Moeda Libra Esterlina: saiba mais sobre o dinheiro do Reino Unido

Curiosidades
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/11/2020

Você conhece essa nota?

Aqui na Travelex Confidence você encontra mais de 20 tipos de moedas estrangeiras – dentre elas, a libra esterlina (£), que circula no Reino Unido e em territórios britânicos ultramarinos, como o arquipélago das Bermudas e as Ilhas Cayman. Como já fizemos com o dólar americano e o euro, o post a seguir mostra algumas curiosidades sobre a libra esterlina. Esperamos que, ao se familiarizar com a moeda, você possa viajar com mais segurança e tranquilidade, assim que for possível.

Libra esterlina: a moeda mais antiga do mundo em circulação

A história da libra esterlina remonta à Roma Antiga: a expressão libra pondo deriva do latim e está relacionada a “peso” e “equilíbrio”. Embora a moeda seja traduzida como libra para o português, no inglês restou apenas a segunda parte, que se tornou “pound”. Já a palavra “esterlina”, que também compõe o nome oficial “pounds sterling”, tem origem incerta e pode derivar do árabe, do francês ou do idioma normando.

As primeiras moedas de prata inglesas apareceram na segunda metade do século 8 e as notas começaram a circular depois do estabelecimento do Banco da Inglaterra, em 1694 – isso faz da libra esterlina a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo.

Outra característica que a aproxima da Roma Antiga é que, inicialmente, uma libra era dividida em 240 unidades (pence) e não em 100, como nos centavos de real, dólar e euro. O sistema decimal só foi estabelecido em 1971 – o que facilitou muito a vida de quem precisa converter a moeda!

Onde circula a libra esterlina

A libra esterlina é a moeda oficial do Reino Unido (que além da Inglaterra inclui Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales; a Irlanda adota o euro). Outros territórios britânicos ultramarinos também usam a libra. São eles: Anguilla, Bermudas, Geórgia do Sul, Gibraltar, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Ilhas Pitcairn, Ilhas Virgens Britânicas, Monte Serrat e Santa Helena.

Libra esterlina: conheça as notas e moedas

A libra esterlina possui quatro cédulas (£ 5, £ 10, £ 20 e £ 50); notas de £ 1 estão presentes apenas na Escócia e de £ 100, na Escócia e na Irlanda do Norte. São ainda nove moedas (pence: 1 p, 2 p, 5 p, 10 p, 20 p, 50 p, e libra: £ 1; £ 2 e £ 5).

IMAGENS EM: https://www.bankofengland.co.uk/banknotes/current-banknotes

£ 5

A Rainha Elizabeth II foi a primeira monarca a estampar uma nota de libra esterlina, em 1960. Desde então, ela aparece na frente de todas as cédulas. No verso estão retratadas personalidades importantes da história britânica. Na de menor valor está o icônico primeiro-ministro Winston Churchill (1874-1965).

£ 10

Desde 2017, a rainha “divide” a nota de £ 10 com a escritora Jane Austen (1775-1817).

£ 20

Quem estampa o verso da nota de £ 20 é o economista Adam Smith (1723-1790), um dos pais da economia moderna. A versão em polímero, lançada em 2020, retrata o pintor JMW Turner (1775-1851).

£ 50

O verso da nota de valor mais alto traz o industrial Matthew Boulton (1728-1809) e o engenheiro James Watt (1736-1819), inventores que revolucionaram as máquinas a vapor. Para 2021 foi anunciada uma versão com o matemático e cientista Alan Turing (1912-1954).

Mais curiosidades sobre a libra esterlina

– Troca de material

A partir de 2016, as cédulas passaram a ser fabricadas em polímero, um tipo de plástico com maior durabilidade e que dificulta falsificações. As notas de papel estão sendo substituídas gradualmente.

– Tamanho variável

Quanto maior o valor, maiores as dimensões das notas. Elas variam de 12,5cm x 6,5cm (£ 5) a 15,6cm x 8,5cm (£ 50).

– Mais segurança

Entre várias as características que garantem autenticidade está o holograma da coroa adesivado à cédula, em efeito 3D e que muda de cor quando a nota é inclinada.

– Célebre frase

I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat”, ou “Não tenho a oferecer a não ser sangue, sofrimento, lágrimas e suor”. Essa frase é estampada na nota de £ 5 logo abaixo da foto do autor, Winston Churchill. Ela foi dita em seu primeiro discurso como primeiro-ministro, em maio de 1940.

FONTES: Banco da Inglaterra, BBC, Super Interessante e Enciclopédia Britânica

Gostou de conhecer melhor as notas de libra esterlina? Saber mais sobre a moeda estrangeira também é uma forma de desbravar novas culturas. Quando precisar comprar libras esterlinas, conte com a Travelex Confidence. Com o conversor de moedas online, você sabe no mesmo instante o valor que irá pagar. Somos especialistas em câmbio e oferecemos praticidade e segurança para que você aproveite a sua viagem com toda a tranquilidade que merece.

Você também pode conferir a cotação da libra hoje direto com a gente!

Logo mais falaremos sobre outras moedas. Não perca nossos posts. :)

Até mais!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil