Como se planejar para fazer um MBA fora do Brasil?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24 Mar 22

O investimento na vida profissional é um dos principais focos de quem sonha alto em construir uma brilhante carreira. Entre os diferentes caminhos a serem seguidos, muitas profissões encontram uma atividade em comum a ser exercida através da conquista de um bom cargo: a liderança. Por mais que pareça algo simples, assumir o comando e gerenciar com sucesso demandam muito conhecimento e preparação.

Pensando nisso, cursar um MBA é uma ótima forma de desenvolver o aprendizado para entrar no mundo dos executivos. Ah! E esse investimento pode ser ainda mais valioso caso seja feito em uma instituição de ensino renomada no exterior! Quer ficar por dentro de tudo sobre essa chance de alavancar a vida profissional? Então fique tranquilo, aqui tem o que você precisa saber!

Planejamento para o seu MBA fora do Brasil

Se dedicar a um Master in Business Comunication (MBA) fora do Brasil é um grande passo e, por isso, demanda muito planejamento! Este é um tipo de curso que pode contemplar diversas áreas, visando sempre formar pessoas que ocuparão cargos de liderança. Esse ponto pode fazer muitos olhos brilharem, já que, segundo a 54ª Pesquisa Salarial da Catho Educação, profissionais pós-graduados em cargos de liderança recebem 47,2% a mais.

 E não para por aí: há grande possibilidade de você se destacar no mercado de trabalho, aproveitar a vivência internacional, melhorar a fluência de um outro idioma e aumentar a sua rede de contatos. São muitos pontos positivos, o que pode causar euforia, mas é importante realizar um bom planejamento para assegurar que esse grande passo na carreira ocorra da melhor maneira possível.

Para escolher a instituição de ensino que mais combina com você e os seus anseios profissionais, é importante fazer uma lista de quais objetivos devem ser conquistados após a conclusão do curso, qual é a sua área de atuação e com qual tipo de dinâmica educacional você mais se identifica, por exemplo.

Além disso, a aprovação para o ingresso em um MBA no exterior pode variar bastante, mas é comum a demanda não apenas pelo currículo, como também por cartas de recomendação, testes de proficiência no idioma lecionado no curso, redações e até outros exames para avaliar o seu desempenho acadêmico.

Momento da escolha do MBA no exterior ideal

Escolher a instituição de ensino pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, listamos aqui as mais renomadas ao redor do mundo!

1. Yale MBA for Executives

Dea Borchi/Getty Images  MBA no exteriorLeia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/07/25-escolas-de-negocios-para-formacao-executiva/#foto4
Dea Borchi/Getty Images

O MBA da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, dura 22 meses e conta com um esquema híbrido de ensino, o que pode ser ainda mais favorável para quem quer aproveitar para explorar ainda mais a região. Neste programa, você pode optar por uma dessas três áreas: gerenciamento de ativos, saúde ou sustentabilidade. Outro ponto atrativo da Yale é que ela oferece uma semana de imersão em empresas ou escolas de outros países! Imagina só, estudar e ainda explorar outros destinos?

2. IMD Business School

IMD Bussiness School MBA no exterior
Reprodução/IMD

Essa opção de MBA fica em Laussane, na Suíça, e é ótima escolha para quem tem uma vida agitada! Há tanto a alternativa de ensino à distância, quanto híbrido. A duração pode variar entre 15 e 19 meses, abordando os fundamentos da liderança empresarial, com foco em solução de problemas.

3. ESMT Berlin

ESMT Berlin MBA no exterior
PictureAlliance/Getty Images

Para quem sonha em estudar na Alemanha, a ESMT pode ser uma opção incrível! Em esquema totalmente presencial, o MBA tem duração de 18 meses, com foco em habilidades de liderança, inovação e técnicas de análise. Além disso, dos 10 módulos do curso, três ocorrem em instituições parceiras no exterior.

4. Insead

Reprodução/Insead MBA no exterior

Com unidades na França, em Singapura e nos Emirados Árabes, a Insead oferece um MBA com duração que pode ser de 14 a 17 meses. O curso tem como objetivo principal trabalhar a globalização no ambiente de negócios, além de desenvolver estratégias para dominar a liderança.

Organização Financeira

Estudar no exterior demanda investimentos diferentes dos habituais. Por isso, nossa dica de amigo de hoje é organizar bem suas finanças para fazer um MBA fora do Brasil.

Após escolher a instituição de ensino onde você estudará, é válido pesquisar o custo de vida da região. Isso envolve não apenas o valor gasto com a moradia, mas também com a alimentação, locomoção e, claro, com o próprio curso.

Essas despesas podem surgir antes mesmo do curso começar e, por isso, é importante contar com soluções de pagamento que sejam práticas e seguras.

Aqui, na Travelex Confidence, você pode contar com transferências internacionais com a segurança de uma instituição registrada no Banco Central do Brasil. Ah, e pode ficar tranquilo! Aqui, não há muita espera e taxas abusivas, o tempo estimado de envio do seu dinheiro é de até um dia útil e a tarifa é fixa, de R$ 9,90 em nossos canais digitais (sendo que o primeiro envio é grátis).

Com muita facilidade e rapidez, as transferências podem ser realizadas através da loja online ou aplicativo (disponível para Android e IOS). E o melhor, você não precisa se preocupar com o limite do saldo do seu cartão de crédito ou então em levar todo o dinheiro em espécie quando embarcar para o destino!

Curtiu ficar por dentro de tudo sobre as opções de fazer um MBA fora do Brasil? Agora, corra para planejar seus estudos no exterior e alavancar a sua carreira! Ah! E lembre-se: a Travelex Confidence está sempre com você para oferecer as melhores soluções em câmbio! 100% digital, 100% pessoal.

Fontes: Forbes; Época; Exame; Estadão; Exame

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil