Casa de câmbio: o que é e como funciona

Curiosidades
Casa de Câmbio
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 31/07/2020

O que é, o que é: ajuda você a comprar dólar (e euro, e libra…), a enviar dinheiro para o exterior e ainda tem um portfólio de produtos gigante para facilitar a sua vida em moeda estrangeira? Quem disse casa de câmbio ou corretora de câmbio se saiu bem – mas quem pensou em Travelex Confidence acertou em cheio! Ok, brincadeiras à parte, a pergunta que queremos responder neste texto é bem importante: você sabe, exatamente, o que é uma casa de câmbio e como ela cuida do seu dinheiro? E você já parou para analisar como escolher um estabelecimento confiável desse tipo?

Ajeite-se aí na cadeira, adicione este blog à lista de favoritos e role a página. Iremos tirar todas as suas dúvidas neste dossiê da casa de câmbio.

O que é uma casa de câmbio

Fato: turistas precisam ter dinheiro na moeda do país de destino para cobrir seus gastos. É de se presumir, então, que todo mundo recorra a uma casa de câmbio – ou corretora de câmbio – na hora de fazer viagens internacionais. Isso porque ela é a empresa responsável por viabilizar negócios de troca de moeda estrangeira entre pessoas físicas ou jurídicas e bancos.

As casas de câmbio, portanto, são instituições financeiras dedicadas a operações de dinheiro de diferentes países. Para assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda brasileira e promover um sistema financeiro sólido e eficiente, o Banco Central regulamenta as corretoras de câmbio no Brasil.

Abaixo, listamos alguns serviços e produtos que uma casa de câmbio pode oferecer:

  • Comprar e vender dólar em espécie em lojas físicas ou online
  • Comprar cartão pré-pago internacional
  • Transferências internacionais
  • Troca de cheques internacionais

De uma perspectiva de investimento, as casas de câmbio viabilizam uma das formas possíveis: a compra de moeda estrangeira em espécie, como o dólar. Por ser o correspondente monetário mais usado no mundo, o dólar é uma opção para fazer hedge cambial.

Como funciona uma casa de câmbio

Bem, você já sabe que uma casa de câmbio (ou corretora de câmbio) faz a intermediação entre cliente e os bancos em compras e vendas de moeda estrangeira. É importante ressaltar também que as empresas autorizadas pelo Banco Central a operar nesse mercado são estabelecimentos seguros para trocar dinheiro e contratar serviços.

De modo geral, as casas de câmbio funcionam em lojas físicas e online. Vamos usar a Travelex Confidence como exemplo: primeiro, você escolhe o canal de atendimento que preferir:

  • Acesse a Loja Online aqui. Pelo nosso site, você compra moeda estrangeira, abastece sua conta internacional, envia dinheiro ao exterior e muito mais, tudo isso sem sair de casa e com total segurança.
  • Baixe nosso App e tenha todas essas soluções na palma da sua mão! O pedido pode ser retirado em uma loja física da Travelex Confidence ou entregue em um endereço a sua escolha.¹
  • Fale com um especialista pelo WhatsAppOu ligue: 0800 400 0800. Nós temos um time de especialistas em câmbio disponíveis por telefone e WhatsApp para tirar suas dúvidas, recomendar produtos e te auxiliar durante toda a operação.
  • Encontre uma loja perto de você. A Travelex Confidence tem mais de 120 pontos distribuídos pelo Brasil.

Depois, é só prosseguir com a operação desejada.

¹Consulte a disponibilidade do serviço em sua região. Serviço sujeito à cobrança de taxa.

Limites e taxas aplicadas em casas de câmbio

Parece óbvio dizer que uma casa de câmbio só pode trabalhar com o mercado de câmbio. Se, eventualmente, uma pessoa desejar efetuar algum outro tipo de transação, terá de buscar um banco. Vale mencionar ainda que existe um limite para operações financeiras de envio ou recebimento de dinheiro do exterior: 300 mil dólares (ou o equivalente em outras moedas). A regra também é aplicada para operações de importação e exportação.

Apenas bancos – como o Travelex Bank – estão habilitados a fazer financiamentos a exportações e importações em moeda estrangeira, adiantamentos sobre contratos de câmbio e operações no mercado futuro de dólar em bolsa de valores.

O preço do dólar (ou de qualquer moeda estrangeira) praticado por casas de câmbio e bancos varia – inclusive, você sabe qual é a diferença entre dólar comercial e dólar turismo? –, por isso, acompanhar a cotação é de extrema importância. Tem mais: sobre qualquer operação, há a incidência de IOF.

Casa de câmbio online é confiável?

A tecnologia é uma aliada e tanto. Hoje, é possível comprar dólar, euro e outras moedas com apenas alguns cliques. Por meio de sites ou aplicativos de casas de câmbio, você faz a cotação da moeda e pode simular operações. Se fechar negócio, recebe o dinheiro em casa ou retira em uma loja física.

Independente se a sua compra de moeda estrangeira ou transferência internacional será feita online, por telefone ou em uma loja física, o mais importante é verificar se a casa de câmbio é registrada no Banco Central do Brasil. Ter essa segurança vale para qualquer operação (a compra e venda de moedas estrangeiras em espécie, cartão pré-pago internacional ou o envio e recebimento de dinheiro do exterior). A Travelex Confidence, por exemplo, é registrada no Banco Central do Brasil e opera no mercado de câmbio desde 1996 – e tem loja Online e app para realizar as suas operações de câmbio online com a segurança e confiabilidade que você merece.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil