Chat

Afinal, quais são os melhores países para se viver?

05 set 2019 1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas carregandoCarregando...

Você tem vontade de viver uma experiência de longo prazo fora do Brasil? Quem tem esse desejo precisa começar seu planejamento buscando os melhores países para se viver. Afinal, o objetivo de morar fora sempre envolve a procura por melhor qualidade de vida.

Neste artigo, vamos compartilhar com você os principais motivos para passar um tempo no exterior e quais destinos são os mais atrativos para compor sua lista de pesquisa. Quer descobrir quais países são os melhores para viver? Continue a leitura.

As razões para morar fora

Apesar de o Brasil ter inúmeras qualidades como belezas naturais, clima tropical e população acolhedora, alguns fatores podem te levar a considerar uma vida no exterior.

Entre os motivos escolhidos pelos brasileiros para viver fora, podemos encontrar:

  • busca de melhor qualidade de vida para si e para a família;
  • experiência profissional para enriquecer o currículo;
  • formação internacional, podendo ser uma graduação ou pós-graduação;
  • contato com outra língua, para aprendizado ou aperfeiçoamento;
  • conhecer outras culturas e pessoas.

Experiências assim são extremamente valiosas e podem ampliar a visão de uma pessoa em relação às oportunidades ao redor do mundo.

Quem deseja ter essa vivência e ainda não tem um destino certo pode começar seu planejamento buscando quais são os melhores países para se viver.

Mesmo que a maioria dos emigrantes brasileiros escolha os Estados Unidos como destino, você vai ver a seguir que a gama de países que oferece boas condições de vida aos seus habitantes vai muito além do solo americano.

Os melhores países para se viver

Saúde, segurança e educação são apenas alguns dos fatores que pesam na decisão de quem vai escolher um outro país para morar. Mas e se você soubesse quais lugares se destacam diante de todos os aspectos positivos da qualidade de vida?

O índice da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma excelente ferramenta para embasar sua pesquisa sobre melhores países para se viver. Ao avaliar 11 diferentes fatores para qualidade de vida e levantar dados ao redor de 140 países, a organização criou um ranking muito interessante.

No índice, são considerados os quesitos:

  • moradia;
  • renda;
  • empregos;
  • comunidade;
  • educação;
  • meio ambiente;
  • engajamento cívico;
  • saúde;
  • satisfação pessoal;
  • segurança;
  • relação vida/trabalho;

Quer descobrir quais lugares se destacaram e foram eleitos pela OCDE como melhores países para se viver? Confira a seguir nossa lista.

Noruega

A Noruega ocupa a primeira posição do ranking, com excelentes indicadores para todos os fatores que garantem uma qualidade de vida diferenciada. O país escandinavo é conhecido pela cultura viking e por suas montanhas e geleiras.

Mas não é só isso que torna a Noruega um dos melhores países para se viver. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da população é o maior do mundo segundo a ONU. O alto nível de alfabetização da população e de serviços públicos contribuem para esse cenário.

O país tem o norueguês como idioma oficial, quase 5 milhões de habitantes e governo de monarquia parlamentarista.

No mercado de trabalho, o equilíbrio entre homens e mulheres é um requisito nas empresas. As áreas de maior demanda são de informática, engenharia e enfermagem.

Austrália

A Austrália vem em segundo lugar em nossa lista. A vida ao ar livre, as belas paisagens e o clima mais similar ao nosso são alguns fatores que atraem brasileiros para o país. Segurança e educação também são aspectos que se destacam sobre a vida na ilha.

Um fator extremamente atraente para quem quer morar na Austrália, por um tempo ou de forma permanente, é a facilidade com a língua inglesa. Entre as opções para entrar no país, é possível buscar um emprego ou fazer um intercâmbio para aprender ou aperfeiçoar o idioma.

Por conta de seu extenso território, a ilha conta com diversos cenários, da praia à neve e das florestas ao deserto.

Islândia

A Islândia também é um excelente destino se você quer morar fora do Brasil. Isso porque o país é considerado o mais amigável do mundo para imigrantes, segundo um índice da Gallup.

A ilha no norte do globo tem 103.000 km², com paisagens incríveis e uma população de pouco mais de 300 mil habitantes, o que caberia facilmente dentro de uma cidade brasileira como Niterói (RJ). O idioma oficial é o islandês.

Sua alta qualidade de vida é influenciada pela renda média da população, igualdade social, cuidado com o meio ambiente, boas condições de saúde, segurança e educação.

Canadá

Não é preciso ir muito longe para conhecer um dos melhores países para se viver. O Canadá, no outro extremo do continente americano, tem atraído cada vez mais brasileiros por conta das oportunidades de emprego que oferece.

Além de ser considerado um excelente país para criar filhos, o Canadá tem o inglês como língua oficial, uma moeda com câmbio mais acessível em relação ao real e altos índices de bem-estar e segurança.

O país é grande em extensão, com quase 10 milhões de quilômetros quadrados. Por isso, as opções de grandes cidades para viver são muitas, como Vancouver, Toronto, Montreal e Ottawa.

Dinamarca

A Dinamarca já foi considerada o país mais feliz do mundo. Quer saber por quê? O país tem um IDH alto, bons salários e índices muito baixos de desigualdade social.

Uma vantagem é que a maioria da população tem o inglês como segunda língua, mesmo que o idioma oficial seja o dinamarquês. Isso acaba tornando mais fácil a adaptação no país.

Suíça

Ao falarmos da Suíça, logo pensamos nos alpes, na neve e no chocolate. O país também está cotado como um dos melhores países para se viver. A satisfação da população é alta em relação à vida no local. A variedade de empregos e a saúde com certeza influenciam nessa opinião.

A extensão territorial é de apenas 41 mil quilômetros quadrados, mas dentro do país são quatro os idiomas oficiais, sendo eles o francês, o alemão, o italiano e o romanche.

Países Baixos

A região mais conhecida como Holanda também é uma ótima opção para a vida fora do Brasil. Apesar do custo de vida alto, os salários do país compensam, ainda mais se integrados à excelente oferta de serviços públicos e aos belos locais para passear. O país tem 42.508 km² de área, onde são faladas as línguas neerlandesa, inglesa, papiamento e língua frísia.

Suécia

A Suécia, que tem 450.295 km² de extensão, é conhecida pela inovação e sustentabilidade. Esses e outros fatores contribuem para uma excelente qualidade de vida. Grande parte da população consegue se comunicar em inglês, mas para viver no país, aprender o sueco é importante. Além disso, o ensino superior é gratuito, o que se torna uma vantagem para fazer uma especialização por lá.

Gostou de conhecer alguns dos melhores países para se viver? Agora você pode pesquisar a fundo sobre cada um deles e entender quais opções mais te atraem para uma experiência de vida no exterior. Saiba estabelecer suas prioridades e entender como seria sua rotina em cada um desses lugares.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos interessantes como este, basta assinar nossa newsletter! Enviaremos periodicamente outros artigos sobre viagens e oportunidades ao redor do mundo.

As mais lidas
Você sabe a diferença entre Swift, BIC e IBAN? A gente explica
Quando vamos fazer transações internacionais, nos deparamos como alguns códigos importantes. Saiba o que é SWIFT, BIC e IBAN   Quando você ...
08 jun 2017 52 votos, média: 2,48 de 552 votos, média: 2,48 de 552 votos, média: 2,48 de 552 votos, média: 2,48 de 552 votos, média: 2,48 de 5
Como recarregar meu cartão pré-pago internacional?
O cartão pré-pago internacional é uma das maneiras mais seguras de se levar dinheiro para o exterior durante as suas viagens. Com ele você está ...
12 jun 2017 18 votos, média: 3,11 de 518 votos, média: 3,11 de 518 votos, média: 3,11 de 518 votos, média: 3,11 de 518 votos, média: 3,11 de 5
Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
O mercado cambial é um dos ativos mais importantes da economia. Acompanhar o preço do dólar e controlar o fluxo da moeda é um dos fatores que aju...
21 jul 2017 23 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 5
Dúvidas do cartão pré-pago para viagem internacional
Muitos clientes da Confidence Câmbio nos abordam com dúvidas sobre a aquisição e o uso do cartão pré-pago para viagem internacional Multi Moeda...
17 nov 2017 21 votos, média: 3,52 de 521 votos, média: 3,52 de 521 votos, média: 3,52 de 521 votos, média: 3,52 de 521 votos, média: 3,52 de 5
Dólar: você conhece essa moeda?
Viajar pelo mundo inclui, além de conhecer novas culturas, ter contato com a moeda estrangeira utilizada no outro país. É fundamental ter um pouco...
11 out 2017 11 votos, média: 4,18 de 511 votos, média: 4,18 de 511 votos, média: 4,18 de 511 votos, média: 4,18 de 511 votos, média: 4,18 de 5
Vou para Rússia
Não há como negar que a Rússia é um dos destinos turísticos mais comentados e procurados em 2018. A Copa do Mundo de Futebol é a grande respons...
19 abr 2018 3 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 5
Cartão pré-pago ou dinheiro vivo?
Programar uma viagem internacional envolve muitas pesquisas e tomadas de decisão. É preciso avaliar o destino, comprar passagens, reservar o hotel,...
14 jul 2017 16 votos, média: 3,25 de 516 votos, média: 3,25 de 516 votos, média: 3,25 de 516 votos, média: 3,25 de 516 votos, média: 3,25 de 5
O que é SWIFT?
Para realizar operações de transferências internacionais é preciso informar o código SWIFT – também conhecido como BIC. A princípio ele pode...
27 mar 2018 63 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 5
Intercâmbio em espanhol
Uma das melhores maneiras de aprender um novo idioma é fazer uma imersão completa em um país que tem como língua nativa o idioma de seu interesse...
22 set 2017 58 votos, média: 1,55 de 558 votos, média: 1,55 de 558 votos, média: 1,55 de 558 votos, média: 1,55 de 558 votos, média: 1,55 de 5

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios

Categorias

Conecte-se a nós

Tags