva para eventuais emergências. 

Inicie um planejamento financeiro pessoal

Agora que você já sabe quais serão os principais gastos envolvidos na viagem, é hora de começar a se planejar. Montar uma planilha com as despesas que você possivelmente terá pode ser muito útil para se organizar. Outra dica interessante é utilizar um conversor de moedas para entender qual a diferença de câmbio do Brasil para os demais países.

Depois, é preciso partir para a ação!

Adquira um cartão pré-pago

Uma vez feita a estimativa dos gastos, fica mais fácil mensurar a quantidade necessária de dinheiro para viver no país de destino. Apesar disso, por se tratar de uma viagem longa, é mais seguro levar a sua quantia em formas diferentes. Uma ótima alternativa, nesse sentido, é adquirir um cartão pré-pago internacional. 

Com ele, você poderá carregar a quantia necessária já na moeda desejada, sem se preocupar com as variações de câmbio, taxas extras e a falta de controle que pode ser gerada pelo uso do cartão de crédito.

O cartão pré-pago internacional Cash Passport da Travelex Confidence, por exemplo, aceita até seis tipos de moedas estrangeiras ao mesmo tempo e conta com tecnologia contactless, que permite a realização de pagamentos apenas aproximando o cartão das maquininhas dos estabelecimentos. Ele pode ser carregado, tanto no Brasil quanto no país de destino, por meio da Loja Online ou aplicativo da Confidence Câmbio. Além disso, pode ser utilizado nas cidades abaixo para pagar o transporte público:

  • República Tcheca, Praga: trem;
  • Inglaterra, Londres: metrô;
  • Itália, Milão: metrô;
  • Singapura, Singapura: transporte público geral;
  • Canadá, Vancouver: ônibus, balsa, trem;
  • Eua, Nova York: metrô;
  • Austrália, Sydney: transporte público geral;
  • Colômbia, Bogotá: ônibus;
  • Estônia, Tallinn: ônibus.

Uma mão na roda, não é mesmo?

Compre moedas com antecedência

As variações cambiais são frequentes e você poderá, ocasionalmente, ser pego de surpresa se não se planejar devidamente. Guarde esta dica: não deixe para comprar a moeda na última hora!

Uma ótima prática para quem vai fazer intercâmbio é comprar a moeda estrangeira aos poucos, acompanhando sempre as cotações. Você pode ativar um Alerta de Câmbio, que te notificará sempre que a cotação da moeda de seu interesse baixar.

Outra ferramenta muito útil neste processo é o Câmbio Programado, um meio inteligente de se planejar financeiramente e adquirir a moeda desejada. Por meio desse serviço, você poderá agendar a compra de dólar ou euro, de forma segura durante um prazo determinado por você.

Ele garante a possibilidade de planejar o valor necessário para a viagem na moeda do país de destino e evita possíveis sustos com a imprevisibilidade da cotação. A operação tem custo fixo, a PTAX cobrada é do fechamento do dia anterior e a cotação é travada no momento da geração do boleto mensal.

Viu como planejar o intercâmbio pode fazer toda a diferença para o seu bolso? Com um pouco de pesquisa e as ferramentas certas, é possível otimizar — e muito — os gastos envolvidos na sua viagem.

Quer entender melhor sobre como funciona o Câmbio Programado? Acesse o site e conheça todos os detalhes

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

[lots_of_checkboxes]

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil