Conheça a Eslovênia, país que inspirou o nome de participante do BBB22

Curiosidades
Conheça a Eslovênia, país que inspirou o nome de participante do BBB22
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/02/2022

A Eslovênia ganhou uma inusitada visibilidade no Brasil: uma participante do reality show Big Brother Brasil 22, da TV Globo, chamou atenção por dividir o nome com o pequeno país da Europa Central. Passar despercebida nunca foi uma opção para a sister Eslovênia – seu pai queria batizá-la de Bósnia-Herzegovina, mas foi impedido pela esposa, mãe da moça. A homenagem à região da antiga Iugoslávia já rendeu uma bela torcida à participante. O perfil oficial da embaixada eslava no Brasil desejou boa sorte à “sister com o nome mais lindo”.

Ficou curioso para saber mais sobre a história do país Eslovênia?

Com apenas 20 mil km², a Eslovênia faz fronteira com a Itália, Áustria e Croácia e é considerada a porta de entrada para o Leste Europeu. Sua história é antiga e sua ocupação humana data de cerca de 250 mil anos. É o berço do mais antigo instrumento musical já encontrado: uma flauta, da época em que os Neandertais andavam pela terra.

O território já foi habitado por diversas etnias. Na Idade do Ferro, foi ocupada pelas tribos Ilíricas e Celtas até o séc. I a.C., quando foi tomada pelos romanos. Já nos sécs. V e VI d.C., sofreu invasão de tribos dos hunos e germânicas. Na história mais recente, o país fez parte da República Socialista Federal da Iugoslávia junto com a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte, Sérvia e Montenegro. Foi apenas em 1991 que a Eslovênia foi reconhecida pela União Europeia como um país independente.

O que conhecer na Eslovênia: atrações e pontos turísticos

Entre os Alpes e o Mediterrâneo, a Eslovênia tem um visual deslumbrante e experiências para vários gostos. Com atrações turísticas que incluem um castelo medieval em uma caverna, uma igreja no meio de um lago glacial, arquitetura barroca, praias quase italianas e até dragões, o país merece estar na sua lista de viagens. Veja alguns lugares imperdíveis para conhecer:

A Caverna de Postojna é um complexo subterrâneo de 24 km que passa por salões naturais de mais de 3 milhões de anos. Algumas curiosidades: apesar de ter sido oficialmente descoberta no século 17, existem pinturas que datam do ano de 1213. A iluminação elétrica chegou na caverna em 1884, antes mesmo do que na capital, Liubliana. Os salões eram usados para concertos por causa da boa acústica.

A menos de 10km de distância está o Castelo de Predjama. Erguida no período Renascentista, a construção fica na boca de uma caverna e à beira de um precipício de 123m. A caverna na parte de trás do Castelo reúne 14 km de passagens subterrâneas que teriam sido habitadas já no fim da Idade da Pedra.

Nos Alpes Julianos, o lago Bled é uma das paisagens mais bonitas da Eslovênia. Em seu centro fica a Igreja de Assunção, reconstruída várias vezes devido a terremotos. Ela pode ser acessada com barcos de madeira, chamados de Pletna, que comportam até 15 pessoas. Lá também fica um castelo do século 11, no topo de uma colina a 130m do lago e aos pés das montanhas alpinas Karavankas.

Qual é a moeda na Eslovênia?

A Eslovênia entrou para a União Europeia em 2004 e para a Zona Euro em 2007. Isso significa que a moeda oficial do país é o euro. Uma curiosidade é que as moedas euro possuem duas faces: uma comum a todos os países que a adotam e outra particular de cada Estado que, no caso da Eslovênia, homenageia a fauna, a flora e a cultura nacional.

Se você planeja visitar a Eslovênia, o mais recomendado é levar euros para a sua viagem. No entanto, cidades maiores como a capital Liubliana, podem ter ainda estabelecimentos que aceitam o dólar americano e a libra esterlina.

Onde comprar Euro mais barato e com segurança? Na Travelex Confidence!

Seja para viajar a trabalho ou aproveitar as férias na Eslovênia, a compra de euros é sempre um fator essencial para o orçamento. Uma boa cotação e as melhores taxas podem garantir uma experiência inesquecível – economizar, nessa hora, faz diferença! E nisso, a Travelex Confidence pode te ajudar! Monitore a cotação com o Alerta de Câmbio, compre em espécie mais barato e boa viagem!

Inclusive, recentemente a Travelex Confidence lançou mais uma facilidade para você. A partir de agora, você pode sacar seus euros em um caixa eletrônico de moeda estrangeira!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil