8 Curiosidades sobre Passaportes pelo Mundo

Curiosidades
Curiosidades sobre passaporte - desktop
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/09/2021

Já reparou como o passaporte é um documento valioso? Ele representa sua nacionalidade e abre as portas de muitos países para que você explore o mundo, conheça novas culturas e pessoas, experimente sabores diferentes…

Ultimamente, muito tem se falado sobre passaporte da vacina ou passaporte da imunidade, inclusive você já deve ter lido sobre o tema por aqui. Enfim, hoje reunimos algumas curiosidades sobre o documento em si, como se fosse a sua identidade reconhecida internacionalmente, para uns minutinhos de conhecimento!

1. O primeiro passaporte estava na… Bíblia!

Esses documentos, nos velhos tempos, eram pedidos de um rei a outro solicitando passagem segura para que um indivíduo viajasse para um território estrangeiro. No livro de Neemias da Bíblia, o rei Artaxerxes I, da Pérsia, deu uma carta a um Neemias oficial concedendo-lhe a permissão em suas viagens pela Judeia. Neemias, então, se tornou o primeiro portador de passaporte do mundo.

2. O passaporte da China carrega segredos!

Cada página do documento oficial é decorada com imagens de atrações turísticas chinesas famosas. Mas, só é possível vê-las sob luz ultravioleta.

3. Fotografias para passaportes só foram exigidas após a Primeira Guerra Mundial

Os primeiros passaportes não tinham fotos. A identificação mais apurada só começou a ser exigida após o início da Primeira Guerra Mundial – depois que um espião alemão entrou na Grã-Bretanha com um passaporte americano falso.

4. O documento da Nicarágua é o mais difícil de ser falsificado

Pois é: o passaporte da Nicarágua possui 89 recursos de segurança, incluindo códigos de barra bidimensionais, hologramas e marcas d’água. Por isso, é beeeeeem difícil tentar reproduzi-lo.

5. O Vaticano não tem controle de imigração

Você já deve ter ouvido falar que o Vaticano é o menor país do mundo: um enclave murado localizado em Roma, na Itália. No entanto, mesmo sendo uma unidade federativa independente, não tem controle de passaportes por lá. Se você pode entrar na Itália, a autorização se estende ao Vaticano. Apesar disso, o documento é emitido localmente. O Papa, entre outras honras, carrega o “Passaporte nº 1”.

6. A Rainha do Reino Unido não tem passaporte

Como a Rainha é a autoridade que, em tese, concede permissão a todos os passaportes do Reino Unido, ela não precisa do documento para viajar ao exterior. Isso não se aplica ao restante da Família Real, que tem passaporte.

7. A aurora boreal está escondida em passaportes escandinavos

Não é só o documento chinês que revela segredos ao ser iluminado com luz ultravioleta. O passaporte escandinavo evidencia a aurora boreal refletida no papel. Uau!

8. O documento brasileiro é o 19° no mundo em acessos sem necessidade de visto.

De acordo com dados da Henley Passport Index, que publica um relatório periodicamente, o documento brasileiro permite acesso a 170 países – Singapura, Rússia, Espanha e México são só alguns deles. Por outro lado, 56 destinos exigem a obtenção de um visto exclusivo de entrada, caso de Estados Unidos, Austrália, entre outros.

Seus documentos estão ok? Da família também? Então, que tal começar a planejar a sua próxima viagem internacional com a Travelex Confidence? Aqui, você encontra o maior portfólio de câmbio do mercado e a consultoria especializada de que precisa! 😉

Fontes: Correio do Povo, cgtn.com, UOL

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil