Curiosidades sobre o dinheiro, parte III: cartão

Curiosidades
Curiosidades sobre o dinheiro, parte III: cartão
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 4/01/2022

Mais prático e seguro, o cartão conquistou o coração de muita gente há algum tempo! Cabe no bolso, na carteira, não precisa de troco e pode ainda incluir outros benefícios. Já que ele faz parte da rotina de tanta gente, por que não conferir suas principais curiosidades?! Veja aqui e fique por dentro das informações mais interessantes sobre meio de pagamento, que é o favorito de muitos brasileiros.

            Muitas novidades já saíram de mentes norte-americanas, né?! O cartão de crédito foi uma delas! Ralph Schneider e Frank McNamara foram os criadores dele. Ainda em 1950, os donos da Diners Club inventaram o meio de pagamento que revolucionou o mercado e a forma como as pessoas lidam com suas finanças.

            No entanto, o serviço era um pouco diferente do que temos hoje. Ele funcionava como um cartão de recarga, ou seja, era necessário pagar totalmente ao fim de cada mês.

            Pouco depois, em 1958, a American Express Company lançou um cartão sem anuidade para utilização exclusiva em viagens, conhecido hoje como cartão pré-pago internacional.

Ah, ele também não era magnético ainda! Existiam máquinas que copiavam os cartões de crédito que, por meio de um sistema, realizava-se o processamento do pagamento. Só em 1969, a IBM se uniu à causa e desenvolveu os cartões magnéticos. Esses sim foram disponibilizados por todo o globo, ufa!

Uso do cartão no Brasil

A ideia foi tão boa que se espalhou pelo mundo todo, chegando ao Brasil em 1960, trazido pelo empresário Hanus Tauber. No entanto, só nos anos 2000 é que esta forma de pagamento se tornou uma das mais populares do País.

Para se ter ideia da sua popularidade, hoje, existem mais de 134 milhões de cartões de crédito e 167 milhões de débito emitidos no Brasil, segundo dados divulgados pelo Banco Central. É muito comum vermos pessoas com mais de um cartão na carteira, seja ele débito e crédito, só débito ou só crédito e até mesmo o pré-pago. Você, por exemplo, quantos cartões você tem?

Aqui, o meio é tão utilizado que chega a representar 29,9% dos gastos mensais dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no terceiro trimestre de 2021, somando os valores das compras feitas em cartões de crédito, débito e pré-paga, o Brasil chegou a acumular R$ 687,3 bilhões. É muito dinheiro em circulação por esse meio!

            Já que é tão popular, não há motivo para limitar, né? Já faz algum tempo que o uso de cartões supera barreiras geográficas, tornando-o internacional. Com ele, você pode fazer compras no Brasil e em diversos países ao redor do mundo, gerando ainda mais autonomia, independência e praticidade.

            Agora, se você não quer comprometer o limite do seu cartão de crédito, você pode contar com o cartão pré-pago da Travelex Confidence. Com o Cash Passport Mastercard Platinum, você fica livre da anuidade e se protege das variações cambiais, uma vez que é possível recarrega-lo sempre que a moeda de sua preferência estiver em queda.

      Nele, você ainda viaja com até seis moedas estrangeiras em um único cartão, são elas: dólares americano, australiano, canadense e neozelandês, euro e libra; e acompanha o saldo e o extrato de onde estiver pelo nosso aplicativo.

Dica de amigo: para acompanhar a oscilação da sua moeda estrangeira, crie um Alerta de Câmbio!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil