Por que fazer intercâmbio voluntário? Descubra as vantagens

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
intercâmbio voluntário

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 23 Oct

4 min de leituraVocê está buscando uma experiência no exterior, mas gostaria de fugir das opções tradicionais de viagem? Participar de um programa de intercâmbio voluntário pode ser uma excelente alternativa.
Já conhece esse tipo de intercâmbio? Neste artigo, vamos mostrar como ele funciona, seus principais custos e as grandes vantagens para intercambistas que se propõem a essa aventura. Para entender sobre o que estamos falando, é só continuar a leitura.

Como funciona o intercâmbio voluntário?

O intercâmbio voluntário conecta projetos sociais, ao redor do mundo, com pessoas dispostas a ajudar e fazer a diferença em alguma realidade específica.
As modalidades para esse intercâmbio são as mais diversas. O voluntário pode atuar em uma comunidade carente, com crianças órfãs, com idosos em um abrigo, cuidando de animais ou mesmo ajudando uma causa ambiental.
Também chamado de intercâmbio social, essa experiência é oferecida por instituições, ONGs ou agências especializadas no segmento. Plataformas colaborativas, como o Worldpackers, também servem de ligação entre projetos e voluntários.
Um dos programas mais conhecidos para voluntariado é o Voluntariado Global da AIESEC, uma instituição reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e presente em 125 países.
O objetivo desse e de outros programas similares é causar impacto positivo, por meio da atuação em um cenário de vulnerabilidade. Ao mesmo tempo que o intercambista desenvolve habilidades pessoais e intelectuais, além de vivenciar uma experiência única e transformadora.
Em geral, é necessário pagar uma taxa para participar do programa, que custeará os valores de hospedagem e alimentação na residência de uma família local ou mesmo no próprio local do projeto.
Em muitos casos, o trabalho realizado ainda recebe uma remuneração, além do intercambista ter a liberdade de conhecer o local nos dias livres.

Quais custos levar em consideração para um intercâmbio voluntário?

A passagem de avião para o destino do intercâmbio é um dos custos de responsabilidade do intercambista. Esse, em geral, pode ser o maior valor a ser investido na experiência.
Fique calmo, ainda que o orçamento seja pequeno, é possível fazer esse tipo de intercâmbio. Ótimas alternativas são fazer pesquisas de custos e escolher um país mais próximo para atuar, como Peru, Argentina ou Colômbia.
Contratar um seguro viagem também é fundamental durante um intercâmbio, pois garante tranquilidade em casos de problemas de saúde, furtos ou extravio de bagagem.
Existem também, taxas cobradas pela agência de intercâmbio. Afinal, ela dará todo o suporte, conectando você ao projeto de atuação e garantindo que a sua experiência no exterior corra bem.
Lembre-se de separar recursos para gastos com passaporte e vistos. Muitas vezes, é preciso tomar vacinas especiais, que podem ter custos. Além disso, as compras que você fará no destino também são por sua conta.

Por que fazer um intercâmbio voluntário?

Agora que você entendeu as dinâmicas de um intercâmbio de trabalho voluntário, vamos falar sobre as principais razões para investir em uma experiência assim.
Você vai ver como essa modalidade de intercâmbio, além de mais barata, pode ser muito mais enriquecedora.

Ganhar resiliência e aprimorar habilidades

Diferentemente de uma viagem tradicional em que o objetivo é o lazer, o intercâmbio social vai exigir que você tenha algumas habilidades pessoais para lidar com situações desafiadoras, física e mentalmente.
Em muitos casos, os intercambistas podem lidar com pessoas em vulnerabilidade, que precisam de ajuda e acolhimento. É necessário estar pronto para oferecer esse suporte e mostrar afeto.
Essas experiências desenvolvem um traço pessoal muito importante: a resiliência, que é a capacidade de se adaptar a situações difíceis e superá-las com sucesso.
Ser resiliente não é útil apenas em um intercâmbio. Em diversos momentos da vida pessoal e profissional, essa qualidade é fundamental. Por isso, desenvolvê-la pode ser muito útil.
Além disso, o voluntariado desenvolve outras habilidades pessoais como empatia, proatividade, trabalho em equipe e liderança. Todas elas fazem a diferença no mercado de trabalho.

Fazer a diferença na vida de outras pessoas

É claro que, entre os principais motivos para fazer um intercâmbio voluntário está a ação social. Se dispor a ajudar pessoas é uma das melhores formas de investir seu tempo e recursos.
Ao redor do mundo, existem inúmeras realidades, muitas mais precárias que a nossa. Tomar conhecimento delas e poder fazer algo para transformá-las, com certeza, é valioso para qualquer pessoa.
O voluntariado é, também, uma via de mão dupla, proporcionando um enorme aprendizado e bagagem cultural para quem investe nesse tipo de experiência.

Se destacar no mercado de trabalho

Conquistar um espaço no mercado de trabalho tem se tornado um desafio para muitos profissionais. Pensando nisso, as vivências diferenciadas podem agregar ao seu trabalho.
Atualmente, cada vez mais empresas passam a buscar candidatos que tenham no currículo habilidades psicossociais, além das técnicas. Estudos mostram que cerca de 90% dos recrutadores acham as habilidades comportamentais são tão importantes quanto, ou até mais relevantes que competências técnicas.
O contato com culturas e idiomas estrangeiros também pesa positivamente, independente da área de atuação.

Contato diferenciado com novas culturas e lugares

Qualquer tipo de viagem internacional é extremamente vantajosa, pois proporciona o conhecimento de um ambiente e cultura completamente diferentes.
Com o intercâmbio voluntário não é diferente. Apesar de ir com o propósito de trabalhar, você vai conviver, de forma enriquecedora, com pessoas locais, além de ter dias livres para conhecer a cidade e os arredores.
Você vai poder passar semanas ou até meses em contato com outra língua, entender melhor, conhecer a culinária local, participar de eventos culturais e até entender a realidade da região escolhida.
Além disso, projetos de intercâmbio voluntário costumam receber pessoas de todas as partes do mundo. Por isso, a possibilidade de fazer amigos de outras nacionalidades é grande.
Gostou de descobrir mais sobre como funciona o intercâmbio voluntário e quais são os benefícios de participar de uma iniciativa como essa? Esperamos que este artigo seja útil em sua escolha por uma experiência internacional. Agora, é só escolher seu destino!
Queremos compartilhar com você outros conteúdos enriquecedores sobre viagens. Para recebê-los em seu e-mail, é só assinar nossa newsletter!

Compartilhe esse post.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil