Conheça 5 museus de dinheiro pelo mundo

Curiosidades
Conheça 5 museus de dinheiro pelo mundo
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 4/02/2022

Para quem se interessa por história, entender sobre a evolução do dinheiro de um país pode se tornar destaque no roteiro de viagem.

Há diversos tipos de viajantes por aí: os que são atraídos por destinos pensados para explorar a natureza e conhecer paisagens de tirar o fôlego, quem viaja para curtir bares, restaurantes e a cena noturna de um novo local, os que procuram por atividades esportivas e cheias de adrenalina e aqueles que estão mesmo interessados em cultura, arte e história (nada te impede de ser todos eles, diga-se de passagem).

Mas se você é do tipo que não perde a oportunidade de visitar os mais diferentes museus e acervos históricos – no Brasil e no mundo –, uma opção menos óbvia é procurar por museus de dinheiro nos diferentes destinos que você pisar. Bastante interessante, o passeio geralmente traz um panorama sobre a criação e evolução do dinheiro em suas mais variadas formas, muitas vezes permitindo que o turista interaja com alguns de seus principais elementos.

Para incrementar o seu roteiro e te ajudar a planejar as próximas férias culturais, reunimos 5 ótimas opções de museus de dinheiro ao redor do globo. Boa viagem!

1. American Numismatic Association (ANA) Money Museum – Colorado Springs, Colorado, Estados Unidos

Parte da American Numismatic Association (ANA), organização fundada em 1891 com o objetivo de contribuir para os estudos das moedas através da educação, história e ciência, o ANA Money Museum está localizado na cidade de Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Com mais de 250 mil objetos, entre moedas e cédulas de diferentes tipos, o museu conta com exposições sobre o papel do dinheiro na história, arte, arqueologia e economia, encontradas em suas três principais galerias. Tours virtuais e atrações pensadas especialmente para o público infantil, para o qual as visitas são gratuitas, também estão na agenda do local.

Os ingressos variam de US$ 6 a US$ 8, e mais informações podem ser encontradas no próprio site da organização.

2. Bank of Canada Museum – Ottawa, Ontario, Canadá

Inaugurado nos anos 1980 como parte do Banco do Canadá, em Ottawa, o museu foi reformado e reaberto em 2017, em um prédio completamente novo e modernizado, e tem como principal objetivo fazer com que seus visitantes entendam mais (e melhor) sobre economia através de exposições interativas e divertidas.

Como as expectativas das pessoas afetam a saúde econômica de um país, como funciona a inflação e qual o papel do Banco do Canadá na sociedade são alguns dos temas explorados pelo museu, que mescla tecnologia multimídia com relíquias históricas.

Por conta do aumento dos casos de Covid-19, o museu encontra-se temporariamente fechado, mas a página oficial da instituição é atualizada periodicamente.

3. Museo Casa de la Moneda – Madri, Espanha

Considerado um dos museus de dinheiro mais importantes do mundo, o Museo Casa de la Moneda, em Madri, na Espanha, está localizado no terceiro piso da Casa da Moeda espanhola, e traz coleções de moedas, selos, bilhetes de loteria, formas de pagamento diversas usadas ao longo da história e, ainda, obras de arte.

Além da exposição permanente, o museu, originário do século XVIII, conta também com exposições temporárias, bem como atividades para crianças e concertos.

A Casa da Moeda espanhola se tornou destino turístico popular graças à série ‘La Casa de Papel’, da Netflix, na qual um grupo de ladrões se junta para roubar o dinheiro presente no edifício. Entretanto, o exterior do prédio que aparece no seriado não corresponde à Casa da Moeda original, mas sim ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Madri.

A entrada para o museu é gratuita, e mais informações podem ser encontradas aqui.

4. Museo de S.E. Casa de Moneda, Buenos Aires, Argentina

Localizado dentro do prédio da Casa da Moeda argentina, em Buenos Aires, o museu, que existe desde 1927 mas possui acervo datado de 1881, conta com uma sala de exposição permanente, criada para informar o público sobre os processos de fabricação de moedas, medalhas e cédulas, além de uma biblioteca especializada e arquivo histórico.

Gratuito, o museu da Casa da Moeda Argentina permite agendamento e visitas guiadas, e busca contar a história da instituição e seu papel social e econômico ao longo dos anos. Para saber mais, acesse o site oficial do museu.

5. Museu de Valores do Banco Central do Brasil, Brasília, Brasil

Inicialmente inaugurado em 1972 no Rio de Janeiro, o Museu de Valores do Banco Central do Brasil foi transferido para Brasília (junto com a sede do BC), e reinaugurado nos anos 1980.

No acervo da instituição, opção ideal para quem quer conhecer melhor sobre a nossa história econômica, são encontradas moedas, cédulas, barras de ouro, medalhas, papéis e peças monetários, além de exposições permanentes e temporárias.

O local abriga, ainda, uma coleção inteira de obras de arte datadas da época do Modernismo no Brasil, com pinturas, desenhos, gravuras e esculturas. Temporariamente fechado por conta da pandemia de Coronavírus, o museu permite um tour virtual em seu site oficial.

Agora, se você vai fazer uma viagem internacional e quer ajuda com a moeda estrangeira atual, a Travelex Confidence é o lugar ideal. Aqui, você encontra o maior portfólio de produtos e serviços em câmbio, desde mais de 25 moedas estrangeiras até seguro viagem, chip internacional e muito mais. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em câmbio e encontre a solução perfeita para a sua necessidade!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil