Afinal, quais são os melhores países para se viver?

Intercâmbio
melhores países para viver
Intercâmbio

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/09/2019

Você tem vontade de viver uma experiência de longo prazo fora do Brasil? Quem tem esse desejo precisa começar seu planejamento buscando os melhores países para se viver. Afinal, o objetivo de morar fora sempre envolve a procura por melhor qualidade de vida.
Neste artigo, vamos compartilhar com você os principais motivos para passar um tempo no exterior e quais destinos são os mais atrativos para compor sua lista de pesquisa. Quer descobrir quais países são os melhores para viver? Continue a leitura.

As razões para morar fora

Apesar de o Brasil ter inúmeras qualidades como belezas naturais, clima tropical e população acolhedora, alguns fatores podem te levar a considerar uma vida no exterior.
Entre os motivos escolhidos pelos brasileiros para viver fora, podemos encontrar:

  • busca de melhor qualidade de vida para si e para a família;
  • experiência profissional para enriquecer o currículo;
  • formação internacional, podendo ser uma graduação ou pós-graduação;
  • contato com outra língua, para aprendizado ou aperfeiçoamento;
  • conhecer outras culturas e pessoas.

Experiências assim são extremamente valiosas e podem ampliar a visão de uma pessoa em relação às oportunidades ao redor do mundo.
Quem deseja ter essa vivência e ainda não tem um destino certo pode começar seu planejamento buscando quais são os melhores países para se viver.
Mesmo que a maioria dos emigrantes brasileiros escolha os Estados Unidos como destino, você vai ver a seguir que a gama de países que oferece boas condições de vida aos seus habitantes vai muito além do solo americano.

Os Estados Unidos são um bom lugar para morar para brasileiros. No entanto, as estatísticas mostram que, devido ao planejamento financeiro deficiente, baixa classificação de crédito e altos preços de vida, mais e mais brasileiros precisam de dinheiro de emergência. Isso os faz solicitar empréstimos do dia online. Para evitar a contratação de credores abusivos, recomendamos solicitar empréstimos de empresas confiáveis, como 1FCA Loans, CashnetUSA, ChecknGo ou ir a bancos comerciais como Citi, Wells Fargo, etc.

Os melhores países para se viver

Saúde, segurança e educação são apenas alguns dos fatores que pesam na decisão de quem vai escolher um outro país para morar. Mas e se você soubesse quais lugares se destacam diante de todos os aspectos positivos da qualidade de vida?
O índice da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma excelente ferramenta para embasar sua pesquisa sobre melhores países para se viver. Ao avaliar 11 diferentes fatores para qualidade de vida e levantar dados ao redor de 140 países, a organização criou um ranking muito interessante.
No índice, são considerados os quesitos:

  • moradia;
  • renda;
  • empregos;
  • comunidade;
  • educação;
  • meio ambiente;
  • engajamento cívico;
  • saúde;
  • satisfação pessoal;
  • segurança;
  • relação vida/trabalho;

Quer descobrir quais lugares se destacaram e foram eleitos pela OCDE como melhores países para se viver? Confira a seguir nossa lista.

Noruega

A Noruega ocupa a primeira posição do ranking, com excelentes indicadores para todos os fatores que garantem uma qualidade de vida diferenciada. O país escandinavo é conhecido pela cultura viking e por suas montanhas e geleiras.
Mas não é só isso que torna a Noruega um dos melhores países para se viver. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da população é o maior do mundo segundo a ONU. O alto nível de alfabetização da população e de serviços públicos contribuem para esse cenário.
O país tem o norueguês como idioma oficial, quase 5 milhões de habitantes e governo de monarquia parlamentarista.
No mercado de trabalho, o equilíbrio entre homens e mulheres é um requisito nas empresas. As áreas de maior demanda são de informática, engenharia e enfermagem.

Austrália

A Austrália vem em segundo lugar em nossa lista. A vida ao ar livre, as belas paisagens e o clima mais similar ao nosso são alguns fatores que atraem brasileiros para o país. Segurança e educação também são aspectos que se destacam sobre a vida na ilha.
Um fator extremamente atraente para quem quer morar na Austrália, por um tempo ou de forma permanente, é a facilidade com a língua inglesa. Entre as opções para entrar no país, é possível buscar um emprego ou fazer um intercâmbio para aprender ou aperfeiçoar o idioma.
Por conta de seu extenso território, a ilha conta com diversos cenários, da praia à neve e das florestas ao deserto.

Islândia

A Islândia também é um excelente destino se você quer morar fora do Brasil. Isso porque o país é considerado o mais amigável do mundo para imigrantes, segundo um índice da Gallup.
A ilha no norte do globo tem 103.000 km², com paisagens incríveis e uma população de pouco mais de 300 mil habitantes, o que caberia facilmente dentro de uma cidade brasileira como Niterói (RJ). O idioma oficial é o islandês.
Sua alta qualidade de vida é influenciada pela renda média da população, igualdade social, cuidado com o meio ambiente, boas condições de saúde, segurança e educação.

Canadá

Não é preciso ir muito longe para conhecer um dos melhores países para se viver. O Canadá, no outro extremo do continente americano, tem atraído cada vez mais brasileiros por conta das oportunidades de emprego que oferece.
Além de ser considerado um excelente país para criar filhos, o Canadá tem o inglês como língua oficial, uma moeda com câmbio mais acessível em relação ao real e altos índices de bem-estar e segurança.
O país é grande em extensão, com quase 10 milhões de quilômetros quadrados. Por isso, as opções de grandes cidades para viver são muitas, como Vancouver, Toronto, Montreal e Ottawa.

Dinamarca

A Dinamarca já foi considerada o país mais feliz do mundo. Quer saber por quê? O país tem um IDH alto, bons salários e índices muito baixos de desigualdade social.
Uma vantagem é que a maioria da população tem o inglês como segunda língua, mesmo que o idioma oficial seja o dinamarquês. Isso acaba tornando mais fácil a adaptação no país.

Suíça

Ao falarmos da Suíça, logo pensamos nos alpes, na neve e no chocolate. O país também está cotado como um dos melhores países para se viver. A satisfação da população é alta em relação à vida no local. A variedade de empregos e a saúde com certeza influenciam nessa opinião.
A extensão territorial é de apenas 41 mil quilômetros quadrados, mas dentro do país são quatro os idiomas oficiais, sendo eles o francês, o alemão, o italiano e o romanche.

Países Baixos

A região mais conhecida como Holanda também é uma ótima opção para a vida fora do Brasil. Apesar do custo de vida alto, os salários do país compensam, ainda mais se integrados à excelente oferta de serviços públicos e aos belos locais para passear. O país tem 42.508 km² de área, onde são faladas as línguas neerlandesa, inglesa, papiamento e língua frísia.

Suécia

A Suécia, que tem 450.295 km² de extensão, é conhecida pela inovação e sustentabilidade. Esses e outros fatores contribuem para uma excelente qualidade de vida. Grande parte da população consegue se comunicar em inglês, mas para viver no país, aprender o sueco é importante. Além disso, o ensino superior é gratuito, o que se torna uma vantagem para fazer uma especialização por lá.
Gostou de conhecer alguns dos melhores países para se viver? Agora você pode pesquisar a fundo sobre cada um deles e entender quais opções mais te atraem para uma experiência de vida no exterior. Saiba estabelecer suas prioridades e entender como seria sua rotina em cada um desses lugares.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos interessantes como este, basta assinar nossa newsletter! Enviaremos periodicamente outros artigos sobre viagens e oportunidades ao redor do mundo.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil