Passaporte da imunidade: Ilha da Madeira é primeira região a aceitar visitantes imunizados com qualquer vacina

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
Ilha da Madeira - desktop

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5 Jul 21

A Ilha da Madeira, região autônoma de Portugal, é o primeiro território do país a permitir a entrada de viajantes imunizados com qualquer tipo de vacina, mesmo aquelas não aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA).

Importante: As vacinas aprovadas pela EMA são:Pfizer/ BioNTech, Moderna, Janssen e AstraZeneca.

Esta não é a primeira vez em que a região aplica medidas diferentes das aplicadas no continente. No arquipélago, o uso de máscaras é obrigatório para crianças a partir de seis anos, enquanto em Portugal, a idade mínima é 10 anos. Além disso, os imunizantes serão aplicados em cidadãos a partir de 12 anos.

O arquipélogo é tido como um ótimo exemplo no combate ao coronavírus. Seu governo agiu com rapidez e conseguiu controlar a disseminação do vírus em seu território. Antes da criação do passaporte da imunidade, entravam na região passageiros que apresentassem um teste negativo para para a Covid-19, realizado em até 72 horas antes do embarque. No entanto, o governo também oferece o exame gratuitamente àqueles que não portarem o resultado.

O que é o passaporte da imunidade?

A CoronaVac, por exemplo, aplicada em massa no Brasil e aprovada pela OMS apenas para uso emergencial, não foi tem o aval da EMA para uso. Além disso, no dia 1º de julho, a União Europeia (UE) oficializou a implementação do passaporte da imunidade, documento que permite aos residentes imunizados do bloco circularem livremente pelos países-membros. O certificado retira ainda a exigência de medidas sanitárias como testes e quarentena.

A princípio, o documento é válido apenas para os 27 países membro da UE, no entanto, as autoridades afirmaram que podem avaliar os certificados emitidos por outros territórios, desde que estejam em conformidade com as normas locais.

Leia o comunicado na íntegra

Além das vacinas aprovadas pela EMA, o governo da Madeira aceita ainda: Covaxin, Sputnik V, Epivaccorona e Soberana. No entanto, Portugal, os demais integrantes da UE, Islândia, Lietchtenstein, Noruega e Suíça aceitam apenas as vacinas aprovadas pela EMA.

Importante: as viagens de turismo com origem no Brasil seguem proibidas. Estão aptos a entrar no país apenas brasileiros com visto de residência português ou europeu, dupla cidadania ou àqueles que se encaixam nas regras específicas de viagens essenciais especificadas neste período de pandemia.

Conheça um pouco mais sobre a Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira tem esse nome, pois é a principal ilha do Arquipélago da Madeira, localizado no Oceano Atlântico, que conta também com a Ilha de Porto Santo e de diversas ilhas e ilhotas divididas em dois grupos: Selvagens e Desertas.

Dos cerca de 270 mil habitantes, 100 mil moram na capital da Ilha da Madeira, cidade do Funchal.

Curiosidade I: em 2017, o aeroporto local, no centro de Funchal, recebeu o nome de Cristiano Ronaldo, famoso jogador de futebol nascido na cidade.

De origem vulcânica, a ilha tem clima ameno e a temperatura das águas do mar é agradável, mas também é possível sentir aquele friozinho gostoso, já que a temperatura média das montanhas da ilha gira em torno de 9°C. Se você já começou a fazer planos e quer evitar aglomeração, a primavera é tida como a baixa temporada para os turistas.

Além dos passeios para prestigiar a natureza local, a Ilha da Madeira também é bastante conhecida pela sua gastronomia. Vai dizer que nunca ouviu falar do famoso e premiado vinho Madeira?

Curiosidade II: apesar de ser em Portugal, se você olhar no mapa, a Ilha da Madeira fica mais perto da África. O litoral marroquino fica a cerca de 500 km, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 1.000 km da ilha.

Ilha da Madeira

Por lá, é fácil se deslocar de um lado a outro, seja a pé, de táxi, carro alugado ou transporte público. Além disso, também é possível encontrar diversas opções de hospedagem, para todos os públicos e bolsos. ;)

E então? Não perca tempo e comece agora mesmo o planejamento da sua viagem! Nós, da Travelex Confidence, podemos te ajudar a acompanhar a cotação do euro e com diversas outras soluções em câmbio.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil